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BMW X3

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A liberdade ganha forma

BMW X3
BMW X3

O exterior do BMW X3

Neste conjunto harmonioso, as linhas e as superfícies refletem uma dinâmica fascinante. Devido às suas proporções exatas, o novo BMW X3 exprime-se, mesmo quando está parado, como temperamental e desportivo. Desde a frente vigorosa, passando pela elegante continuidade das linhas até à traseira marcante, o novo BMW X3 convence pela sua inconfundível linguagem de formas. Os pára-choques pintados na cor do veículo acentuam o seu carácter dinâmico. A elevada posição dos bancos completa o resultado exclusivo neste automóvel.

O interior do novo BMW X3

Crômio, madeiras, pele – um pouco clássico e um pouco moderno e inovador. No novo BMW X3, condutor e passageiros estão rodeados por materiais de elevada qualidade e idealmente combinados entre si. Cada detalhe, cada ponto e cada botão inserem-se de forma harmoniosa na arquitetura exata do seu espaçoso interior. Para experiências inesquecíveis, que conquistam o coração e a razão.

Espaço Interno

Quatro passageiros, duas bicicletas de montanha ou o equipamento de ski? Tanto para o trabalho como para o lazer – um interior flexível para concretizar ideias de forma espontânea.Com o seu banco traseiro rebatível, os excelentes suportes para bicicleta e a tampa traseira de grandes dimensões com um fundo de carga plano, o novo BMW X3 está aberto a qualquer experiência. A pedido, compartimentos de arrumação adicionais, redes de porta-bagagens e barras de fixação oferecem um conforto em viagem completo – mesmo quando as suas ideias exigem demais.

Os motores de seis cilindros em linha, a gasolina

Os motores de seis cilindros em linha conferem ao novo BMW X3 toda a sua força. Realces técnicos como o Vanos Duplo, a técnica de 4 válvulas e a Eletrônica Digital do Motor (DME) conferem-lhe consciência. Assim, o novo BMW X3 xDrive2.5si acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,5 segundos, enquanto o xDrive3.0si necessita de 1,3 segundos menos. Quem achar que um veículo de tração às 4 multifacetado não consegue ser dinâmico, vai saber o que é andar rápido, a bordo de um BMW X3.

Consumo do combustível / Emissões de CO2

Consumo total de 7,7a 8,0 l/100 km Emissão CO2 de 238 a 248 g/km

Os motores de seis cilindros em linha, a diesel

Um argumento importante para o motor de seis cilindros, a diesel, é a sua fulminante transmissão – e outro argumento não menos convincente é a sua elevada eficiência. Em subidas ou em longos trajetos, o BMW xDrive3.0sd com turbo-carga de dois níveis desenvolve o seu total potencial de binário de 580 Nm. A inovadora tecnologia Common-Rail proporciona, também no xDrive3.0d, uma constante pressão de injeção de até 1.600 bar, o que possibilita uma combustão silenciosa e poupada, em todos os regimes de rotações.

Consumo do combustível / Emissões de CO2

Consumo total de 7,9 a 8,7 l/100 km Emissão CO2 de 210 a 232 g/km

O motor de quatro cilindros em linha, a gasolina

O “primeiro” motor oferece a dinâmica já adquirida pela BMW ao xDrive2.0i. Com a sua potência de 110 kW (150 cv) consegue chegar a uma velocidade máxima de 198 km/h. A marca dos 100 km/h é atingida logo aos 11,5 segundos. O comando das válvulas Valvetronic proporciona um resposta espontânea e eficiente e graças ao Vanos Duplo, o motor convence através do binário impressionante e de uma propulsão potente.

Consumo do combustível / Emissões de CO2

Consumo total: 9,3 l/100 km Emissão CO2 223 g/km

O motor diesel de quarto cilindros no BMW X3 xDrive18d e xDrive20d

Existem muitos argumentos favoráveis aos motores diesel da BMW.

