Breaking News
Home / Bem-Estar / Chapéu de Couro

Chapéu de Couro

PUBLICIDADE

Essa planta possui vários benefícios para o organismo, devido as suas propriedades.

O chapéu de couro nasce normalmente em lugares alagados. Possui folhas grandes e flores.

O extrato das suas folhas apresentam uma ação vasodilatadora.

Popularmente o chá das folhas são usados como diurético, depurativo e anti-hipertensivo.

É utilizado para sífilis com banhos de assento. Problemas de pele, pedras nos rins, arteriosclerose, gota, inflamações da garganta, gastrite, gripes, artrite, reumatismo.

Possui propriedades diuréticas, anti inflamatórias.

Auxilia como protetor dos rins e fígado.

Usada para reumatismo; afecções cutâneas; doenças renais; vias urinárias. Auxilia em regimes de emagrecimento ( diurético)

Por Portal São Francisco.

Descrição: Planta da família das Alismatáceas, também conhecida como aguapé, chá-de-campanha, chá-de-mineiro, chá-do-pobre, congonha-do-brejo, erva-de-bugre, erva-do-brejo, erva-do-pântano. Erva ornamental que vive em brejos e pântanos de águas rasas. Possui folhas lanceoladas verdes com grandes nervuras e flores brancas. É originária das matas brasileiras. As folhas são inodoras e de sabor um tanto amargo. A reprodução é feita por sementes e cresce espontaneamente, em solos de várzeas, principalmente em baixadas pantanosas de drenagem. Também pode ser cultivada pelos brotos laterais que nascem na planta-mãe. A colheita ocorre a qualquer época do ano.

Partes Utilizadas: Folhas.

Habitat: E nativa dos córregos, brejos e pântanos da região sudeste brasileira.

Historia: E usado pela população cabocla do sudeste brasileiro e na medicina popular e por suas belas folhas cujo aspecto lhe dão o nome, e planta ornamental em lagos.

Origem: Sul do Brasil, abrangendo os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, se estendendo até a Argentina.

Modo de Conservar: Secar à sombra, em lugar seco e pouco ventilado. De preferência, devem ser armazenadas em recipientes bem fechados, em local seco e arejado, ao abrigo da luz solar.

Propriedades: É laxante e diurética.

Indicações: É indicada contra gripes, resfriados, afecções dos rins e bexiga, arteriosclerose, moléstias da pele. Também é indicado no tratamento de erupções na pele. Também usada na ornamentação de aquários.

Principios Ativos: Taninos, flavonóides, triterpenos, glicosídios.

Dosagem: Para infusão ou decocção usar 20 gramas de folhas verdes por litro de água. Tomar 3 ou 4 xícaras de chá por dia, tintura 1 colher de sopa dissolvida em água a cada 8 horas.

Toxicologia: Seu uso prolongado baixa a pressão.

Modo de usar:

– Rizoma macerado e aplicado topicamente sobre hérnia, dermatoses, furúnculos, reumatismo. Várias vezes ao dia. Ele é indicado também para hidrofobia.
Diurético; afecções renais : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de folhas secas picadas e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá , 2 vezes ao dia.

Reumatismo; gota reumática; dores nevrálgicas: em um recipiente com água em fervura, coloque uma peneira, de modo que a mesma não toque na água e sobre o pano, esparrame sobre o pano 2 colheres de sopa de folhas frescas picadas e abafe. O vapor da água em fervura irá impregnar o pano e deixe agir durante 15 minutos, várias vezes ao dia.

Afecções da garganta, amigdalite e faringite; estomatite; gengivite: coloque 1 colher de sopa de folhas fatiadas em xícara de chá de água em fervura. Em seguida, desligue o fogo. Coe em uma peneira e adicione 3 gotas de própolis. Faça gargarejos, 2 vezes ao dia.

Posologia: Adultos: até 50 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de raízes em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs, Emplastro das folhas vaporizadas em banho-maria, para afecções articulares. Banho de assento com infuso de 50g de planta seca para 1 litro de água para prostatites. Crianças tomam de 1/6 a ‘A dose de acordo com a idade.

Chapéu de Couro

Fonte: www.plantasquecuram.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.