DeLorean DMC-12

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Quem não conhece o nome conhece pelo menos o carro. O DeLorean virou um clássico mesmo com pouco tempo de fabricação (81 e 82) sendo produzidos 9200 unidades.

DeLorean é um carro esportivo, mas sem grandes pretensões pros padrões atuais.

Tem um motor V6 de 2,8 l, fazendo 141 cavalos, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,5 s e alcançando mais de 200 km/h.

Sua carroceria fabricada em aço inox, junto com seu chassi em fibra de carbono elimina a possibilidade de ferrugem. No interior acabamento em couro, nos assentos, portas e painéis, ar condicionado e um sistema estéreo de cassete AM/FM. Vidros elétricos, travas e espelhos eram padrão, assim como um volante basculante/telescópico.

O mercado avalia um DeLorean em bom estado em aproximadamente US$ 30 mil (+- R$ 70 mil)

De Volta para o Futuro

O protagonista de hoje é o astro de “De Volta para o Futuro“, filme de ficção científica de 1985, em que o cientista Dr. Emmett L. Brown monta uma máquina do tempo sobre um De Lorean.

Ele convida seu jovem amigo Marty McFly para ver sua nova experiência e, acidentalmente, acaba viajando no tempo com a máquina.

Um ponto interessante do filme é a expressão de surpresa quando o jovem McFly diz: “Você montou uma máquina do tempo em um De Lorean!”.

E o cientista responde que uma experiência destas tinha que ser feita “em alto estilo”.

DeLorean DMC-12

DMC-12 foi o único modelo produzido pela De Lorean, a fábrica fundada pelo talentoso John De Lorean, depois de deixar uma ascensão meteórica nas divisões Pontiac e Chevrolet da GM.

Desde o início, De Lorean já havia decidido sobre dois aspectos que seriam as maiores marcas deste carro único: suas portas abririam no estilo “asas de gaivota” (para cima) e sua carroceria seria toda em aço inoxidável. Note na foto que o carro não tem pintura, ficando exposto o aço inox escovado.

Para o design, De Lorean acertou na escolha do mestre Giorgetto Giugiaro, que já desenhou mitos como De Tomaso Mangusta, Maserati Ghibli e Lotus Esprit.

O chassi era fornecido pela Lotus, que auxiliou De Lorean na fabricação do carro em série. O motor era um V6 de 2.8 litros produzido em conjunto pela Peugeot-Renault-Volvo, que não conferia um desempenho brilhante para o DMC-12.

Originalmente concebido com uma saída de 200 cavalos de potência, os controles de emissão e as restrições reduzem a potência para 130 cavalos de potência. Com tempos de 0 a 60 mph em 8,8 segundos, não era particularmente rápido, e os proprietários reclamaram de problemas de manuseio do motor traseiro.

O Nome DMC-12

DeLorean DMC-12

O nome do modelo DMC-12 surgiu de seu preço original projetado de US$ 12.000. Isso foi em 1978. Em 1981, a inflação, as altas taxas de juros e uma queda no valor do dólar elevaram o preço de varejo do DeLorean para US$ 25.000.

DeLorean DMC-12 – Carro

O co-produtor Bob Gale e o diretor Robert Zemeckis pensaram muito como seria a máquina do tempo. “Nos primeiros esboços do roteiro, nós fizemos uma máquina do tempo que não era móvel, apenas uma grande quantidade de equipamento num laboratório que ocupava uma sala inteira”, disse Gale. Mais tarde, pensaram na possibilidade da máquina ser uma geladeira, mas essa idéia também foi descartada.

“As portas asa-de-gaivota do DeLorean foram uma idéia muito boa. Ele parecia um espaçonave. Há uma cena onde o DeLorean entra num celeiro e um fazendeiro dos anos 50 pensa que é uma espaçonave”, disse Gale. “Era importante criar a ilusão de que o carro se movia rápido e era perigoso”, mas tinha que haver algo de excêntrico nele”, disse Zemeckis. O artista Ron Cobb, cujos trabalhos incluem “Alien – O oitavo passageiro”, fez o primeiro desenho da máquina do tempo, incorporando um reator nuclear portátil na parte traseira.

