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Puma GTS

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Em 1973, com pequenas alterações na carroceria, a Puma adota a denominação GTS para seu conversível, deixando o nome GTE Spyder.

Por algum tempo ainda foi chamado pelo público de GTS Spyder, para por fim, consolidar o nome GTS para o modelo conversível.

Em meados de 1976, com adoção do chassis de Brasília no GTE, a Puma muda também no GTS.

Agora com novo chassis mais largo o desenho da carroceria acentua a impressão da traseira caída. Logo é apelidado de bunda caída.

As vendas desse modelo não subiram na mesma proporção do modelo GTE recém lançado.

Puma GTS – Modelo

O modelo Puma GTS pertence à classe de conversíveis esportivos.

Representa o segmento de mercado “S (carros esportivos)”.

O carro foi oferecido com formas de carroceria conversíveis entre os anos de 1973 e 1980.

Puma GTS
Puma GTS

Puma GTS
Puma GTS

Uma grande mudança (“face lift”) durante um modelo ocorreu em 1976.

Os carros foram equipados com uma gama de motores de 1584 – 1796 cc (97 – 110,2 cui) de cilindrada, fornecendo 51,5 – 66 kW (70 – 90 PS, 69 – 89 hp) de potência.

O Puma GTS também está intimamente relacionado à construção com o PUMA GTE.

Puma – Carros Esportivos

Puma é uma fabricante de carros esportivos com sede na África do Sul. A empresa construiu principalmente carros esportivos usando motores DKW, Volkswagen e General Motor.

Alguns dos carros mais notáveis produzidos pela empresa foram o Puma GT 1967 (com motor DKW), o Puma GTS 1979 (usa um motor VW) e o Puma AM4 1989, que foi o último carro esportivo fabricado pela empresa.

Em 1971, é iniciada a produção da linha GTS/GTE (o GTS um roadster e o GTE um cupê). Era o “Puminha”, sem dúvida, dentre todos os carros criados por brasileiros com capital nacional, este foi o de maior sucesso.

Puma GTS

Além da capota de lona, era oferecida uma rígida, sem sucesso.

Durante os 14 anos de importações fechadas, de 1976 a 1990, os chamados “fora-de-série” foram uma válida opção para os brasileiros que queriam algo diferente, especial, como um pequeno conversível.

E o Puma foi o mais expressivo deles em termos de volume de vendas.

Puma Conversível GTS dos anos 70

Puma Conversível GTS 1979

Puma GTS 1980 conta com diversos itens originais, como volante, painel, bancos, lanternas traseiras com pisca vermelho e borda pintada de preto, todos os emblemas e frisos pintados de preto (característica exclusiva dos carros de 1980), repetidor de pisca lateral (também  exclusivo do 1980), instrumentos (velocímetro, conta-giros, marcadores de combustível, de temperatura e pressão do óleo) e maçanetas.

Puma GTS

O motor é o conhecido 1.600 da Volkswagen, arrefecido a ar, com carburação dupla.

As rodas originais “Gaúchas” de 14 pol e até o rádio/toca-fitas Roadstar da época.

Os únicos itens não originais são o pomo de câmbio (de Passat TS) e o console central, que foi colocado para dar sustentação ao painel.

O Puma é bastante divertido de dirigir, pois é relativamente baixo e tem ótima estabilidade, além do fato de ter tração traseira, que dá aquela ótima sensação de o motorista ser empurrado pelo carro.

Ficha Técnica:

Marca: Puma
Modelo: GTS 
1600
Motor: 1.6
Potência: 
70 CV
Câmbio: 
Manual – 4 Velocidades
Tração: 
Traseira
Aceleração 0-100km/h: 
15,1 Segundos
Motor:
 Box VW 1600.
70 CV de força.
De 0 a 100 em 13,5 Segundos.
Combustível:
 Gasolina
Lugares:
 2
Portas
: 2
Porte: 
Compacto
Velocidade máxima: 155 KM/h.
Peso: 730 KG.
Consumo Cidade: 11 KM/L – Estrada 13 KM/L.

Fonte: www.automobile-catalog.com/wj2d.100megsdns.com/www.supercars.net

 

 

 

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