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Ferrari Dino

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A marca “Dino” foi criada para comercializar um preço mais baixo os carro esportivo.

O nome “Dino” homenageia o filho do falecido fundador, Alfredo “Dino” Ferrari.

Dino 246 GT foi uma evolução do Dino 206 GT, com um motor V6 maior e uma distância entre eixos alongada em 60 mm.

Além do mais corpo, o design era praticamente idêntico, com apenas uma tampa do motor mais longa e uma tampa de combustível reposicionado.

O carro provou ser um grande sucesso comercial, e três séries foram produzidas durante sua vida útil.

Quando a produção parou em 1973-4 procura ainda era grande.

Mais ou menos na hora em que o Dino 206 GT deu lugar ao seu sucessor, o 246 GT, durante 1969, Enzo Ferrari foi chegar a um acordo com Gianni Agnelli da Fiat para assumir o lado do carro de produção da empresa Ferrari.

Neste momento Enzo Ferrari era já mais de 70 anos de idade, e para além de assegurar o futuro a longo prazo do negócio de carro de produção, é libertado de responsabilidades cotidianas dele, e deu-lhe mais tempo para se dedicar ao seu primeiro amor, o departamento de competição.


Ferrari Dino 206 GT

Quando falamos em Ferrari logo lembramos de motores V12, V10 e V8, mas você sabia que a Ferrari já teve modelos V6?

Pois é, durante o final dos anos 60 e boa parte dos anos 70 a Ferrari produziu uma linha de V6 que entrou para história, a Linha Dino!

Dino Ferrari foi o primeiro filho de Enzo Ferrari, que faleceu ainda jovem de distrofia muscular, mas que tinha em seu DNA as corridas de automóveis! Durante sua curta vida, Dino foi o “pai” do motor V6 da Ferrari, e quando do lançamento da Linha, foi batizada em sua homenagem.

Obviamente que além das questões sentimentais de Enzo em batizar uma linha de carros com o nome de seu filho, havia questões comerciais e estratégicas, tanto Enzo como os executivos da FIAT não tinham certeza se um motor V6 seria uma boa idéia, a Ferrari tinha como “marca registrada” os motores V12 e, no máximo havia chegado aos V8, lançar um modelo V6 poderia conquistar uma série de clientes, que buscavam ter uma Ferrari mas a um custo menor, mas por outro lado, poderia “queimar” a marca, pois o carro não teria a potência característica de uma Ferrari V12.

A saída foi lançar uma linha “alternativa” de automóveis com a marca Dino, ou seja, era um carro Ferrari, mas que não fazia parte da linha principal, tanto que a marca Ferrari estava presente somente na tampa do motor e no volante, assim tentavam criar uma nova marca “separada” suficientemente para evitar vínculos maiores.


Ferrari Dino 206 GT

Os temores foram infundados, e a Linha Dino foi um sucesso!

Nesta matéria vamos apresentar o 1º modelo Dino, a 206 GT!

A Ferrari Dino 206 GT foi lançada em 1968, com o objetivo de disputar mercado com o Porsche 911 (Enzo acreditava ser muito caro disputar este mercado com um V12), tinha um design tipicamente italiano feito por Pininfarina e era equipado com o motor V6 idealizado por Dino.

O motor era um V6 de 2 Litros, que tinha 180 HP a 8000 rpm e 1986.60 cc, freios a disco, suspensão independentes, câmbio de 6 marchas, e chegava até 235 Km/h.

Seu interior era simples, como os demais modelos da Ferrari nesta época.

Foram produzidos 152 unidades da Dino 206 GT até 1969, quando foi substituída pelo mais famoso de seus modelos, a 246 GT.

Baseado neste modelo, Pininfarina apresentou um belíssimo protótipo, a Dino 206 Competizione, que não foi produzida comercialmente.


Ferrari Dino 206 GT Competizione

Ferrari Dino – Modelos

Em 1967, a Ferrari resolveu lançar uma linha de modelos mais acessíveis, equipado com motor 2.0 V6, ao invés do tradicional V12.

Para não macular a imagem da marca, o carro foi batizado de Dino 206 GT (uma homenagem de Enzo Ferrari ao seu filho falecido).

A segunda versão dessa Ferrari, a 246 GT, era equipada com motor 2.4 de 6 cilindros.

