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História da Cord

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Muitas das marcas automobilísticas americanas da década de 30 inovaram lançando tendências que mudariam a história para sempre.

Mas com certeza uma delas em especial sobressaiu mais que as outras. Sim, estou falando da Cord.

Errett Loban Cord nasceu em 1894, justamente quando o carro a motor estava surgindo.

De vendedor de automóveis se tornou um dos mais importantes fabricantes da América.

Aos 31 anos já era milionário.

Em 1924 ele conseguiu recuperar a falida Auburn.

Quando, em 1929, lançou o primeiro carro com o seu nome, o Cord L-29, já possuía a Lycoming, fábrica de motores, a Limousine Body Company of Kalamazoo, de carrocerias, a Duesenberg Motors Company, de carros de luxo. Era dono até de uma fábrica de aviões, a Stinson.

Cord L-29 foi lançado no New York Motor Show, causando furor. Foi o primeiro automóvel americano a ter tração dianteira. Infelizmente foi lançado na hora errada, dois meses antes do crack a bolsa de Nova York. O resultado foi a queda da procura por carros luxuosos.

Cord pensava em vender 10.000 carros por ano, mas quando a produção do L-29 parou, em 1932, apenas 5.010 haviam sido construídos.

Os caríssimos Duesenbergs também não eram fáceis de serem vendidos, apesar de muito procurados por astros como Clark Gable, que possuía dois, Gary Cooper e Carole Lombard.

História da CordCord L-29 Sedan, 1929

História da Cord
Cord 810 Westchester Sedan, 1936

Em 1936 a Cord lançou o modelo 812, basicamente igual aos 810, mas que tinha como novidade um compressor centrífugo Schiwitzer-Cummins, facilmente reconhecido por seus exaustores cromados, que saiam dos lados do capô.

Tinha ainda faróis escamoteáveis, com comando manual, câmbio elétrico e um estepe que ficava atrás do banco do motorista.

História da CordCord 812 Phaeton, 1937

Em 1933 a Auburn deu um prejuízo de mais de 2 milhões de dólares. Mas Cord não desistiu, imaginava um novo modelo, tão excepcional e chamativo que cada americano rico iria querer ter o seu. Seria o Cord 810.

História da CordCord 810 Phaeton, 1936

Lançado em 1935, tinha, é claro, a tração dianteira mas agora possuía um motor V8 Lycoming, com válvulas laterais, ligado diretamente ao câmbio e à transmissão.Tinha quatro marchas e alcançava 120 hp, em versão Sedan, Phaeton ou Sportsman.

Gordon Buehrig desenhou a carroceria, que era tão bonita e excepcional, que ele recebeu um prêmio do Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1952.

O painel era sofisticado, tendo até marcador da pressão de óleo e contagiros.

Em 1937, depois de um total de 3.200 carros produzidos, dos modelos 810 e 812, a fábrica foi fechada, mas a marca se tornou imortal.Ainda hoje réplicas são construídas.

Seus automóveis eram muito sofisticados e avançados para a época, o que acabou chocando o mercado conservador americano.

No Brasil são encontrados cinco exemplares: dois L-29, um Cabriolet e um Sedan, ambos de 1929, um 812 Sportsman, de 1937 que foi da Carmen Miranda, um 812 Phaeton de 1937 e um Westchester Sedan de 1937.

Cord 810, 812

Uma vez mais nos encontramos diante de uma lenda do automobilismo, desta vez nos adentramos na história do Cord 812 e sua audácia na introdução da tração dianteira, como a razão de ser dos seus carros, uma jogada que marcou toda uma geração de automóveis.

Mas antes de começar esta nova viagem no tempo, esclarecemos que o grande objetivo de estes artigos voltados à história dos autos antigos e clássicos é montar uma verdadeira biblioteca de informações, onde nossos leitores poderão encontrar breves relatos da criação de estes incríveis automóveis que ainda hoje seguem entre nós, além de proporcionar distração e informação pontual.