Particularmente convincente o novo modelo de entrada, o BMW X3 xDrive18d com 143 cv: a sua eficiência. A inovadora tecnologia Common-Rail viabiliza uma combustão eficiente e econômica, injetando o combustível a uma pressão de 1.600 bar. Tendo um consumo médio de apenas 6,2 litros necessários para percorrer 100 km. Tal como o BMW X3 xDrive20d e apesar do seu temperamento dinâmico, o motor do BMW X3 xDrive18d é silencioso e suave. Os motores diesel da BMW vêm equipados com filtro de partículas e cumprem as normas de emissões EU5.

Consumo do combustível / Emissões de CO2

Consumo combinado de 6,2 a 6,7 l/100 km Emissões de CO2 combinadas de 164 a 178 g/km

Comando digital do motor

A Eletrônica Digital do Motor (DME) e a Electrônica Digital Diesel (DDE) comandam e controlam todas as funções relevantes para o funcionamento do motor.

Estas funções são captadas e avaliadas através de sensores. São medidos parâmetros como as rotações do motor, temperatura e posição da válvula borboleta ou do pedal do acelerador. Com a DME ou a DDE, o novo BMW X3 dispõe de um instrumento que possibilita sempre e em todas as condições a utilização perfeita da potência do motor.

BMW X3
BMW X3

Caixa de velocidades manual e automática

A caixa de 6 velocidades manual de série para os xDrive2.0i, xDrive2.5si, xDrive3.0si, xDrive2.0d e xDrive3.0d convence através de passagens de caixa curtas e precisas.

Qualidades que são apenas melhoradas com as caixas de velocidades automáticas: as caixas de 6 velocidades automáticas opcionais para o X3 xDrive2.5si, xDrive3.0si, 2.0d e xDrive3.0d e de série para o X3 xDrive3.0sd vêm equipadas com Steptronic e com comando da caixa de velocidades adaptativo e podem arrancar manualmente. A decisão é visível – dirige-se sempre para um especial prazer de condução.

BMW xDrive

Para que o dinamismo de condução superior do novo BMW X3 permaneça constante em qualquer piso, o sistema de tração às quatro rodas xDrive providencia uma distribuição variável da potência de tração. O sistema inteligente permite, ao condutor, usufruir da potência e do dinamismo do veículo, porque ganha visivelmente em tração em qualquer tipo de piso. Assim, a potência é transposta de forma perfeita para a estrada também em curvas apertadas, no arranque em montanhas ou em piso escorregadio.

Controle dinâmico de estabilidade

Só poderia haver um sucessor legítimo para o controlo dinâmico de estabilidade (DSC): o DSC da mais recente geração. Os sensores de elevada sensibilidade detectam as rotações das rodas, a aceleração transversal e a taxa de avidez. As divergências são detectadas de imediato e retificadas de modo discreto através de intervenções guiadas na gestão do motor e dos travões. Para além disso, o sistema DSC tem agora quatro novas funções.

DSC com funções ampliadas

Para além das suas já tradicionais funções, o sistema DSC tem agora quatro novas funções:

1. Frenagem operacional: reduz a distância de paragem nas travagens de perigo.
2. Travagem a seco:
melhora a resposta do travão quando a estrada está molhada.
3. Assistente de arranque:
possibilita um arranque confortável nas subidas.
4. Compensação de fading:
os travões continuam a ter o mesmo efeito, mesmo quando aquecem.

O sistema de retenção da BMW

Através da colaboração dos cintos de segurança, tensores do cinto, dispositivos de limitação da força do cinto e suportes contra submersão (impede que uma pessoa escorregue por baixo do cinto abdominal), o sistema de retenção faz com que, em caso de colisão, o fecho do cinto seja recolhido numa fração de segundos e que o cinto transversal e o cinto abdominal sejam esticados simultaneamente. Assim, os cintos de segurança, pré-tensores do cinto, dispositivos de limitação da força do cinto e suportes contra submersão no banco atuam em conjunto. Além disso, o novo BMW X3 dispõe de três apoios de cabeça de série e três cintos de segurança automáticos na parte de trás.

