Gurgel Supermini

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Gurgel Supermini foi um carro pequeno produzido no Brasil pela Gurgel entre 1992 e 1994.

Comparado ao seu antecessor Gurgel BR-800, o Supermini teve um acabamento melhor, com melhorias na carroceria e no motor. O motor era naturalmente aspirado, refrigerado a água, 792 cc flat-two.

O combustível era alimentado por um único carburador Brosol H 36. Um carburador Alfa 1 28 estava disponível opcionalmente.

A versão mais potente do carro ganhou válvulas de admissão maiores, aumentando a potência do motor em 4 cavalos de potência – oferecendo assim 36 cv (36 cv) a 5500 rpm.

Seu torque era de 65 N·m (48 lb·ft) a 2500 rpm.

As janelas horizontais também foram substituídas pelas verticais.

Supermini era muito leve, pesando apenas 645 kg (1422 lb). A capacidade do tanque de combustível era de 10,6 galões.

Supermini tinha uma velocidade máxima de 110 km/h (68 mph).

Seu motor longitudinal estava na frente, apesar de ter tração traseira. Tinha um manual de 4 velocidades.

Apesar de seu tamanho, o Supermini era um quatro lugares (com duas portas, fornecido). Ele veio apenas em uma versão hatchback (carrossel).

Seu pico de produção foi nos primeiros meses de 1992, antes da falência da fábrica.

Gurgel não foi capaz de competir em um mercado aberto.

Gurgel Supermini – Carro


Gurgel Supermini

Gurgel BR-Supermini é a evolução do Gurgel BR-800, ele foi a resposta da Gurgel aos novos 1.0 da concorrência.

Seguindo a mesma proposta de seu antecessor, é um carro exclusivamente urbano compacto e econômico, as maiores diferenças estão no desenho mais moderno, acabamento e potência.

Diferentemente do BR-800 o Supermini não é 100% brasileiro, o câmbio é argentino.

Em relação ao seu desenho, ele ganhou algumas curvas que fizeram sua aparência melhorar, agora com um acabamento de melhor qualidade como o painel mais bem desenhado, bancos altos e melhores, interior todo acarpetado e o entreeixos 10 cm maior.

A versão SL (a mais comum) contava com equipamentos como conta-giros, relógio analógico, toca-fitas com antena no teto, brake-light, repetidores de pisca no teto, banco traseiro bi-partido e outros, enquanto seus concorrentes na faixa dos 1.0 sequer ofereciam retrovisor do lado direito ou encostos de cabeça.

Em relação à parte mecânica o motor continua praticamente o mesmo (Gurgel enertron), só que evoluções mecânicas fizeram o consumo diminuir e a potência aumentar para 36CV, mantendo a tração traseira mas utilizando um novo câmbio. Porém, mesmo com todos estes avanços técnicos, a concorrência possuia um veículo mais potente, espaçoso, e confortável(mesmo com ausência de itens de requinte como os do Supermini).

“Mas, como todo brasileiro só pensa no motor, seja qual for o carro”, com o mesmo motor do BR-800, o supermini não atendia a esse desejo brasileiro do carro potente, por isso não obteve o sucesso esperado, gerando grande queda nas vendas.

Sua carroceria era em plástico de engenharia, a parte frontal de seu chassi tem um sistema chamado de fusível, em caso de colisão ela se deforma para absorver o impacto.

Supermini se manteve em fabricação até o fim de 1994, chegando a ser vendidas algumas unidades em 1995 com denominação ano/modelo 1995/1995, após isso a gurgel motores S/A acabou por falir.

Gurgel Supermini

Ficha Técnica:

Gurgel Supermini
Gurgel Supermini

Construtor: Gurgel Motores S/A
Produção: 
1992-1995
Antecessor: Gurgel BR-800
Sucessor: Gurgel Delta
Classe: Urbano
Comprimento (mm): 
3.195 mm
Largura (mm): 1.500 mm
Altura (mm): 1.468 mm
Peso bruto (kg): 645 Kg
Consumo: 19 km/l em estrada
Tipo de Carroceria: 
Hatchback
Motor: Gurgel enertron
Direção: 
Mecânica, tipo pinhão e cremalheira
Velocidade máxima: 
120 km/h
Aceleração (0-100km/h): 34,63 segundos
Suspensão dianteira: 
Independente, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos de dupla ação, geometricamente progressiva.
Suspensão traseira: Sistema “Leaf Coil” – 
conjuga a ação das lâminas paralelas à ação das molas helicoidais e amortecedores. As lâminas paralelas de aço, além de absorverem o torque do diferencial, trabalham também como um sistema estabilizador (Patente Gurgel).

Fonte: www.infocefet.hpg.ig.com.br/www.gurgel800.com.br/geocities.com

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