A máquina, claro, precisa de uma grande quantidade de energia e um “capacitor de fluxo temporal”, para receber a energia do reator(em De Volta Para o Futuro II o reator é trocado pelo Mr. Fusion) e impulsionar o carro através do tempo. Havia também mostradores digitais no cockpit, além de fios, espirais e tubos por toda parte. Andy Probert, mais tarde, refinou o design da máquina.

DeLorean DMC-12

Probert rearranjou alguns elementos na parte traseira do carro, incluindo os exaustores, que servem para ventilar o reator. Inicialmente, havia um exaustor(cano de escapamento), mas Zemeckis, Gale e o designer acharam que quatro exaustores davam um visual mais dramático, além de fazer o reator parecer mais poderoso.

Gale e o produtor Neil Canton mandaram sua equipe procurar nos anúncios classificados por três DeLoreans em boas condições. Comprados por um total de mais ou menos US$ 50.000, os três carros foram transformados pelo especialista em efeitos especiais Kevin Pike(que também ajudou nos efeitos especiais dos filmes de Spielberg, incluindo “Os Caçadores da Arca Perdida”), da Kevin Pike’s Filmtric Inc., em Hollywood.

Nesse momento, os produtores resolveram, para manter os custos baixos(o preço final da compra e transformação dos carros era de US$ 150.000) e para garantir o visual “feito-em-casa” da máquina, não mandar fazer peças especialmente para o DeLorean.

O designer de produção Larry Paull, que trabalhou em Blade Runner e o coordenador de modificação do DeLorean Michael Scheffe, vasculharam depósitos de sobras de materiais militares e de indústrias em geral, procurando por tubos, medidores, espirais e quaisquer estruturas que refletissem o que estava nos desenhos de produção.

Dois carros funcionavam, o terceiro era mantido parado para tomadas em close, inserções e para fornecer peças caso os outros dois tivessem problemas.

O primeiro passo da equipe de efeitos especiais foi remover a janela traseira do carro para construir o reator nuclear sobre a pesada cobertura de plástico que foi colocada sobre o motor de cada carro.

Duas estruturas tinham que ser construidas: o sistema do reator e central de energia imaginários e os sistemas reais dos efeitos especiais. Três mostradores digitais foram construidos, juntamente com válvulas, medidores, botões e mecanismos, incluindo os “circuitos do tempo”, acionados por uma chave localizada ao lado do assento do motorista.

Apesar do velocímetro original ser mantido, foi adicionado um digital para enfatizar um ponto importante da história: DeLorean tem que atingir 88milhas/h (+ou- 130km/h) para que o capacitor se ative e haja a remoção temporal. Como foram adicionados, por trás do reator nuclear, os exaustores ao carro, a equipe de Pike redirecionou o sistema de escapamento original do carro para ficar acima das rodas traseiras.

Dois extintores com CO2 foram instalados no lado do passageiro e o gás era levado até os exaustores, onde um mecanismo especial expelia o gás, simulando a exaustão de um reator nuclear.

Lança-chamas foram presos ao lado de cada roda, sendo acionados por um ignidor de alta-voltagem controlado por alguém da equipe de efeitos especiais que ficava escondido sob o banco do passageiro.

Contudo o carro tinha que estar andando a 40milhas/h (+ou- 60 km/h) para que os lança-chamas fossem ativados, ou o perigo do fogo atingir o carro seria muito grande.

O motor do carro, perfeitamente capaz de alcançar 88 milhas/h, não foi modificado.

História Essencial do DMC DeLorean

Não estamos nos aprofundando na história curta e fantasticamente escandalosa da DeLorean Motor Company – se você está faminto por esse conto de sucesso, há muitos, muitos artigos, livros, shows e filmes aprofundados sobre John Z. A ascensão meteórica de DeLorean às alturas da indústria automotiva e seu subsequente pouso forçado após uma polêmica armação de tráfico de drogas.

É uma história fantástica, mas estamos aqui para falar sobre a cunha de aço inoxidável em forma de asa de gaivota que estava no centro de todo esse alvoroço.