O sistema de airbags

Pode contar com: airbags do condutor e do passageiro, airbags diretos de cabeça dianteiros e traseiros, assim como airbags laterais à frente e, opcionalmente, atrás oferecem uma proteção objetiva e eficaz. O Impact Depending System calcula o potencial de perigo em caso de colisão através de fatores como a força de embate e abre os airbags de forma correspondente ao tipo de impacto e na intensidade certa.

Ajuda nos trajetos mais sinuosos (HDC)

O Hill Descent Control (HDC) é o controlo de condução na montanha conectável do novo BMW X3. Através de intervenções de travagem em nas quatro rodas de tração o novo BMW X5 movimenta-se para a frente apenas com aproximadamente o dobro da velocidade de modulação. Adicionalmente, é possível variar a velocidade através do pedal do acelerador e do travão. Dessa forma é garantida uma excelente segurança e o condutor pode concentrar-se totalmente na estrada.

Faróis direccionais adaptativos

As curvas passam a ter a iluminação certa: Com os faróis direccionais adaptativos (opcionais), os sensores registam permanentemente a velocidade, o indice de viragem e a rotação do volante, calculando o curso da curva. Os faróis de xénon comandados eletro-mecanicamente com funções de médios e máximos giram até, no máximo, 15 graus na horizontal e iluminam as curvas à medida que entra nelas.

Controle dinâmico de tração (DTC)

O controlo dinâmico de tração em série (DTC) aumenta o deslize nas rodas de tração em favor de uma melhor tração em qualquer piso. Até um limite definido, o condutor deverá descobrir por si mesmo o potencial desportivo do novo BMW X3. Em situações de condução críticas, o controlo dinâmico de estabilidade interfere, no sentido de regular a condução.

Controle de frenagem em curva

Ao frear, as rodas traseiras são desbloqueadas, o que pode fazer com que o veículo derrape. O controlo de frenagem em curva reage, através de uma regulação assimétrica da pressão de travagem. Este cria um momento resistente estabilizador, fora da área de regulação do ABS. Deste modo, o novo BMW X3 mantém-se seguro na faixa de rodagem, mesmo nas curvas mais apertadas.

Fonte: www.bmw.pt

BMW X3

O BMW X3 é um crossover de luxo compacto SUV fabricado pela montadora alemã BMW desde 2003.

Baseado na plataforma do BMW Série 3, e agora em sua segunda geração, BMW comercializa o crossover como um Sports Activity Vehicle, o conceito de propriedade da empresa para sua linha X de veículos. A primeira geração X3 foi desenhado pela BMW em conjunto com a Magna Steyr de Graz, na Áustria, que também fabricado tudo X3s sob contrato com a BMW.

Depois de entrar no segmento dos utilitários esporte quatro anos atrás, com o X5, a marca da Bavária traz para o Brasil o modelo menor X3, construído sobre a plataforma do Série 3, especificamente a perua Touring. Veículo de Atividade Esporte (Sport Activity Vehicle) é como a BMW chama o X3, um modelo elegante e charmoso que tem tudo para agradar.

O X3 não embarca em Munique rumo ao Brasil: é produzido pela Magna Steyr, de Graz, na Áustria (empresa que o austríaco Herbert Demel dirigiu por cerca de um ano depois da Volkswagen do Brasil, antes de passar a presidente e executivo-chefe da Fiat italiana), com quem a BMW tem longa parceria em projetos de veículos. A decisão mostra a saúde financeira da marca bávara, que num mercado mundial em recessão encontra-se diante de falta de capacidade de produção.

A conceito X3 foi apresentado no Salão de Detroit de 2003 com o nome xActivity. Sete meses depois, em Frankfurt, surgia como X3, com a proposta de inaugurar novo subsegmento no mercado de luxo, por isso mesmo considerado premium pelo fabricante, que por enquanto diz não ter concorrente. E de fato é premium, pelo que o BCWS pôde verificar na apresentação à imprensa nesta sexta-feira (6/2).

A única versão no Brasil, a 3,0-litros de seis cilindros e 231 cv, custa R$ 280.000 em acabamento Family. O Sport, que traz bancos mais envolventes, suspensão de característica esportiva, rodas de 18 pol com pneus de classificação de velocidade W (a roda básica é de 17 pol, pneus H) e liberação eletrônica para maior velocidade (de 210 para 221 km/h), sai por R$ 295.000. A BMW do Brasil não informou o número de unidades a serem importadas, mas estima-se em 100.

