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BMW X3

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A liberdade ganha forma

BMW X3 é um SUV crossover compacto produzido pela montadora alemã BMW. Baseia-se na plataforma automóvel BMW Série 3 E46.

Na esteira de uma produção bem-sucedida e contínua do BMW X5, a BMW decidiu no início do milênio que queria competir com Land Rover Freelander e outros SUVs pequenos, assim como o X5 já havia feito tão bem em seus respectivos Aulas. Assim nasceu o X3 (conhecido internamente como E83).

O que assim surgiu foi um conceito revelado no Salão do Automóvel de Detroit em 2003. Apelidado de xActivity, a BMW apresentou ao público pela primeira vez como seria um SAV menor baseado em uma plataforma do Série 3.

O conceito não tinha janelas, na maior parte sem teto, e um interior futurista e elegante.

Apenas a forma básica do carro emergiria como o BMW X3.

Assim como a BMW usou muitas peças da caixa de peças E39 5 Series na fabricação do X5, o mesmo ocorreu no desenvolvimento do X3, em que os engenheiros da BMW reutilizaram peças da 3 Series. De fato, conjuntos completos de peças saíram diretamente do E46 330xi inalterados no X3 (por exemplo, suspensão traseira).

A empreiteira automotiva austríaca Magna Steyr de Graz, na Áustria, realizou trabalho de desenvolvimento adicional e foi contratada para fabricar todos os X3s de primeira geração.

Quando o BMW X3 estreou no final de 2003, a BMW anunciou que usaria um novo sistema de tração nas quatro rodas para alimentar ele e seu irmão maior – o X5 (renovado).

As duas coisas principais sobre o xDrive são, primeiro, ser uma das primeiras tecnologias usadas para intervir antes que o motorista percebesse que o carro poderia ser instável e, segundo, ser transparente (ou seja, desconhecido) para o motorista.

O exterior do BMW X3

Neste conjunto harmonioso, as linhas e as superfícies refletem uma dinâmica fascinante. Devido às suas proporções exatas, o novo BMW X3 exprime-se, mesmo quando está parado, como temperamental e desportivo.

Desde a frente vigorosa, passando pela elegante continuidade das linhas até à traseira marcante, o novo BMW X3 convence pela sua inconfundível linguagem de formas.

Os pára-choques pintados na cor do veículo acentuam o seu carácter dinâmico. A elevada posição dos bancos completa o resultado exclusivo neste automóvel.

O interior do novo BMW X3

Crômio, madeiras, pele – um pouco clássico e um pouco moderno e inovador. No novo BMW X3, condutor e passageiros estão rodeados por materiais de elevada qualidade e idealmente combinados entre si.

Cada detalhe, cada ponto e cada botão inserem-se de forma harmoniosa na arquitetura exata do seu espaçoso interior. Para experiências inesquecíveis, que conquistam o coração e a razão.

Espaço Interno

Quatro passageiros, duas bicicletas de montanha ou o equipamento de ski?

Tanto para o trabalho como para o lazer – um interior flexível para concretizar ideias de forma espontânea.

Com o seu banco traseiro rebatível, os excelentes suportes para bicicleta e a tampa traseira de grandes dimensões com um fundo de carga plano, o novo BMW X3 está aberto a qualquer experiência. A pedido, compartimentos de arrumação adicionais, redes de porta-bagagens e barras de fixação oferecem um conforto em viagem completo – mesmo quando as suas ideias exigem demais.

BMW X3
BMW X3

Os motores de seis cilindros em linha, a gasolina

Os motores de seis cilindros em linha conferem ao novo BMW X3 toda a sua força. Realces técnicos como o Vanos Duplo, a técnica de 4 válvulas e a Eletrônica Digital do Motor (DME) conferem-lhe consciência.

