BMW M3 CSL

PUBLICIDADE

Um novo carro esportivo agora encarna a essência da marca BMW no seu estilo mais original – o M3 CSL.

BMW M3 CSL combina não só mais poder do que o M3, ele define o poder extra e um menor peso em comparação com. Isso evita que o plástico reforçado com fibra de carbono, não só de peso (cerca de 110 kg mais leve do que a série-M3, o BMW M3 CSL pesa apenas 1385 kg), seu uso apenas as extremidades do corpo também permite velocidades em curva mais elevadas.

A linha CS nasceu em 1968 com o 2800, sendo sucedido pelo 3.0 CSi e pela versão de competição CSL, que como L indicava, buscava alívio de peso, com capô, portas e porta-malas em alumínio.

Além do baixo peso, o CSL trazia enormes apêndices aerodinâmicos que lhe renderam o apelido “Batmóvel”.

As versões civis traziam motor de 3,0 litros e 200 cv, mas os Batmóveis de corrida rendiam mais de 380 cv.

Um dos Batmóveis mais bravos foi preparado para as 24 Horas de Le Mans de 1976, com motor biturbo de 750 cv, velocidade final de 341 km/h e cantava pneus em terceira marcha!

BMW M3 CSL – Construção

A construção leve não era apenas uma promessa com o M3 CSL: está profundamente enraizada no DNA deste carro esportivo exclusivo.

Com um peso em ordem de marcha de 1.385 kg, os engenheiros da BMW M reduziram o peso do já refinado M3 Coupé em impressionantes 110 kg.

Além das reduções feitas na carroceria e no interior, um motor, transmissão e chassi refinados deram sua contribuição.

Os engenheiros também usaram um sistema de exaustão especial de paredes finas para economizar ainda mais peso.

Motor BMW M3 CSL

O comprovado motor de 6 cilindros em linha S54B32 do BMW M3 permaneceu no M3 CSL como o S54B32HP (HP significa alto desempenho), mas agora oferecia ainda mais potência.

Ao adaptar suas árvores de cames e válvulas, os engenheiros da BMW M foram capazes de gerar mais 17 cv e um torque adicional de 5 Nm.

Um destaque especial do motor é sua caixa de ar: não só é particularmente leve, o componente de carbono também deu ao motor o ruído de admissão único que se tornou tão popular entre os fãs.

BMW M3 CSL
BMW 3.0 CSL batmovel

Em conjunto com outros métodos extensos de construção leve, o M3 CSL atinge uma impressionante relação potência-peso de 3,85 kg por hp.

Mais do que qualquer outra coisa, essa medição é possibilitada pelo uso consistente de materiais leves.

Materiais compostos familiares do automobilismo foram usados no difusor traseiro, saia dianteira, coletor de admissão e algumas partes do interior.

Além disso, o capô era feito de alumínio e a janela traseira de vidro fino especial.

O destaque, no entanto, está no topo, com o M3 CSL, o primeiro modelo M a ostentar um teto de carbono visível – um recurso que se tornou parte integrante do repertório BMW M.

CARACTERÍSTICA DE IDENTIFICAÇÃO: A ENTRADA DE AR

BMW M3 CSL

Do lado de fora, o CSL pode ser identificado por inúmeros detalhes, como as soleiras das portas especiais, o spoiler curvo na tampa do porta-malas e, claro, a adição dessas três letras especiais na parte traseira.

A única “vigia” de um lado do para-choque dianteiro, que fornece ao motor o oxigênio necessário por meio de um duto de ar de admissão alargado, também é muito marcante e exclusivo deste modelo.

No interior, o BMW M3 CSL recebe seus ocupantes com bastante purismo típico do automobilismo, como painéis de porta especiais e bancos tipo concha para máximo apoio lateral ao acelerar forte.

Os compradores que realmente levavam a sério o desempenho também renunciaram ao conforto proporcionado por recursos como o rádio e o controle automático de temperatura.

MOTORIZAÇÃO
Motor 3.5, 6 cilindros em linha, 24 válvulas (4 por cilindro), injeção mecânica, gasolina
Cilindrada 3.498 cm³ Potência 430 cv a 8.500 rpm
Potência Específica 122 cv/litro Torque Não disponível
CARROCERIA
Comprimento 4.660 mm Peso 1.060 kg
Largura 1.730 mm Porta-Malas Não disponível
Altura 1.360 mm Tração Traseira
Freios Discos ventilados nas quatro rodas Câmbio Manual de 5 marchas
DESEMPENHO
Velocidade Máxima 270 km/h Aceleração Não disponível

BMW M3 CSL – História

BMW M3 CSL

O BMW M3 CSL é como todos os modelos BMW M “Nascido no circuito e em casa em todas as estradas”.

O M3 CSL (Coupe Sport Leichtbau) é um modelo M3 especial e raro que foi produzido em uma série de edição limitada de junho a dezembro de 2003.

O CSL é construído usando painéis de fibra de carbono ultraleves para o teto e a tampa do porta-malas.

Além disso, a direção recebeu um toque de nitidez adicional e o motor foi classificado para 360 cv.

Um vigoroso 17 cv a mais do que o E46 M3 “padrão”.

O carro possui uma caixa de câmbio automática SMG de 6 velocidades com “paddles” de mudança no volante.

Fonte: br.geocities.com/www.bmw-m.com/arquivo.maputo.co.mz/www.classicargarage.com

Veja também

Gordini

Gordini, Carros, Willys, Renault, Modelo, Série, Motor, Dauphine, Marca, Velocidade, Brasil, História, Gordini

Renault Dauphine

Renault Dauphine, Willys, Carros, Versão, Gordini, Linha, Modelo, Velocidade, Características, Foto, História, Renault Dauphine

Rural Willys

Rural Willys, Carro, Jeep, Brasil, Modelos, Linha, 4x4, Motor, Versão, Produção, Sedan, História, Rural Willys

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.