O caso “Cord 810 y 812″?

Cord 810 do ano 1936 e o 812 do ano 1937 foram dois dos automóveis mais vistosos e de desenho mais refinado da sua época. Não havia carro igual na estrada, graças a sua dianteira em forma de ataúde, sua exclusiva gradezinha e seus faróis automáticos.

Cord foi criada como uma sociedade financeira por Erret Loban Cord, em 1929, para coordenar seus múltiples interesses no mundo automobilístico e, oportunamente, utilizou seu sobrenome como marca dos automóveis que produzia.

Da Cord Corporation, dependiam a Auburn Automobiles Co., a Lycoming Motors (uma das mais importantes dos E.U.A), a Limousine Body de Kalamazoo (fábrica de carrocerias ao serviço de todo o grupo, que mais tarde se incorporou à Union City Body Co., como marca Le Grande), a fábrica de aviões Stinson e a Duesenberg.

A Grande Depressão se fez evidente e no meio dela, o mercado do Duesenberg de alto custo não tinha muita saída e se debilitou.

A idéia inicial era que o Cord 812 fosse um Duesenberg menos custoso, para cumprir este objetivo foi chamado o destacado desenhista Gordon Buehrig.

Gordon com 25 anos de idade, se converteu então no desenhista chefe de Duesenberg, onde se desenhou o modelo J de linha de automóveis de luxo. Incorporou-se à empresa Auburn Automóvel em 1934, e começou com a produção de originais desenhos para o Auburn Speedster e o Cord 810/812, esta última reconhecida por sua originalidade pelo Museu de Arte Moderno em 1951.

Mais tarde, se decidiu que o automóvel desenhado por Gordon seria um Cord em vez de um Duesenberg e que teria tração dianteira, toda uma inovação e uma configuração bastante vanguardista para a época. A primeira versão se chamou 810, seguida rapidamente pelo 812.

Os automóveis Cord eram construídos mediante a montagem de diversos componentes, produzidos nos demais estabelecimentos do grupo, idealizados como uma variação dos Auburn e destinados a um setor superior do mercado, embora muito longe de competir com a elite dos Duesenberg.

O sucesso que obteve no lançamento dos Auburn, devido ao aspecto esportivo que os havia conferido, junto com um preço moderado e a ação da competência, que havia apresentado modelos “anti-Auburn”, estilizados e dotados de motores mais potentes, foram dois fatores que sugeriram a Cord a concepção do novo automóvel.

Dado que a Auburn dispunha de uma gama de veículos adequados para sua difusão a grande escala e a Duesenberg como oficina dedicada à construção de máquinas de competição e motores de avião, não podiam propor se não um modelo de grande complexidade, e de elevado preço, o novo Cord deveria oferecer um aspecto sem competência, com um preço mais próximo aos 1.000 $ ou 1.500 $ dos Auburn, que aos 10.000 $ ou 13.000 $ dos Duesenberg.

O preço inferior aos 3.300$ foi assumido como objetivo a cumprir um compromisso de mercado, alcançado graças as peças fabricadas a grande escala, como o motor Lycoming tipo MD, de 8 cilindros em linha, com válvulas laterais e de quase 5 litros, transformado com poucas modificações na serie FD (Front Drive).

Cord surpreendeu ao mercado e a competência com as qualidades daquele veículo que vendia àquele extraordinário preço.

Os contatos de Cord com o mundo da técnica mais avançada da aviação ajudou favoravelmente a idéia da tração dianteira, que propunham Miller e Ruxton, nos Estados Unidos e Gregoire e Fenaille na Europa entre 1926 e 1927, quando o automóvel ainda devia tomar forma.

A eleição da tração dianteira, não foi ao azar, Cord queria justamente dar uma “razão de ser” à sua nova linha de automóveis.