Pininfarina fez um belíssimo trabalho ao dobrar as pontas do vidro traseiro, parecendo que ele se funde aos vidros laterais.

Novo Ferrari Dino

Dino clássico foi construído de 1968 a 1976 e foi batizado em homenagem ao filho de Enzo, Alfredino Dino Ferraro, que morreu em 1956, aos 24 anos, de distrofia muscular.

Enquanto aquele modelo tinha um motor V6 logo atrás do motorista, o novo será equipado com um V8 de pouco mais de 400 cv.

A Ferrari deve dar início à linha com um cupê, mas o Spider deve seguir pouco tempo depois. Há uma grande possibilidade de que o desenho venha da Pininfarina, com a ajuda do ex-chefe de design da Ferrari Frank Stephenson, que hoje comanda o Centro Stile, da Fiat.

O preço do Dino (que talvez nem se chame deste modo, mas é assim que ele vem sendo tratado pela imprensa mundial), na Europa, deve ficar em torno de 100 mil a 110 mil.

Fontes indicam que será possível vender até 4.000 Dino anualmente assim que a produção do carro for aprovada.

Vendas neste nível imediatamente dobrariam a produção anual da Ferrari e dariam à empresa um mercado completamente novo.

Rumores dão conta de que o Dino será fabricado pela Maserati, em Modena, uma cidade muito importante para a história da Ferrari, uma vez que é o local onde seu fundador, Enzo Ferrari, nasceu. Não é isso, entretanto, que levou a marca a delegar a produção do novo carro à sua controlada, mas sim os volumes que a Ferrari espera atingir com o novo modelo.

Apesar de a marca italiana ainda se esforçar em negar o projeto, pode-se esperar por ele nas ruas em 2009. Uma prévia do carro, ou até sua versão final de produção em série, deve ser mostrada no Salão de Paris deste ano.

Ferrari Dino – História

Em meados da década de 1960, a era do carro de desempenho com motor central estava bem e verdadeiramente sobre nós.

O auge do automobilismo, a Fórmula 1, mudou universalmente para um formato de motor central e a era dos carros de corrida esportivos com motor dianteiro dominante estava chegando ao fim.

O fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, vendeu carros de estrada para manter suas operações de corrida financiadas e, embora a marca tenha mudado para layouts de motor central em suas máquinas de corrida, seus carros de estrada ainda eram projetos de motor dianteiro.

Enzo temia que o tipo de pessoa que comprava seus carros de rua não possuísse a capacidade de dirigir um carro de motor central com segurança.

Ferrari Dino: Por que o V-6?

Ainda assim, os concorrentes da Ferrari estavam mudando rapidamente para máquinas de motor central, sendo o mais popular ainda o Lamborghini Miura com seu V-12 montado no meio.

O designer Sergio Pininfarina apresentou a Enzo esboços que ele havia feito de um pequeno carro esportivo de motor central que ele achava que Enzo deveria construir.

Segundo a história, Enzo cedeu e concordou em construir o carro, mas apenas se tivesse um motor relativamente pequeno e menos potente para que seus clientes não tivessem muitos problemas.

Para alimentar este carro, Enzo escolheu um projeto de motor V-6 que seu filho Alfredo (Dino, abreviado) ajudou a desenvolver para corridas com o engenheiro líder Vittorio Jano.

O motor foi um sucesso, dando à Ferrari um campeonato de Fórmula 1 em 1958 e mais tarde passou a ser usado em sensuais e curvilíneos pilotos esportivos sob o nome “Dino” – uma homenagem de Enzo a seu falecido filho, que morreu em 1956 de efeitos da distrofia muscular. Esta escolha de motor para os carros de estrada Dino foi novamente uma decisão de automobilismo – a Ferrari precisava produzir em massa um motor de 2,0 litros para homologação na série de Fórmula 2.

Sem a facilidade para construir tantos motores, a Ferrari chamou a Fiat para fundir e montar o V-6 de 2,0 litros em uma parceria que permitiu à Fiat produzir sua própria linha de carros de estrada Fiat Dino com motor dianteiro.

Ferrari Dino 206 GT: Não é uma Ferrari de verdade?

