Breaking News
Home / Bem-Estar / Benjoim

Benjoim

PUBLICIDADE

A planta benjoim possui várias propriedades medicinais.

Seu óleo é bactericida, anti-inflamatório, cicatrizante, e auxilia na circulação.

Denominação botânica

Styrax tonkinensis

Processo de extração

Extraído da resina por solventes

Coloração

Marrom-dourada

A planta é cultivada em Java, Sumatra, Camboja, Vietnã, china, Tailândia. O benjoim é a resina procedente da goma extraída da casca da árvore através da incisão, que depois é misturada com álcool da própria madeira.

Habitualmente usado como fixador de perfumes, o benjoim é empregado na composição de vários produtos, tais como um incenso, utilizado tradicionalmente como defumador para eliminar espíritos malignos, e o conhecido Bálsamo do Monge, uma tintura indicada para problemas respiratórios.

Aplicação de óleo essencial

É um óleo rico, de propriedades preservativas e anti-oxidantes. Auxiliar nas desordens e anti-oxidantes. Auxiliar nas desordens respiratórias e laringites, é particularmente eficaz quando usado em inalações, para tratar resfriados, tosse e bronquites. Eficiente no tratamento de problemas das juntas, como artrite reumatóide e gota, também estimula a circulação. Reconfortante e eufórico, é indicado nos desequilíbrios de energia, na ansiedade, no estresse, e também nas rachaduras da pele, lesões, erupções e pele irritada.

Precauções

Possível sensibilidade da pele e dermatite de contato. O uso em excesso pode causar sonolência.

Referência Bibliográfica

CORAZZA, Sônia. Aromacologia uma ciência de muitos cheiros, P.161

Fonte: SENAC

 Benjoim

Styrax

Descrição

Da família das Styracaceae. É uma árvore que atinge até vinte metros de altura e vegeta exclusivamente na Ásia tropical, Tailândia e Sumatra. Através do corte, do seu tronco extrai-se um soro que endurece ao ar e ao sol para a fabricação de incenso de java. Das duas variedades em comércio, a única notoriamente valiosa é a do Sião, nomeadamente da Península de Malaca.

Modo de Conservar

Armazenamento: proteger da luz. A temperatura não deve exceder a 25oC.

Propriedades medicinais

Anti-séptico, expectorante.

Indicações

Gases.

Utilização

No Oriente, há milhares de anos considera-se que as agradáveis fumigações produzidas com a queima da Goma de Benjoim afugentem das paredes domésticas qualquer tipo de adversidade. Na China, durante milênios ela foi utilizada para fins medicinais (digestivo, anti-séptico, etc.). No Ocidente, ela tem um uso clássico na alta perfumaria, onde a sua tinta alcoólica ainda é um ingrediente insubstituível.

Usos do Benjoim de Sião e de Sumatra

Aplicação protetora para irritações da pele. A tintura misturada com água e glicerina pode ser aplicada localmente em úlceras cutâneas, fendas nos mamilos e fissuras de lábios e ânus. Para inflamação de garganta e brônquios, a tintura pode ser administrada com um pouco de açúcar. A tintura e seus compostos podem ser usados, em certas ocasiões, em água fervente como inalantes para tratamento de catarro no trato respiratório superior, devido sua ação expectorante e suavizante. Em combinação com óxido de zinco se usa em unguentos para lactantes.

Usos da tintura de Benjoim composta

Utilizado na laringite aguda e catarro, misturado a água quente para inalação dos vapores. Resultados efetivos podem ser obtidos agregando uma colher de chá da tintura à água quente em um inalador e aspirar o vapor. Também administrado com açúcar na inflamação da garganta e brônquios e em aplicação local, misturado em glicerina e água para úlceras, fendas nos mamilos e fissuras dos lábios e ânus.

Aromaterapia

Ajuda a levantar a auto-estima.

Fonte: www.plantasquecuram.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.