A importância do Cord 810/812 na cultura automobilística norte americana ficou testemunhada pelos episódios de “revival” realizados nos anos setenta: o cabriolet de série foi novamente proposto a escala reduzida, com carroceria de resina de vidro e mecânica moderna, o que contribuiu a fazer destes Cord ambiciosos objetos de coleção e de desejo.

Infelizmente, a falta de confiança e alguns problemas financeiros na companhia Auburn Automobile, acabaram com o Auburn, o Duesenberg, o Cord e até mesmo com o 812.

No ano 1.936, foram construídas apenas 1.174 unidades do modelo 810, e no ano 1.937 o modelo foi trocado pelos 812 e se construíram 1.146 autos mais.

Para compreender verdadeiramente o que significou o desenho do auto nestes anos, alguns aspectos que se destacavam:

Carroceria de baixo perfil, com pára-choques fechado e grade de desenho horizontal (uma verdadeira novidade).
Transmissão dianteira com uma caixa ponte de quatro velocidades.
Motor V8 com sobre alimentador.
Faróis dianteiros retráteis.
Capota com compartimento de alojamento fechado.

Ficha Técnica:

Comprimento: 4,96 m
Largura: 
1,80 m
Altura:
 1,47 m
Peso:
 1754 kg
Entre eixos: 
3,17 m
Radio de giro: 
6.2 m
Combustível: 
76 lts
Preço (1.936):
 U$S 2.195 (U$S 2.610 com sobre alimentador)

Performance

0-96 km/h: 13,8 seg
Máxima: 
178.3 km/h

Motor

Marca: Lycomin
Fabricante:
 Lycoming Mfc. Co.
Características:
 V8 a 90º, 16 válvulas.
Compressão: 
6.5:1
Capacidade:
 4728 cm3
Potência:
 125 HP a 3.500 RPM (170 HP com sobre alimentador)

Uma breve história do automóvel Cord

O Cord 810 estava 30 anos à frente de seu tempo e é provavelmente o carro mais legal do qual você nunca ouviu falar

Cord 810

E se você descobrisse que havia um carro que estreou na década de 1960 com tração dianteira, um V-8 superalimentado, tubos de escape laterais cromados, faróis ocultos e uma capota conversível desaparecendo?

E se você descobrisse que esse carro de fato foi introduzido não na década de 1960, mas três décadas antes, na década de 1930?

Estamos nos referindo aqui ao cordão revolucionário.

Não, não um Ford – ou um Accord – mas um Cord: possivelmente o carro mais legal que você nunca ouviu falar. E tudo começou há 85 anos, na cidade de Auburn, Indiana, cerca de 140 milhas a nordeste de Indianápolis.

À medida que 1929 se aproximava, as coisas pareciam boas para Errett Lobban Cord e para o império que ele havia criado. O portfólio de sua Cord Corporation incluía automóveis chamativos Auburn, motores Lycoming, aeronaves Stinson, táxis Checker e até mesmo o poderoso Duesenberg entre suas ofertas, mas Cord era um fabricante de automóveis sem uma marca homônima.

Ele corrigiu a situação em junho de 1929 com a introdução do Cord L-29 – o primeiro automóvel com tração dianteira vendido no mercado americano – e que oferecia um estilo dramaticamente diferente.

Um motor Lycoming straight-eight, modificado para acionar um conjunto de transmissão montado na frente, fornecia potência.

Esse layout radicalmente diferente oferecia um rebaixamento sem precedentes e um capô longo, o que permitiu ao designer Alan H. Leamy criar um dos carros mais adoráveis da época.

1930 Cord L-29 Cabriolet

1930 Cord L-29 Cabriolet

O L-29 estava disponível em quatro estilos de carroceria: sedã, brougham (um sedã formal com capota acolchoada, muitas vezes dirigido por um motorista), sedã conversível e cupê conversível.

Embora elogiado por suas qualidades de manuseio, o motor do L-29 estava localizado tão atrás das rodas dianteiras motrizes que sofria de má tração.