Folhetos para o Dino chamavam o carro de “…pequeno, rápido, seguro… quase uma Ferrari.” Apesar de Enzo abençoar os carros de F1 com motor Dino com o emblema da Ferrari, ele escolheu fazer da Dino uma submarca da Ferrari, permitindo que apenas carros de estrada equipados com V-12 ostentassem um cavalo empinado em seus capôs. O Dino 206 GT nasceu para 1968, com um V-6 todo em alumínio de 2,0 litros montado no meio, produzindo 180 cavalos de potência e emparelhado com uma transmissão manual de cinco velocidades.

Os assentos eram estritamente para duas pessoas e pequenos baús na frente e atrás do motor permitiam a bagagem de um fim de semana. Os Dino 206 GTs eram apenas cupês e tinham carroceria toda em liga, rodas Cromodora imitadas e uma tampa de abastecimento de combustível de liga exposta. 206 representava 2,0 litros, seis cilindros.

Ferrari Dino 246 GT, GTS, Targa

Apenas 152 modelos Dino 206 GT foram construídos antes que a Ferrari decidisse aumentar o deslocamento do motor para 2,4 litros, criando o 246 GT para o ano modelo de 1970.

Enquanto a transmissão manual de cinco velocidades foi mantida, houve muitas mudanças, incluindo uma mudança para aço para a maioria da carroceria e extremidade inferior do motor (um aceno para a eficiência de custo e produção), um pequeno alongamento da distância entre eixos para manuseio mais estável e o introdução em 1972 de um modelo GTS com um painel de teto removível estilo Targa. A potência foi aumentada para cerca de 195 e o torque também foi melhorado com a maior capacidade do motor.

Antes da produção terminar para o ano modelo de 1974, cerca de 2.295 GTs e 1.274 modelos GTS foram construídos. Isso pode não parecer muitos carros (pouco mais de 3.700 no total, incluindo os 206 modelos GT), mas, neste momento, era o maior número de carros que a Ferrari já havia construído de qualquer modelo.

A montagem manual de todos os Dinos foi feita pela Ferrari em Modena nas mesmas linhas de produção dos carros V-12.

Ferrari Dino 308 GT/4

Ferrari Dino 308 GT/4

Ferrari começou a produção do carro esportivo 308 GT/4 com motor central 2+2 estilo Bertone em 1974, inicialmente como uma continuação da linha Dino, mas isso durou apenas alguns anos antes de abandonar o emblema Dino e incorporar esses cilindros médios de oito cilindros. carros com motor como modelos da Ferrari, provavelmente uma admissão de que o emblema da Ferrari vendeu mais carros. A linhagem iniciada pela linha Dino continua hoje com os carros com motor central V-8 da Ferrari, incluindo o F8 Tributo.

Destaques do Ferrari Dino

Quando o Dino original foi lançado, era mais barato do que outros modelos da Ferrari que foram identificados como tal. Junto com a crise do gás da década de 1970, que fez os preços dos carros exóticos despencarem, muitos dinossauros definharam em lotes de carros usados a preços relativamente baratos por anos, enquanto um debate se alastrava simultaneamente sobre se o carro era uma verdadeira Ferrari ou algo menos especial. Da fábrica, o único lugar em que o nome Ferrari aparecia era na etiqueta de construção exigida por lei no batente da porta, mas muitos proprietários autoconscientes (e concessionárias que procuravam vender carros) adicionaram emblemas incorretos da Ferrari ao exterior. Hoje, os dinossauros produzidos pela Ferrari são considerados pela grande maioria dos entusiastas como Ferraris, com preços de seis dígitos a condizer.

Eles estão entre os últimos Ferraris da “Era Enzo”, ou seja, os dias antes de Enzo vender parte de seus negócios para a Fiat.

Ficha Técnica:

Motor: 2.4, 6 cilindros em V, 12 válvulas (2 por cilindro), três carburadores duplos, gasolina
Cilindrada: 
2.418 cm³
Potência: 
195 cv a 7.600 rpm
Potência Específica: 
81,2 cv/litro
Torque: 
23 kgfm a 5.500 rpm
Comprimento: 
4.200 mm
Peso: 
1.080 kg
Largura: 
1.700 mm
Altura: 
1.115 mm
Tração: 
Traseira
Freios: 
Discos ventilados nas quatro rodas
Câmbio: 
Manual de 5 marchas
Velocidade Máxima: 
240 km/h
Aceleração: 
7,5 segundos

Fonte: troisdiecast.spaces.live.com/br.geocities.com/www.webmotors.com.br/www.motortrend.com

 

 

 

 

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