Breaking News
Home / Bem-Estar / Agar Agar

Agar Agar

PUBLICIDADE

O agar agar é retirado das algas e também serve como uma gelatina vegetal.

Ele também auxilia na perda de peso, pois ele forma um gel dentro do estômago que ocupa um certo espaço, dessa forma a pessoa terá mais saciedade comendo menos.

É rico em proteínas, auxilia na microbiota intestinal, melhora a textura da pele.

Agar é uma mistura de dois componentes: o polissacárido linear de agarose, e uma mistura heterogênea de moléculas menores chamadas agaropectina.

Produto Natural – Agar Agar
Uso culinário

Ao longo da história nos tempos modernos, o agar foi principalmente utilizada como um ingrediente em sobremesas de toda a Ásia e também como um sólido substrato para conter o meio de cultura para trabalho microbiológico.
Agar (agar-agar), pode ser utilizado como um laxante , um supressor de apetite, um espessante para sopas , em conservas de frutas , sorvetes , sobremesas e outros, como um agente de clarificação.

O agente gelificante é um polissacárido não ramificado obtido a partir das paredes celulares de algumas espécies de algas vermelhas, principalmente a partir do género Gelidium e Gracilaria , ou algas ( Sphaerococcus Eucheuma transformadas ). Para fins comerciais, é derivada principalmente de Gelidium amansii . Em termos químicos, o agar é um polímero formado por subunidades do açúcar galactose .

Culinária

É usado para fazer geleias, pudins e cremes . Para a preparação de geleia, é cozido em água até que os sólidos se dissolvam. Adoçante, aromatizante, corante, frutas ou vegetais são então adicionados e o líquido é despejado em moldes a serem servidos como sobremesas, ou incorporada com outras sobremesas, tais como uma camada de geleia de bolo .
Agar-agar é de aproximadamente 80% de fibra, de modo que pode servir como um regulador intestinal.

Produto Natural – Agar Agar

Agar-agar, é uma substância que é derivada a partir de algas. Também é utilizada como um agente espessante em alguns doces. A planta é originária das costas do Pacífico do Japão e da China, Sri Lanka e das costas sul-Africano.

Benefícios para a saúde

Agar contém cálcio, fósforo, iodo, ferro. É uma fonte rica em minerais e fibras. Não possui calorias, açúcares, gorduras ou carboidratos. É composto por 80% de fibra. Agar absorve glicose e é logo digerida, evitando que o corpo guarde gorduras desnecessárias e açúcares.
Possui propriedades de absorção de água, auxiliando na eliminação de resíduos.
Agar é um laxante leve, que auxilia alguns distúrbios digestivos, como a prisão de ventre e a motilidade lenta.
Agar pode funcionar como um supressor de apetite, pois quando molhada, o produto incha e dá uma sensação de saciedade. Diminuindo a fome, consequentemente, promove a perda de peso.
Uma dieta que contem a ingestão regular de agar agar , irá beneficiar a digestão e eliminação de resíduos, diminuindo o colesterol e auxiliando a perder peso indesejado.

O valor nutricional por colher de sopa de agar:
• 13,5 calorias
• 0 g de proteínas
• 0 g de gordura
• 0 g de gordura saturada
• 0,027 gordura monoinsaturada
• 0,3 g hidratos de carbono
• 0 g de açúcar
Agar é encontrado em flocos, em pó, grânulos e blocos.

Agar é insípido e inodoro, tornado-se um ótimo agente espessante para uso culinário. Em algumas culturas da Ásia, agar é um elemento comum em sopas e geléias. Ao oposto dos derivados de animais como a gelatina, agar pode ser empregada como uma fonte de espessamento vegetariana. Agar pode ser utilizado em varias preparações como tortas, pudins, doces, gelatinas, marshmallows, jujubas.

O que é

Agar é um agente gelificante obtido a partir de algas vermelhas pertencentes às famílias Gelidiacées ( Gelidium e Pterocladia ) e Gracilariacées.

É um polímero de galactose ( galactanos ) contida na parede celular de certas espécies de algas vermelhas (Rhodophyceae).
Agar purificado, desprovidos de todos os seus minerais é chamado de agarose, utilizado de acordo com o seu grau de pureza, em várias aplicações de biologia molecular.
A mucilagem de algas, após a purificação, secagem e trituração é usada principalmente para muitos produtos alimentares, mas também é utilizada para os meios de cultura de microorganismos ou culturas in vitro. Em seguida, é vendido sob a forma de barras compridas ou pó transparente. Esta substância é utilizada em quantidades muito pequenas. Ele não tem gosto ou cor.
É uma planta ligante e gelificante perfeita para substituir a gelatina animal. Há uma infinidade de receitas em que ágar podem ser usados: compotas , geleias de fruta.

Propriedades

Agar possui o agente gelificante natural mais potente. A sua ação é perceptível a partir de 0,1%, e tem a vantagem de ser livre de calorias. Ele não é digerido no estômago e no intestino, e não é fermentável.
Agar é a principal alternativa vegetariana, com um resultado diferente, mais firme.
Suas propriedades laxativas são utilizadas em distúrbios intestinais.
Em altas doses, ela pode causar flatulência.
Agar é também usado para fazer impressões digitais recolhidas em vários campos, desde a arqueologia para odontologia, pois é um material específico, que funde acima de 80° C. Ela serve como um meio de gelificação de cultura em microbiologia .
É usada como um espessante para culturas in vitro de tecidos de plantas ou animais.

Produto Natural – Agar Agar
Placas de agar agar para o cultivo de bactérias.

Fonte: en.wikipedia.org/geocites.com/fr.wikipedia.org

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.