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Mercedes Classe S

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Desde a sua introdução, a classe S tornou-se o porta-bandeira para a nova tecnologia.

Classe S” é a versão inglesa, uma abreviatura em alemão da “Sonderklasse”, que significa “classe especial” (no sentido de “uma classe de seu próprio”).

Anteriores modelos cupê de duas portas do Classe S eram conhecidos como SEC e depois S-Coupê.

Em 1998, o Coupê Classe S foi desmembrada em uma linha separada, como o Classe CL.

Evoluir sem radicalizar: esta tem sido a norma dentro da Mercedes-Benz em suas últimas criações – ao menos depois do Classe E de 1995, que chocou com os faróis ovalados, hoje tão habituais na marca da estrela de três pontas. A mesma diretriz nota-se agora no lançamento do novo Classe S, que chega no último trimestre (a apresentação oficial é no Salão de Frankfurt, em setembro) para substituir a geração de 1998, da qual 485 mil unidades já foram vendidas.

O que mais chama a atenção ao ver o novo “S” é o ar esportivo que o luxuoso sedã assumiu, com formas mais angulosas, arcos de pára-lamas bem destacados (lembrando os do Ford Focus de primeira geração) e um discreto defletor incorporado à tampa do porta-malas. A queda suave do teto na traseira, similar à de um cupê, busca semelhança com o CLS da própria Mercedes. Já o desenho das lanternas posteriores remete ao Maybach. Curioso é que a solução dessa parte do desenho, com o porta-malas mais alto que os pára-lamas, parece imitar um dos elementos mais polêmicos do atual BMW Série 7, um de seus concorrentes diretos.

O Classe S é mais um carro a crescer em sua renovação: as duas opções de comprimento, 5,07 e 5,20 metros, são 33 e 43 mm (na ordem) mais longas que as anteriores. A distância entre eixos aumentou em 70 e 80 mm (na mesma ordem), para 3,03 e 3,16 metros, enquanto a largura ganhou 16 mm e a altura 29 mm. O resultado é uma ampliação bem perceptível de espaço interno, como 50 mm adicionais para a cabeça e 39 mm a mais para os ombros. O porta-malas também cresceu, de 500 para 560 litros.

Como se espera, todo o requinte e conforto foi aplicado a esse topo de linha entre os automóveis com o emblema da estrela. Como opção, os bancos dianteiros podem ter aquecimento, ventilação e apoios laterais dinâmicos, que assumem novos contornos em curvas acentuadas para manter o corpo firme (ajustes dos apoios são disponíveis também no banco traseiro, mas não dinâmicos). Esse recurso inclui a função de massagem, obtida ao inflar e desinflar automaticamente as câmaras de ar. O teto da versão longa (o carro prateado das fotos) pode ter uma ampla área envidraçada.

A Mercedes destaca sua funcionalidade no acionamento de comandos – de certo modo uma alfinetada na BMW, cujo sistema iDrive do Série 7 foi criticado pela operação complexa. Funções como rádio, TV, sistema de áudio (com DVD), telefone e navegação podem ser acionadas por botões convencionais, pelo sistema Comand ou por teclas no volante. Os controles de climatização também permitem escolha entre o Comand e os interruptores comuns. E o mapeamento de navegação pode vir de fábrica em um disco rígido, para acesso mais rápido.

Dos quatro motores, três trazem novidades. Acima do conhecido V6 de 3,5 litros e 272 cv (S 350) está um novo V8 (S 500) com potência de 388 cv e torque máximo de 54 m.kgf, para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos (a velocidade permanece limitada a 250 km/h). No primeiro trimestre de 2006 chegam dois outros motores. O V12 do S 600 passa a 517 cv, com um torque de 84,6 m.kgf a 1.900 rpm! O outro é um V6 a diesel com injeção direta (S 320 CDI), 231 cv e 55,1 m.kgf a 1.600 rpm.

O câmbio automático de sete marchas, padrão nos V6 e V8, tem alavanca própria junto ao volante – como no Série 7 -, o que liberou espaço no console.

A suspensão usa molas pneumáticas (a ar) e sua firmeza pode ser ajustada em movimento. Acima de 120 km/h ou em modo esportivo a altura de rodagem diminui 20 mm. O ABC, controle ativo de rolagem (inclinação em curvas), é de série no S 600 e opcional nos demais. E o freio de estacionamento, aplicado por um botão, é liberado quando se põe o carro para rodar.

Piloto automático

A nova geração é uma oportunidade para a Mercedes introduzir grandes avanços em tecnologia e segurança — uma dúzia deles, afirma a empresa. Um deles é a maior integração entre o controlador de velocidade ativo Distronic e a assistência adicional de frenagem (BAS), já presentes no antigo modelo. Denominado Brake Assist Plus, o sistema é agora capaz de determinar e aplicar o esforço ideal de frenagem para que a distância segura até o veículo à frente seja mantida, mesmo que o motorista pise nos freios com muito pouca pressão. O intuito é também evitar colisões traseiras geradas por uma frenagem excessiva — contribuem para isso as luzes de freio que piscam em desacelerações mais intensas.

A manutenção de uma distância segura pode ser ativada de 0 a 200 km/h. O controlador de velocidade também movimenta e pára o Classe S no trânsito lento, sem intervenção do motorista, de modo a seguir o veículo à frente. É o mais próximo que já se viu do termo “piloto automático”, tão mal empregado por alguns que se refere ao controle de velocidade…

O mesmo sistema baseado em radar é usado como sensor auxiliar de estacionamento, com maior alcance que o de ultra-som comumente usado nesse dispositivo.

