Breaking News
Home / Automóveis / História da Dodge

História da Dodge

PUBLICIDADE

Após a fundação do Dodge Brothers Company por Horace e John Dodge em 1900, a empresa sediada em Detroit rapidamente encontrou motores de precisão e produção de trabalho de chassis componentes para o número crescente da cidade de empresas de automóveis.

O principal desses clientes foram o estabelecido Olds Motor Vehicle Company e o então novo Ford Motor Company.

John Dodge, que com seu irmão Horace co-fundou o Dodge Brothers Company, que já foi a terceira maior fabricante de automóveis da América e mais tarde tornou-se parte da Chrysler, morreu aos 55 anos de idade.

John Francis Dodge nasceu em 25 de outubro de 1864, enquanto o seu irmão Horace Elgin Dodge chegou quatro anos depois, em 17 de maio de 1868.

Os irmãos cresceram em Michigan e começaram suas carreiras como operadores de máquinas.

Em 1897, eles co-fundaram uma empresa de bicicletas; no entanto, em 1900, tinham vendido o negócio e abriu uma loja de máquina em Detroit para fazer peças para a indústria automobilística principiante.

Em 1901, Ransom Olds contratou os Dodges para produzir motores para os seus curvo-traço veículos Oldsmobile novos.

Em seguida, Henry Ford contratou com os irmãos para construir motores, transmissões e eixos.

Depois de fornecimento de peças para Ford por uma década, os irmãos Dodge decidiu começar a sua própria empresa.

Dodge Brothers Motor Company foi fundada em 1913 e estreou seu primeiro automóvel, um carro de turismo de quatro cilindros, em 1914.

A empresa vendeu quase 250 desses veículos durante o seu primeiro ano e 45.000 no ano seguinte, de acordo com Chrysler.com.

Três anos mais tarde, a Dodge acrescentou caminhões para o seu repertório.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa forneceu veículos e peças para os militares dos EUA.

Em janeiro de 1920, em Nova York participavam de uma exposição de automóveis, os irmãos ficaram doente com gripe e pneumonia.

John Dodge morreu após um mês, enquanto Horace faleceu mais tarde no mesmo ano, em 10 de dezembro.

Em 1925, as viúvas dos irmãos venderam o Dodge Brothers Company para um banco de investimento por 146 milhões dólar.

Em 1928, Walter Chrysler, fundador da Chrysler Corporation, comprou a empresa de Dodge por US $ 170 milhões.

História da Dodge
Horace Dodge

História da Dodge
John Dodge

História da Dodge
Irmãos Dodge

História

Dodge é uma marca de automóveis, de 1914-1927 eles colocaram a empresa em nome dos irmãos do Dodge Motor Vehicle Company.

Evasiva Chrysler adquiriu a empresa em 1928, 1998 Dodge fundiu-se com o resto da subsidiária da Chrysler com a Daimler-Benz para formar a DaimlerChrysler.

DaimlerChrysler, incluindo Dodge, foi vendida a uma empresa privada, em 2007, e agora opera sob o nome Chrysler Holding LLC e em 2009 foi adquirida pelo fabricante italiano Fiat em 33%, apesar de considerar a compra de mais da empresa no futuro e Ram caminhões fizeram a sua própria divisão para a parte de camioetas e veículos pesados, embora ainda no grupo.

Em 1901, John Francis Dodge e Horace Elgin Dodge mudou sua fábrica Irmãos de bicicleta & Machine Factory para Detroit (Michigan, EUA) a partir de Windsor (Ontario, Canadá), onde construíram peças para automóveis.

Seus rolamentos e outras peças estavam na demanda com a indústria automóvel cedo e ajudou a projetar peças de motor para carros Oldsmobile iniciais.

Em 1902, o Dodge Brothers foram abordados por Henry Ford, que estava à procura de ajuda no financiamento de sua própria empresa automobilística. Eles ajudaram o início da Ford Motor Company, bem como fabricação de peças para o início de Ford, consigiendo benefício mútuo tanto Ford e Dodge Brothers.

Já em 1913, quase todas as peças de Ford (chassis, suspensão, freios, motores, transmissões, etc.) foram construídos pela Dodge.

Em 1914, o Dodge Brothers começou sua própria empresa de automóveis, que eles batizaram a Dodge Brothers Motor Vehicle Company, a escolha de 50 concessionários, inicialmente, para centenas de aplicações, algumas das quais continuam hoje.

Nesse primeiro ano, a Dodge apresentou o “Old Betsy”, um carro construído para ser confiável e de longa duração.

Naquele ano, a Dodge construiu um total de 249 carros novos.

Em 1917, o Dodge Brothers também começou a construir motores para caminhões, inicialmente para uso do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e do fim da guerra de forma comercial.

História da Dodge
Evasiva Old Betsy

História da Dodge
Evasiva Series 50

Em 1925, o Dodge Brothers Company foi comprado por Dillon, Read & Company por aproximadamente US $ 148 milhões, o que, diz-se, foi a maior transação de dinheiro da história até aquele momento.

Dillon Read, por sua vez vendeu a empresa Dodge para a Chrysler em 31 de julho de 1928.

Logotipo

História da Dodge
O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano.

Fonte: www.history.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

História da Cadillac

História da Cadillac, Carro, Marca, Modelos, Fabricação, Motor, Empresa, Construção, Logo, Veículos, Automóveis, História da Cadillac

Cadillac Self-Starter

Cadillac Self-Starter, Construção, Sistema, Motor, Arranque, Partida, Elétrica, Dispositivo, Inovação, História, Cadillac Self-Starter

Aero Willys

Aero Willys, Carros, Brasil, Versão, Veículos, Velocidade, Modelo, Características, Linha, História, Fotos, Aero Willys

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.