Breaking News
Home / Automóveis / História da Dodge

História da Dodge

PUBLICIDADE

Após a fundação do Dodge Brothers Company por Horace e John Dodge em 1900, a empresa sediada em Detroit rapidamente encontrou motores de precisão e produção de trabalho de chassis componentes para o número crescente da cidade de empresas de automóveis.

O principal desses clientes foram o estabelecido Olds Motor Vehicle Company e o então novo Ford Motor Company.

John Dodge, que com seu irmão Horace co-fundou o Dodge Brothers Company, que já foi a terceira maior fabricante de automóveis da América e mais tarde tornou-se parte da Chrysler, morreu aos 55 anos de idade.

John Francis Dodge nasceu em 25 de outubro de 1864, enquanto o seu irmão Horace Elgin Dodge chegou quatro anos depois, em 17 de maio de 1868.

Os irmãos cresceram em Michigan e começaram suas carreiras como operadores de máquinas.

Em 1897, eles co-fundaram uma empresa de bicicletas; no entanto, em 1900, tinham vendido o negócio e abriu uma loja de máquina em Detroit para fazer peças para a indústria automobilística principiante.

Em 1901, Ransom Olds contratou os Dodges para produzir motores para os seus curvo-traço veículos Oldsmobile novos.

Em seguida, Henry Ford contratou com os irmãos para construir motores, transmissões e eixos.

Depois de fornecimento de peças para Ford por uma década, os irmãos Dodge decidiu começar a sua própria empresa.

Dodge Brothers Motor Company foi fundada em 1913 e estreou seu primeiro automóvel, um carro de turismo de quatro cilindros, em 1914.

A empresa vendeu quase 250 desses veículos durante o seu primeiro ano e 45.000 no ano seguinte, de acordo com Chrysler.com.

Três anos mais tarde, a Dodge acrescentou caminhões para o seu repertório.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa forneceu veículos e peças para os militares dos EUA.

Em janeiro de 1920, em Nova York participavam de uma exposição de automóveis, os irmãos ficaram doente com gripe e pneumonia.

John Dodge morreu após um mês, enquanto Horace faleceu mais tarde no mesmo ano, em 10 de dezembro.

Em 1925, as viúvas dos irmãos venderam o Dodge Brothers Company para um banco de investimento por 146 milhões dólar.

Em 1928, Walter Chrysler, fundador da Chrysler Corporation, comprou a empresa de Dodge por US $ 170 milhões.

História da Dodge
Horace Dodge

História da Dodge
John Dodge

História da Dodge
Irmãos Dodge

História

Dodge é uma marca de automóveis, de 1914-1927 eles colocaram a empresa em nome dos irmãos do Dodge Motor Vehicle Company.

Evasiva Chrysler adquiriu a empresa em 1928, 1998 Dodge fundiu-se com o resto da subsidiária da Chrysler com a Daimler-Benz para formar a DaimlerChrysler.

DaimlerChrysler, incluindo Dodge, foi vendida a uma empresa privada, em 2007, e agora opera sob o nome Chrysler Holding LLC e em 2009 foi adquirida pelo fabricante italiano Fiat em 33%, apesar de considerar a compra de mais da empresa no futuro e Ram caminhões fizeram a sua própria divisão para a parte de camioetas e veículos pesados, embora ainda no grupo.

Em 1901, John Francis Dodge e Horace Elgin Dodge mudou sua fábrica Irmãos de bicicleta & Machine Factory para Detroit (Michigan, EUA) a partir de Windsor (Ontario, Canadá), onde construíram peças para automóveis.

Seus rolamentos e outras peças estavam na demanda com a indústria automóvel cedo e ajudou a projetar peças de motor para carros Oldsmobile iniciais.

Em 1902, o Dodge Brothers foram abordados por Henry Ford, que estava à procura de ajuda no financiamento de sua própria empresa automobilística. Eles ajudaram o início da Ford Motor Company, bem como fabricação de peças para o início de Ford, consigiendo benefício mútuo tanto Ford e Dodge Brothers.

Já em 1913, quase todas as peças de Ford (chassis, suspensão, freios, motores, transmissões, etc.) foram construídos pela Dodge.

Em 1914, o Dodge Brothers começou sua própria empresa de automóveis, que eles batizaram a Dodge Brothers Motor Vehicle Company, a escolha de 50 concessionários, inicialmente, para centenas de aplicações, algumas das quais continuam hoje.

Nesse primeiro ano, a Dodge apresentou o “Old Betsy”, um carro construído para ser confiável e de longa duração.

Naquele ano, a Dodge construiu um total de 249 carros novos.

Em 1917, o Dodge Brothers também começou a construir motores para caminhões, inicialmente para uso do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e do fim da guerra de forma comercial.

História da Dodge
Evasiva Old Betsy

História da Dodge
Evasiva Series 50

Em 1925, o Dodge Brothers Company foi comprado por Dillon, Read & Company por aproximadamente US $ 148 milhões, o que, diz-se, foi a maior transação de dinheiro da história até aquele momento.

Dillon Read, por sua vez vendeu a empresa Dodge para a Chrysler em 31 de julho de 1928.

Logotipo

História da Dodge
O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano.

Fonte: www.history.com

Veja também

História da Tucker

História da Tucker, 48, Carro, Preston, Empresa, Torpedo, Automóveis, Sedan, Motor, Características, Fotos, História da Tucker

Tucker Torpedo

Tucker Torpedo, Carro, História, Preston, Motor, Automóvel, Sedan, Velocidade, Características, Fotos, Tucker Torpedo

Willys Interlagos

Willys Interlagos, Carros, Modelos, História, Brasil, Versão, Velocidade, Motor, Autódromo, Berlineta, Conversível, Willys Interlagos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.