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BMW M3 CSL

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Um novo carro esportivo agora encarna a essência da marca BMW no seu estilo mais original – o M3 CSL.

O BMW M3 CSL combina não só mais poder do que o M3, ele define o poder extra e um menor peso em comparação com. Isso evita que o plástico reforçado com fibra de carbono, não só de peso (cerca de 110 kg mais leve do que a série-M3, o BMW M3 CSL pesa apenas 1385 kg), seu uso apenas as extremidades do corpo também permite velocidades em curva mais elevadas.

A linha CS nasceu em 1968 com o 2800, sendo sucedido pelo 3.0 CSi e pela versão de competição CSL, que como L indicava, buscava alívio de peso, com capô, portas e porta-malas em alumínio.

Além do baixo peso, o CSL trazia enormes apêndices aerodinâmicos que lhe renderam o apelido “Batmóvel”.

As versões civis traziam motor de 3,0 litros e 200 cv, mas os Batmóveis de corrida rendiam mais de 380 cv.

Um dos Batmóveis mais bravos foi preparado para as 24 Horas de Le Mans de 1976, com motor biturbo de 750 cv, velocidade final de 341 km/h e cantava pneus em terceira marcha!

BMW M3 CSL
BMW 3.0 CSL batmovel

MOTORIZAÇÃO
Motor 3.5, 6 cilindros em linha, 24 válvulas (4 por cilindro), injeção mecânica, gasolina
Cilindrada 3.498 cm³ Potência 430 cv a 8.500 rpm
Potência Específica 122 cv/litro Torque Não disponível
CARROCERIA
Comprimento 4.660 mm Peso 1.060 kg
Largura 1.730 mm Porta-Malas Não disponível
Altura 1.360 mm Tração Traseira
Freios Discos ventilados nas quatro rodas Câmbio Manual de 5 marchas
DESEMPENHO
Velocidade Máxima 270 km/h Aceleração Não disponível

Fonte: br.geocities.com

BMW M3 CSL

Depois de sucessivas apresentações, a BMW finalmente coloca nas ruas – não as brasileiras, por enquanto o M3 CSL, versão mais leve do cupé desportivo, que será produzida em série limitada apenas entre junho e dezembro.

A sigla, que remete ao 3.0 CSL “Batmóvel” da década de 70, significa Coupé, Sport e Lightweight (leve).

Em relação ao M3 conhecido, o CSL perdeu 110 kg através do amplo uso de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono (como no console e nos painéis de porta), além da eliminação de itens considerados supérfluos.

Ar-condicionado e sistema de áudio passaram a ser opcionais sem custo adicional, ou seja, o comprador escolhe entre mais conforto ou menor peso (apenas toca-CDs e minidiscos são cobrados).

Não há faróis de neblina e as lâmpadas de xenônio vêm à parte.

Ao menos o banco traseiro não desapareceu, embora tenha dado lugar a dois individuais, esportivos.

Os dianteiros são do tipo concha, com amplo apoio lateral e estrutura de plástico com fibra de vidro, e o volante é revestido em alcântara.

O brilhante motor de seis cilindros em linha e 3,2 litros, com uma das maiores potências específicas do mundo em aspiração natural, recebeu comandos de válvulas com maior tempo de abertura, novos coletores de admissão e de escapamento, passando de 343 para 360 cv a 7.900 rpm e de 37,2 para 37,7 m.kgf de torque a 4.900 rpm.

A BMW divulga aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e informa que o limitador de velocidade, a 250 km/h, pode ser desabilitado para motoristas habilitados como pilotos de competição.

O câmbio é o manual sequencial SMG, que faz mudanças em apenas 0,08 segundo e pode operar como automático quando desejado.

Nas suspensões, vale a mesma regra: menos conforto, mais desportividade. A bitola dianteira aumentou, molas e amortecedores são mais firmes e até a direção ficou mais rápida (sua relação baixou de 15,4:1 para 14,5:1).

Permanece o controle de estabilidade DSC (Dynamic Stability Control), mas com um comando no volante para o M Track Mode (modo de pista), que o faz intervir apenas nos limites de segurança, permitindo ao piloto habilidoso uma boa dose de aceleração lateral e longitudinal.

As rodas de 19 pol são as mesmas oferecidas como opção no M3 normal, só que há opção por outras mais leves, montadas em pneus Michelin Pilot Sport Cup, de desenho assimétrico e composto adequado até mesmo às pistas.

As medidas são: 235/35 ZR 19 na frente e 265/30 ZR 19 na traseira.

Como um carro desta estirpe precisa ser compreendido, seus compradores receberão orientação especial para que moderem no acelerador até se habituarem ao veículo e ao rodar sob condições climáticas desfavoráveis.

A BMW também oferecerá um curso de pilotagem especial para que possam explorar o máximo de seus CSL em um local seguro.

BMW M3 CSL
O novo “Batmóvel”

Fonte: arquivo.maputo.co.mz

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