Nos mercados mundiais estão disponíveis as versões 2,5-litros a gasolina (192 cv) e 3,0 turbodiesel de 204 cv, sendo o desempenho deste similar ao do 3,0 a gasolina: mesma velocidade máxima e 0-a-100 km/h em 7,9 s, um décimo de segundo pior apenas. Faria sucesso aqui, andando o que anda e com seu consumo médio de 11,9 km/l (gasolina, 8,8 km/l), caso a legislação permitisse sua venda — o que não acontece por falta de caixa de redução.

Os preços incluem o câmbio automático de cinco marchas Steptronic, que permite trocas seqüenciais — claro, com o inusitado padrão da marca de ascender para trás e reduzir para a frente, inverso em relação à maioria. Com ele o 0-a-100 é feito em 8,1 s. A caixa básica, manual de seis marchas, não está disponível no Brasil.

Como é o X3

O novo modelo é todo menor que o X5, mas pouco, com entreeixos de 2,795 metros ante 2,82 m e comprimento total de 4,566 m contra 4,667 m. Mas é maior do que a Série 3 Touring, com 70 mm a mais na distância entre eixos e 87 mm no comprimento, e mais baixo que o X5 em 41 mm, com 1,674 m. Apesar da redução tipo em escala, o conjunto mostra-se muito agradável à vista. O coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,35 é recordista na categoria, contribuindo para atenuar o efeito da grande área frontal de 2,5 m2.

Para quem está ao volante, de três raios e tamanho certo (o diâmetro do aro poderia ser ligeiramente menor), os elementos clássicos da marca. O interior é dos mais confortáveis, em especial na traseira. O espaço para os joelhos é de 59 mm com banco todo recuado e do assento ao teto são 1.002 mm, mais de um metro.

O encosto é bem alto e os três ocupantes dispõem de cinto de três pontos e apoio de cabeça: conforto de sedã grande.

O compartimento de bagagem até o nível dos bancos é de 480 litros e pode chegar a 1.560 litros com o banco traseiro 1/3-2/3 escamoteado. A carga útil é de 500 kg, com peso rebocável de 2.000 kg com freio e 720 kg sem. A rede divisória pode ser usada em qualquer configuração, separando ocupantes da bagagem ou de animais domésticos a bordo. Sob a tampa do porta-malas está a bateria, ferramentas e o mecanismo de guincho para baixar o estepe, que fica por baixo. Na lateral esquerda há uma tomada de 12 volts. Enquanto a tampa de carga estiver aberta, uma luz vermelha de sinalização, na borda inferior, fica voltada para o tráfego à retaguarda.

O teto solar duplo de vidro e acionamento elétrico deixa um vão de 0,65 m2 de área quando todo aberto, de modo que até os passageiros traseiros possam desfrutá-lo, e cada seção pode ser aberta inclinada para melhor exaustão do ar interior. É um dos pontos altos do X3. Claro, há uma cortina rígida para proteção contra o sol.

Na dianteira, os bancos contam com ajuste elétrico em todas as direções e há três memórias para o do motorista. Há um porta-copos no console e outro, escamoteável, na extremidade direita do painel. Sob a tampa dupla do console, primeiro um porta-documentos, depois um porta-objetos grande e, ao lado, o trocador para seis CDs, que no X5 fica no porta-malas. Há também um enorme e jeitoso porta-objetos com tampa sobre o painel. Todas as antenas que o veículo tem ou venha a ter, como rádio, GPS e telefone, são agrupadas numa pequena unidade sobre o teto, próximo à traseira.

O vidro do pára-brisa contribui para o conforto climático por possuir capacidade de refletir raios infravermelhos, capaz de reduzir a temperatura interna em até 10º C com o veículo estacionado uma hora e meia sob sol forte. O conjunto de luz interior inova com lente lisa e refletor de superfície complexa, ladeado por dois focos de leitura. E para o motorista, o grande e bem-posicionado apoio de pé esquerdo se destaca no assoalho.