O desenvolvimento do DeLorean começou em meados da década de 1970, com o primeiro protótipo aparecendo em 1976 e os primeiros carros de produção em 1980 após uma série de problemas de desenvolvimento. Foi realmente um esforço internacional; O designer superstar italiano Giorgetto Giugiaro escreveu a carroceria, enquanto a DMC buscou conhecimentos de engenharia do fundador da Lotus e lenda do automobilismo Colin Chapman. A potência veio do Peugeot-Renault-Volvo (PRV) V-6 montado na parte traseira, tornando-o um carro americano de engenharia britânica, projetado na Itália, construído na Irlanda com um coração franco-sueco alimentando a coisa toda.

Imediatamente, o DeLorean se estabeleceu como um dos carros esteticamente mais distintos do mercado. Com exceção de cinco exemplares banhados a ouro, cada DeLorean deixou a fábrica sem pintura ou acabamento de qualquer tipo, em vez de usar orgulhosamente seus painéis de corpo de aço inoxidável bruto.

O acabamento prateado fosco deu uma aparência marcante e foi uma característica definidora – além disso, pequenos arranhões podem ser polidos com lixa. O Mercedes-Benz 300SL de meados do século tornou as portas asas de gaivota famosas, mas o DeLorean e seu status subsequente como um ícone de Hollywood cimentaram essas portas com dobradiças para cima como uma característica definidora do DeLorean.

Então, estilisticamente, o DeLorean era um tour-de-force (passeio de força), mas mecanicamente, era tão plano quanto seu perfil lateral. Esse PRV V-6 de 2,8 litros empurrou 130 cavalos de potência e 153 de torque, apenas o suficiente para embaralhar o carro de 2.700 libras a 60 mph em cerca de nove segundos quando equipado com a transmissão manual de cinco marchas; a ação levou cerca de 11 segundos com o automático de três velocidades.

Os donos do DeLorean teriam feito bem em deixar o restaurante depois que todos os Lamborghini Countachs foram para evitar serem pegos em um semáforo ao lado de um. A velocidade máxima era de 109 mph baixo para o fator de forma.

Em outubro de 1982, depois que o DeLorean ultrapassou amplamente sua meta de preço inicial de US$ 12.000 em mais que o dobro e uma série de questões legais de alto perfil apresentaram reveses, a DeLorean Motor Company faliu. O DeLorean teve apenas dois anos de produção, com apenas 9.000 carros construídos antes do fechamento definitivo da fábrica.

Parecia que o DeLorean selvagem estava destinado a ser uma nota de rodapé estranha e bastante triste nos anais da história automotiva, mas seu papel de protagonista no filme de 1985.

De Volta para o Futuro imediatamente elevou o carro extinto ao status de ícone, daí em diante inextricavelmente entrelaçado com o filme popular. trilogia.

Em 1995, uma empresa sediada no Texas comprou os direitos sobre o nome e boa parte das peças e ferramentas da DMC. Depois de anos como o local para manutenção, restauração e reforma dos DeLoreans, a atual encarnação da DMC anunciou planos para produção limitada e em pequenos lotes de todos os novos DeLoreans por meio da Lei de Fabricantes de Veículos Motorizados de Baixo Volume.

Destaques do DMC DeLorean

Abordado estritamente como um carro e removido de seu contexto cultural Back to the Future, o DeLorean é, fundamentalmente, um carro bastante comum com estilo selvagem e uma história de concepção ainda mais selvagem. Não é particularmente bom de dirigir, mesmo para os padrões da época, nem é fabulosamente raro. Se você é um dos muitos entusiastas interessados na propriedade do DeLorean, é muito provável que seja inteiramente o resultado da nostalgia.

Quer você o compre como uma peça de conversa, uma escultura de garagem rolante ou um cruzador de carros e café, provavelmente já sabe no que está se metendo. Aprecie-o pelo que é e não espere nada mais do que sua beleza impressionante e portas ridiculamente legais. No entanto, se você não é um purista, existe um catálogo estabelecido de atualizações e trocas de motor que podem transformar seu cruzador casual em algo que vai tão rápido quanto parece.

Fonte: historiasobrerodas.com/br.geocities.com/classic-car-history.com/www.motortrend.com

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