Assim, o novo BMW X3 xDrive2.5si acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,5 segundos, enquanto o xDrive3.0si necessita de 1,3 segundos menos. Quem achar que um veículo de tração às 4 multifacetado não consegue ser dinâmico, vai saber o que é andar rápido, a bordo de um BMW X3.

Consumo do combustível/Emissões de CO2

Consumo total de 7,7a 8,0 l/100 km Emissão CO2 de 238 a 248 g/km

Os motores de seis cilindros em linha, a diesel

Um argumento importante para o motor de seis cilindros, a diesel, é a sua fulminante transmissão – e outro argumento não menos convincente é a sua elevada eficiência. Em subidas ou em longos trajetos, o BMW xDrive3.0sd com turbo-carga de dois níveis desenvolve o seu total potencial de binário de 580 Nm. A inovadora tecnologia Common-Rail proporciona, também no xDrive3.0d, uma constante pressão de injeção de até 1.600 bar, o que possibilita uma combustão silenciosa e poupada, em todos os regimes de rotações.

Consumo do combustível/Emissões de CO2

Consumo total de 7,9 a 8,7 l/100 km Emissão CO2 de 210 a 232 g/km

O motor de quatro cilindros em linha, a gasolina

O ?primeiro? motor oferece a dinâmica já adquirida pela BMW ao xDrive2.0i. Com a sua potência de 110 kW (150 cv) consegue chegar a uma velocidade máxima de 198 km/h. A marca dos 100 km/h é atingida logo aos 11,5 segundos. O comando das válvulas Valvetronic proporciona um resposta espontânea e eficiente e graças ao Vanos Duplo, o motor convence através do binário impressionante e de uma propulsão potente.

Consumo do combustível/Emissões de CO2

Consumo total: 9,3 l/100 km Emissão CO2 223 g/km

O motor diesel de quarto cilindros no BMW X3 xDrive18d e xDrive20d

Existem muitos argumentos favoráveis aos motores diesel da BMW.

Particularmente convincente o novo modelo de entrada, o BMW X3 xDrive18d com 143 cv: a sua eficiência. A inovadora tecnologia Common-Rail viabiliza uma combustão eficiente e econômica, injetando o combustível a uma pressão de 1.600 bar. Tendo um consumo médio de apenas 6,2 litros necessários para percorrer 100 km. Tal como o BMW X3 xDrive20d e apesar do seu temperamento dinâmico, o motor do BMW X3 xDrive18d é silencioso e suave. Os motores diesel da BMW vêm equipados com filtro de partículas e cumprem as normas de emissões EU5.

Consumo do combustível/Emissões de CO2

Consumo combinado de 6,2 a 6,7 l/100 km Emissões de CO2 combinadas de 164 a 178 g/km

Comando digital do motor

A Eletrônica Digital do Motor (DME) e a Electrônica Digital Diesel (DDE) comandam e controlam todas as funções relevantes para o funcionamento do motor.

Estas funções são captadas e avaliadas através de sensores. São medidos parâmetros como as rotações do motor, temperatura e posição da válvula borboleta ou do pedal do acelerador. Com a DME ou a DDE, o novo BMW X3 dispõe de um instrumento que possibilita sempre e em todas as condições a utilização perfeita da potência do motor.

BMW X3
BMW X3

Caixa de velocidades manual e automática

A caixa de 6 velocidades manual de série para os xDrive2.0i, xDrive2.5si, xDrive3.0si, xDrive2.0d e xDrive3.0d convence através de passagens de caixa curtas e precisas.

Qualidades que são apenas melhoradas com as caixas de velocidades automáticas: as caixas de 6 velocidades automáticas opcionais para o X3 xDrive2.5si, xDrive3.0si, 2.0d e xDrive3.0d e de série para o X3 xDrive3.0sd vêm equipadas com Steptronic e com comando da caixa de velocidades adaptativo e podem arrancar manualmente. A decisão é visível – dirige-se sempre para um especial prazer de condução.