O estilo típico BMW faz qualquer “beemista” sentir-se em casa. A solução de seis janelas foi acertada, com as posteriores de base ascendente conferindo leveza ao estilo. Os pára-choques são pretos, não pintados da cor da carroceria, e os faróis de neblina ficam incrustados e recuados para proteção em terrenos de vegetação alta. Lamentavelmente, ao contrário dos carros mostrados e por se tratar de conjunto, as unidades que virão para o Brasil não trarão os lavadores duplos por farol, o ajuste lombar elétrico dos dois bancos dianteiros e o aquecimento de bancos, este dispensável aqui.

A segurança passiva consiste de oito bolsas infláveis, entre frontais, laterais inferiores e superiores. As dianteiras enchem-se de forma progressiva, de acordo com a intensidade do impacto (técnica Smart), bem como observando a posição da pessoa no banco, se inclinada para a frente ou para o lado, ou então crianças. As portas possuem dispositivo que as leva a se engancharem nas colunas, reduzindo a possibilidade de intrusão numa colisão lateral

Superdose de tecnologia

A carroceria monobloco traz barra de amarração entre os alojamentos da suspensão dianteira, que é McPherson como manda a tradição da BMW. Na traseira, é independente multibraço atrelada a subchassi como no Série 3, com amortecedores pressurizados na frente e atrás. O diâmetro mínimo de curva pequeno, 11,7 m, facilita as manobras. A capacidade de rampa informada, 33%, é baixa, certamente devido à falta de reduzida no câmbio, que a BMW não considera necessária nesse tipo de veículo e ajuda na redução de peso.

O motor é o suave e compacto 3,0 de seis cilindros em linha de outros modelos da marca, que desenvolve 231 cv a 5.900 rpm e torque de 30,6 m.kgf a 3.500 rpm. Com taxa de compressão de 10,2:1, obtém o melhor rendimento com gasolina de 98 octanas RON, a premium disponível no Brasil. Mas o sistema de gerenciamento, Siemens MS45, possui salvaguardas que garantem a integridade do motor até com 91 octanas RON. Dessa maneira, o proprietário pode abastecer com gasolina comum aditivada (95 RON).

As quatro válvulas por cilindro são controladas por variadores de fase para admissão e escapamento, de nome comercial da marca Bi-Vanos. Conjugado com a borboleta do acelerador de controle eletrônico, o sistema otimiza todas as fases de funcionamento do motor, por exemplo provocando aumento de contrapressão de escapamento em velocidades normais de viagem para obrigar a maior abertura do acelerador e assim reduzir o consumo.

O grande destaque do X3 fica para o sistema de transmissão que a fábrica chama de xDrive. Uma embreagem multidisco distribui a potência entre os eixos em proporção continuamente variável em função das necessidades, que pode chegar a 0-100% ou 100-0%, ou seja, só dianteiro ou só o traseiro tracionam. É um sistema mais flexível que o de diferencial do X5 até 2003, com repartição fixa de 38% à frente e 62% à traseira (o X5 2004 adota também o xDrive).

Não há travamento dos diferenciais dos eixos, mas o efeito é conseguido, também automaticamente, pela aplicação dos freios, possível pelo controle de estabilidade DSC, que interage com o xDrive. O DSC se baseia em informações de um sensor de guinada e da maneira como o volante de direção é virado. Este age também de modo contínuo, contribuindo para um maior controle do veículo em todas as situações.

Ao arrancar, a tração é 50-50% até 20 km/h. Depois disso, será o que for necessário para garantir a melhor tração. Acima de 180 km/h, somente a tração traseira funciona (nas manobras, como estacionar, também). Numa curva, se a traseira começar a sair, a tração atrás diminui e a dianteira aumenta, para ganho de aderência lateral (analogamente, se frente sai, aumenta a tração atrás). Só quando não for possível corrigir pela distribuição de potência entre os eixos é que entra em ação a atuação seletiva dos freios para corrigir a trajetória.