Além disso, não foi tão rápido: o Lycoming straight-8 produzia 125 cavalos de potência, mas a velocidade máxima estava nas proximidades de apenas 80 mph.

As vendas iniciais foram rápidas quando o verão de 1929 se transformou em outono, mas no final, o timing foi cruel: o crash da bolsa no final de outubro derramou água fria nas vendas do esportivo L-29.

Ao todo, a Cord vendeu cerca de 5.000 exemplares antes que a produção terminasse em 31 de dezembro de 1931. Os números não eram desastrosos – especialmente para um carro caro lançado às vésperas da Grande Depressão – mas, em última análise, o volume de vendas foi insuficiente para justificar a manutenção do L. -29 em produção.

1937 Cord 812 Cabriolet

1937 Cord 812 Cabriolet

Mais ou menos na mesma época em que a saga do L-29 acontecia, o próximo capítulo da história da Cord estava germinando na General Motors.

Gordon Buehrig era o designer-chefe de carrocerias da Duesenberg desde 1929, mas em 1933, o declínio nas vendas o levou a passar para a General Motors. Lá, para uma competição interna de design, ele criou um sedã aerodinâmico com nariz rombudo, radiadores montados externamente e faróis ocultos. O design ficou em último lugar com o chefe de estilo Harley Earl e outros executivos da GM, mas terminou em primeiro entre os colegas designers concorrentes da Buehrig.

Logo depois disso, o presidente da Duesenberg, Harold Ames, atraiu Buehrig de volta à empresa para que ele desenvolvesse um companheiro de preço mais baixo para o Duesenberg J. Em pouco tempo, no entanto, a ideia do Duesenberg foi lançada e o modelo futurista da Buehrig se tornou o Cord 810 de 1936, um dos clássicos verdadeiramente notáveis da época.

Longo e baixo, o Cord 810 com tração dianteira tinha um radiador convencional, mas mantinha os faróis ocultos da Buehrig e a frente sem corte “nariz de caixão” com barras horizontais envolventes.

Sob o capô havia um Lycoming V-8 de 125 cavalos de potência acoplado a uma caixa de quatro velocidades acionada por um câmbio manual elétrico Bendix.

O interior do 810 era tão ousado quanto o exterior, com um painel de instrumentos inspirado em aeronaves que apresentava um painel de alumínio com motor girado e uma instrumentação iluminada de borda, que usava um corante luminoso aplicado nas bordas do vidro dos mostradores para iluminá-los. Havia manivelas para os faróis em cada extremidade do painel de instrumentos, com o seletor de marchas elétrico Bendix localizado na coluna de direção.

1936 Cord 810 Westchester Sedan

1936 Cord 810 Westchester Sedan

Cord ofereceu o 810 como um sedã, bem como conversíveis de dois e quatro lugares. Por mais bonitos e inovadores que fossem os carros, a empresa não tinha o capital necessário para desenvolvê-los adequadamente e levá-los ao mercado; a meta de produzir 1.000 carros por mês nunca se concretizou. O modelo de 1937, renomeado como 812, mas praticamente idêntico ao 810, adicionou dois sedãs de longa distância entre eixos e um supercharger opcional com escapamentos laterais cromados saindo do capô.

Embora o design se mostrasse atemporal, o tempo se esgotou para Cord. Cerca de 3.000 unidades da série 810/812 foram feitas antes que a produção fosse interrompida em agosto de 1937. Até então, o próprio Cord havia sacado sua propriedade da empresa e se aposentado para a Califórnia.

Antes do final de dezembro, a empresa estava em falência e o revolucionário automóvel Cord tornou-se uma nota de rodapé fascinante na história automotiva.

O design e a engenharia ressoaram e inspiraram por décadas, no entanto, e até hoje os automóveis Cord desfrutam de seguidores entusiasmados de proprietários e admiradores.

Fonte: www.maxicar.com.br/www.antyqua.com.br/www.caranddriver.com

 

 

 

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