BMW xDrive

Para que o dinamismo de condução superior do novo BMW X3 permaneça constante em qualquer piso, o sistema de tração às quatro rodas xDrive providencia uma distribuição variável da potência de tração.

O sistema inteligente permite, ao condutor, usufruir da potência e do dinamismo do veículo, porque ganha visivelmente em tração em qualquer tipo de piso. Assim, a potência é transposta de forma perfeita para a estrada também em curvas apertadas, no arranque em montanhas ou em piso escorregadio.

Controle dinâmico de estabilidade

Só poderia haver um sucessor legítimo para o controlo dinâmico de estabilidade (DSC): o DSC da mais recente geração. Os sensores de elevada sensibilidade detectam as rotações das rodas, a aceleração transversal e a taxa de avidez. As divergências são detectadas de imediato e retificadas de modo discreto através de intervenções guiadas na gestão do motor e dos travões. Para além disso, o sistema DSC tem agora quatro novas funções.

DSC com funções ampliadas

Para além das suas já tradicionais funções, o sistema DSC tem agora quatro novas funções:

1. Frenagem operacional: reduz a distância de paragem nas travagens de perigo.
2. Travagem a seco: 
melhora a resposta do travão quando a estrada está molhada.
3. Assistente de arranque: 
possibilita um arranque confortável nas subidas.
4. Compensação de fading: 
os travões continuam a ter o mesmo efeito, mesmo quando aquecem.

O sistema de retenção da BMW

Através da colaboração dos cintos de segurança, tensores do cinto, dispositivos de limitação da força do cinto e suportes contra submersão (impede que uma pessoa escorregue por baixo do cinto abdominal), o sistema de retenção faz com que, em caso de colisão, o fecho do cinto seja recolhido numa fração de segundos e que o cinto transversal e o cinto abdominal sejam esticados simultaneamente. Assim, os cintos de segurança, pré-tensores do cinto, dispositivos de limitação da força do cinto e suportes contra submersão no banco atuam em conjunto. Além disso, o novo BMW X3 dispõe de três apoios de cabeça de série e três cintos de segurança automáticos na parte de trás.

O sistema de airbags

Pode contar com: airbags do condutor e do passageiro, airbags diretos de cabeça dianteiros e traseiros, assim como airbags laterais à frente e, opcionalmente, atrás oferecem uma proteção objetiva e eficaz.

O Impact Depending System calcula o potencial de perigo em caso de colisão através de fatores como a força de embate e abre os airbags de forma correspondente ao tipo de impacto e na intensidade certa.

Ajuda nos trajetos mais sinuosos (HDC)

O Hill Descent Control (HDC) é o controlo de condução na montanha conectável do novo BMW X3. Através de intervenções de travagem em nas quatro rodas de tração o novo BMW X5 movimenta-se para a frente apenas com aproximadamente o dobro da velocidade de modulação. Adicionalmente, é possível variar a velocidade através do pedal do acelerador e do travão.

Dessa forma é garantida uma excelente segurança e o condutor pode concentrar-se totalmente na estrada.

Faróis direcionais adaptativos

As curvas passam a ter a iluminação certa: Com os faróis direcionais adaptativos (opcionais), os sensores registam permanentemente a velocidade, o índice de viragem e a rotação do volante, calculando o curso da curva. Os faróis de xénon comandados eletro-mecanicamente com funções de médios e máximos giram até, no máximo, 15 graus na horizontal e iluminam as curvas à medida que entra nelas.

Controle dinâmico de tração (DTC)

O controlo dinâmico de tração em série (DTC) aumenta o deslize nas rodas de tração em favor de uma melhor tração em qualquer piso. Até um limite definido, o condutor deverá descobrir por si mesmo o potencial desportivo do novo BMW X3. Em situações de condução críticas, o controlo dinâmico de estabilidade interfere, no sentido de regular a condução.