Sobre piso muito escorregadio ou em rampas muito inclinadas, o DSC pode até acelerar o motor e ao mesmo tempo mexer com a distribuição de tração, sempre visando a melhor aderência possível. O DSC pode ser desligado, ao contrário do xDrive. As semi-árvores da tração dianteira são de mesmo comprimento, contribuindo para o bom comportamento em curva, e a assistência hidráulica de direção pode ser opcionalmente sensível à velocidade (Servotronic), que os carros importados para o Brasil terão.

Controle de descida

Outro auxílio importante para o motorista é o controle de descida de ladeiras, chamado de Hill Descent Control, HDC. Sobretudo quando o piso estiver escorregadio, e por não haver reduzida, o veículo mantém uma descida lenta e controlada, sem intervenção de quem está dirigindo. É outro caso de interação do DSC, pois durante a descida os freios são aplicados conforme necessidade e até seletivamente para corrigir trajetória.

O acionamento do HDC — por tecla no painel de 35 km/h para baixo — faz o carro baixar para 8 km/h suavemente e o mantém aí. Mas esta velocidade pode ser ajustada, por meio de botões “+” ou “-“ no controle multifuncional de bordo, entre 6 e 25 km/h. Se for desejado trafegar a mais de 35 km/h, o sistema passa ao estado de prontidão, mas se desliga em definitivo acima de 60 km/h.

Outro controle importante é o de estabilidade com reboque, que funciona com o DSC ligado. Se houver oscilação entre o veículo e o reboque, o sensor de guinada percebe o perigo e aciona o freio do reboque com rapidez, restabelecendo a estabilidade. A borboleta de aceleração do motor também é fechada. O sistema reconhece a existência de reboque no ato de engatá-lo e pode ser acionado a partir de 65 km/h. Há também o indicador de perda de pressão nos pneus, que alerta ao motorista sempre que um deles estiver com pressão 30% abaixo da ajustada, em velocidade superior a 15 km/h.

A função Car Memory (memória do carro) permite programar características individuais, como acender os faróis ao ligar o motor ou mantê-los acesos para poder chegar à porta de casa. A Key Memory (memória de chave) memoriza vários ajustes. Por exemplo, ao abrir a porta, o banco e o ar-condicionado estão regulados de acordo com a preferência daquele motorista. Há ainda computador de bordo.

O sistema de iluminação conta com faróis baixos de xenônio orientáveis para curva quando o motorista aciona o acendimento automático. Para o lado esquerdo mudam o facho em até 7 graus apenas, para impedir ofuscamento, e para direita chegam a 12 graus. Os faróis altos são lâmpadas bi-iodo h2 normais. Há também o sistema auxiliar de estacionamento à retaguarda e à dianteira, que se torna contínuo em distância menor que 20 cm, e limpador de pára-brisa automático.

Como anda

A BMW não proporcionou um percurso de avaliação convincente: poucos quilômetros nos bairros Ibirapuera e Moema, em São Paulo. Assim mesmo, deu para perceber a qualidade de rodagem do X3, em especial a precisão de direção e a resposta do motor. Inclusive, não se percebe tanto a grande altura como seria de esperar, exceto ao entrar e sair. Faltou ocasião para analisar melhor o comportamento em curvas, a calibração geral do chassi rodante, o funcionamento do câmbio e dos freios. Mas conhecendo os antecedentes da marca bávara, trata-se mais de querer confirmar do que ter dúvidas.

Por outro lado, a BMW do Brasil criou uma minipista de teste fora-de-estrada, com intencionais e grandes desníveis para se avaliar a capacidade de tração em situações críticas. O X3 mostrou capacidade de vencer esse tipo de obstáculo com facilidade mesmo com pneus para asfalto, o que confirma as qualidades do xDrive apregoadas. Na vida real o usuário não deverá ter problemas para chegar àquele chalé no alto de uma montanha.

Surpresa mesmo, só na parte urbana da avaliação: um Astra começou a me seguir, eu escapava mas logo ele se aproximava, pois o tráfego no momento era relativamente pesado. Comentei com o funcionário do importador que estava comigo (ele parecia muito tranqüilo) e ele se desculpou: “Esqueci de avisar, estamos com segurança atrás de cada X3”.