Outra novidade, embora em uso há anos por fabricantes como a Cadillac, é uma assistência de visão noturna com base em luzes infravermelhas, que permite visibilidade de 150 metros à noite com o uso de faróis baixos. As imagens captadas por uma câmera no pára-brisa são mostradas no painel de instrumentos, que também monitora o que acontece atrás do carro em manobras.

O sistema Pre-Safe, que percebe a iminência de uma colisão e prepara o veículo para esse evento, passa a ter recursos adicionais: os vidros são fechados automaticamente e os apoios dos bancos são inflados quando há uma derrapagem ou uma frenagem intensa, para que motorista e passageiros sejam mantidos na posição ideal e aumente a eficácia das bolsas infláveis.

A concorrência não está para brincadeira: o Audi A8 e o BMW Série 7 tiveram evoluções recentes, a Bentley apresentou o Continental Flying Spur e a Maserati tem o charmoso Quattroporte. Mas a Mercedes-Benz comprova com o novo Classe S que, sem gerar polêmica pelas linhas, pode surpreender pela evolução técnica.

O Classe S

O Classe S é uma linha de sedans de porte grande da Mercedes. Tradicionalmente é o carro topo de gama da marca alemã e normalmente é equipado com os melhores avanços tecnológicos da marca.

Nem parece, mas a atual geração do Classe S completa três anos de vida em 2009. Como já é de praxe entre os alemães, o sedã ganhará uma leve reestilização, apresentada no Salão de Nova York.

As mudanças foram bem sutis, com uma nova grade e novos faróis de bi-xenon com iluminação por LEDs.

Sistemas tecnológicos, como o que detecta a presença de um veículo à frente e reduz a luminosidade dos faróis, também passam a ser oferecidos no modelo mais luxuoso da marca.

A outra novidade exibida na mostra norte-americana é a nova versão híbrida do modelo. A S400 HYBRID adota a última palavra em tecnologia híbrida, com modernas baterias de íon-lítio de alta voltagem.

Elas também acomodam a energia obtida pelos freios regenerativos, que usa a energia cinética das frenagens e as transforma em eletricidade. O propulsor a combustão é um 3.5 V6, que gera 275 cv, enquanto que o motor elétrico desenvolve mais 20 cv.

Quanto aos modelos movidos a gasolina, a gama Classe S engloba o S550, que gera 382 cv, e o S600, de 510 cv.

As versões preparadas pela AMG são o S63, capaz de desenvolver 518 cv, e o S65, de espantosos 604 cv. Todos as opções começam a ser vendidas nos Estados Unidos em agosto de 2009.

História

Todo Mercedes-Benz que passa pelas mãos da AMG agrada em cheio aos fãs de esportivos.

Com o novo Classe S não deve ser diferente, e o resultado pode ser conferido no Salão de Xangai.

Disponível em duas versões – S63 e a mais luxuosa S65 -, o sedã recebeu os mesmos retoques de estilo dos modelos “convencionais”. Os faróis de bi-xenon com iluminação por LEDs e a nova grade dianteira são algumas das alterações. Na parte de trás, as lanternas também ficaram mais modernas e atraentes.

O visual nervoso típico dos AMG se revela nos detalhes. O para-choque dianteiro possui grandes entradas de ar, com destaque para as duas entradas de ar posicionadas à frente dos para-lamas. Na lateral, as belas rodas de liga leve podem ser de 19 polegadas no caso da S63 ou de 20 polegadas para a S65, enquanto que as inscrições “6.3 AMG” e “V12 Biturbo” indicam que este Classe S não está para brincadeira. Já a traseira tem um visual musculoso, com para-lamas abaulados e dois vistosos pares de ponteiras ovais.

Por dentro, todo o luxo da Mercedes-Benz ganha um toque de esportividade. Os bancos com massageador e ajustes elétricos possuem formato anatômico para segurar o corpo dos ocupantes nas curvas mais acentuadas. Todo o interior é revestido com materiais nobres, como couro e madeira de lei, e um elegante relógio da suíça IWC esbanja elegância.

Entre os itens de série, o Classe S AMG também não decepciona. Câmeras com visão de infra-vermelho e detecção de pedestres, freios que reduzem a velocidade automaticamente em caso de obstáculos e o moderno sistema que identifica sinais de cansaço por parte do motorista são apenas alguns dos atributos do sedã.

Quanto às motorizações, ambas não sofreram grandes modificações, o que não deve ser encarado como uma crítica. O S63 conta com um motor 6.3 com oito cilindros em “V”, capaz de gerar 525 cv e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Já o S65 usa um propulsor 6.0 biturbo V12 com espantosos 612 cv, que fazem partir da imobilidade e chegar aos 100 km/h em meros 4,4 segundos.

Ficha Técnica:

Modelo S 500 (S 500 L) S 600 L
Cilindros V8 V12 Bi-Turbo
Cilindrada (cm3) 5.461 5.531
Potência máxima (cv / rpm) 388 / 6.000 517 / 5.000
Torque (Nm) 530 / 2.800 – 4.800 830 / 1.800 – 3.550
Câmbio 7G – Tronic Aut. Sequêncial (5 velocidades)
Aceleração 0 – 100 Km/h (s) 5,4 4,6
Velocidade máxima (Km/h) 250 250
Consumo na cidade (Km/l)* 5,7 4,6
Consumo na estrada (Km/l)* 11,5 10,0
Peso (Kg) 1.940 (1.958) 2.210
Pneus 235/55 R17 255/45 R18 – 275/45 R18
Comprimento / Largura / Altura (milímetros) 5.076 (5.206) / 2.113 / 1.473 5.206 / 2.113 / 1.473
*Dados obtidos em condições ideais de teste

Fotos

Mercedes Classe S

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Fonte: www2.uol.com.br/quatrorodas.abril.com.br

 

 

 

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