Controle de frenagem em curva

Ao frear, as rodas traseiras são desbloqueadas, o que pode fazer com que o veículo derrape. O controlo de frenagem em curva reage, através de uma regulação assimétrica da pressão de travagem.

Este cria um momento resistente estabilizador, fora da área de regulação do ABS. Deste modo, o novo BMW X3 mantém-se seguro na faixa de rodagem, mesmo nas curvas mais apertadas.

BMW X3

Ficha técnica

Motor: longitudinal, 6 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso:
 84 x 89,6 mm.
Cilindrada:
 2.979 cm3.
Taxa de compressão:
 10,2:1. Injeção multiponto sequencial.
Potência máxima: 
231 cv a 5.900 rpm.
Torque máximo:
 30,6 m.kgf a 3.500 rpm.
Câmbio: automático, 5 marchas; tração integral.
Freios: dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
Direção: assistência hidráulica.
Suspensão: dianteira, independente, McPherson; traseira, independente multibraço.
Rodas: 8,5 x 18 pol; pneus, 255/45 R 18 W.
Comprimento: 4,565 m;
Largura:
 1,853 m;
Altura:
 1,674 m;
Entreeixos: 
2,795 m;
Capacidade do tanque: 
67 l;
Porta-malas:
 480 l;
Peso:
 1.840 kg.

Desempenho e consumo

Desempenho: velocidade máxima, 221 km/h (acabamento Sport); aceleração de 0 a 100 km/h, 8,1 s.
Consumo: 
em cidade, 5,7 km/l; em estrada, 11 km/l.
FORA-DE-ESTRADA: ângulo de entrada, 26º; de saída, 24º; altura livre do solo, 201 mm; capacidade de rampa, 33%; capacidade de inclinação lateral, 50%; capacidade de travessia de trechos alagados, 500 mm.

BMW X3 3.0d M Sport

BMW X3
BMW X3 3.0d M Sport

Ficha técnica

BMW X3 3.0 SPORT

Motor

Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, comando de válvulas variável Bi-Vanos
Cilindrada: 2979 cm3
Diâmetro x curso: 84 x 89,6 mm
Taxa de compressão: 10,2:1
Potência: 231 cv a 5900 rpm
Torque: 30,6 mkgf a 3500 rpm

Câmbio

Automático, 5 marchas, tração 4×4.
I. 3,42; II. 2,22; III. 1,60; IV. 100:1; V. 0,75:1; ré 3,03;
Diferencial (traseiro): 3,64;
rotação a 100 km/h em D – 2000 rpm

Carroceria

Monobloco, aço estampado, 5 lugares
Dimensões: Comprimento, 456 cm; largura, 185 cm; altura, 167 cm; entre-eixos, 279 cm
Fora-de-estrada: Ângulo de ataque, 26o; ângulo de saída, 24o; vão livre, 20 cm; capacidade de rampa, 50%; submersão, 50 cm; inclinação lateral máxima, 50%
Peso: 1840 kg
Peso/potência: 7,9 kg/cv
Peso/torque: 60,1 kg/mkgf
Volumes: Porta-malas, 480 litros; tanque de combustível, 67 litros

Suspensão

Barras estabilizadoras, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Dianteira: Independente, com braços triangulares
Traseira: Independente, tipo multilink

Freios: Discos ventilados nas 4 rodas, com ABS, DSC (controle de estabilidade) e HDC (freio eletrônico para declives)

Direção: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira

Rodas e pneus: Alumínio, aro 17; Dunlop Sport 235/50 R18

Principais equipamentos de série: Ar-condicionado, 8 airbags, sensores de pressão dos pneus, sensor de estacionamento, bancos de couro, faróis direcionais, computador de bordo, sensor de chuva, sistema de som com CD player e disqueteira para 6 CDs, faróis de xenônio e teto solar

Garantia: 2 anos sem limite de quilometragem.

Fonte: www.bmw.pt/www2.uol.com.br/www.cars-directory.net

 

 

 

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