Surpresa pelo fato, mas também por constatar a que ponto chegamos nessa terra descoberta por Cabral.

Ficha técnica

Motor – longitudinal, 6 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso:
84 x 89,6 mm.
Cilindrada:
2.979 cm3.
Taxa de compressão:
10,2:1. Injeção multiponto seqüencial.
Potência máxima:
231 cv a 5.900 rpm.
Torque máximo:
30,6 m.kgf a 3.500 rpm.
Câmbio – automático, 5 marchas; tração integral.
Freios – dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
Direção – assistência hidráulica.
Ssuspensão – dianteira, independente, McPherson; traseira, independente multibraço.
Rodas – 8,5 x 18 pol; pneus, 255/45 R 18 W.
Comprimento: 4,565 m;
Largura:
1,853 m;
Altura:
1,674 m;
Entreeixos:
2,795 m;
Capacidade do tanque:
67 l;
Porta-malas:
480 l;
Peso:
1.840 kg.

Desempenho e consumo

Desempenho – velocidade máxima, 221 km/h (acabamento Sport); aceleração de 0 a 100 km/h, 8,1 s.
Consumo –
em cidade, 5,7 km/l; em estrada, 11 km/l.
FORA-DE-ESTRADA – ângulo de entrada, 26º; de saída, 24º; altura livre do solo, 201 mm; capacidade de rampa, 33%; capacidade de inclinação lateral, 50%; capacidade de travessia de trechos alagados, 500 mm.

BMW X3

BMW X3
BMW X3 3.0d M Sport

Ficha técnica

BMW X3 3.0 SPORT

Motor

Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, comando de válvulas variável Bi-Vanos
Cilindrada: 2979 cm3
Diâmetro x curso: 84 x 89,6 mm
Taxa de compressão: 10,2:1
Potência: 231 cv a 5900 rpm
Torque: 30,6 mkgf a 3500 rpm

Câmbio

Automático, 5 marchas, tração 4×4.
I. 3,42; II. 2,22; III. 1,60; IV. 100:1; V. 0,75:1; ré 3,03;
Diferencial (traseiro): 3,64;
rotação a 100 km/h em D – 2000 rpm

Carroceria

Monobloco, aço estampado, 5 lugares
Dimensões: Comprimento, 456 cm; largura, 185 cm; altura, 167 cm; entre-eixos, 279 cm
Fora-de-estrada: Ângulo de ataque, 26o; ângulo de saída, 24o; vão livre, 20 cm; capacidade de rampa, 50%; submersão, 50 cm; inclinação lateral máxima, 50%
Peso: 1840 kg
Peso/potência: 7,9 kg/cv
Peso/torque: 60,1 kg/mkgf
Volumes: Porta-malas, 480 litros; tanque de combustível, 67 litros

Suspensão

Barras estabilizadoras, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Dianteira: Independente, com braços triangulares
Traseira: Independente, tipo multilink

Freios: Discos ventilados nas 4 rodas, com ABS, DSC (controle de estabilidade) e HDC (freio eletrônico para declives)

Direção: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira

Rodas e pneus: Alumínio, aro 17; Dunlop Sport 235/50 R18

Principais equipamentos de série: Ar-condicionado, 8 airbags, sensores de pressão dos pneus, sensor de estacionamento, bancos de couro, faróis direcionais, computador de bordo, sensor de chuva, sistema de som com CD player e disqueteira para 6 CDs, faróis de xenônio e teto solar

Garantia: 2 anos sem limite de quilometragem

Fotos

 

BMW X3
BMW X6

BMW X3
Derivado da perua Série 3 Touring, o X3 é pouco menor que o conhecido X5 e tem linhas que o identificam facilmente como um modelo da marca bávara

BMW X3
O sistema de tração integral xDrive reparte o torque entre 0 e 100% em cada eixo, um avanço sobre o adotado no X5, e trabalha em conjunto com o controle de estabilidade

Fonte: www2.uol.com.br

 

 

 

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