Breaking News
Home / Bem-Estar / Agave

Agave

PUBLICIDADE

O agave é uma planta que produz uma seiva 3 vezes mais doce que o açúcar.

O agave é um tipo de cacto originário de México. Sua pinha é utilizada na bebida tequila.

Sua seiva é muito parecida com o mel. Essa substância é rica em frutose ao contrário do açúcar que é rico em sacarose.

A frutose faz menos mal que a sacarose e pode ajudar no emagrecimento. Como essa seixa é mais doce que o açúcar a quantidade também é menor no preparo dos alimentos, além de ter baixo índice glicêmico que significa que ele absorvido lentamente pelo nosso organismo. Então ele não promove um aumento repentino de glicemia e nem de insulina.

A insulina é o hormônio que regula o açúcar do sangue, então o aumento de insulina no corpo está relacionada com várias doenças.

O agave é rico em sais minerais e vitaminas, mais nutritivo que o açúcar.

Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e o alivio de inflamações.

O produto geralmente está disponível em lojas de produtos naturais ou grandes mercados.

Como qualquer adoçante, o produto não deve ser consumido por diabéticos antes de uma consulta com um médico.

Por Portal São Francisco

agave

A Agave americana é uma planta excepcionalmente carnuda que tem sua origem no México. Esta espécie compreende plantas grandes com rosetas bambas e abertas sem troncos. As folhas são cerca de 10 polegadas (25 cm) de largura com picos em forma de gancho na periferia. Mesmo as pontas das folhas tem uma espinha extremamente aguçado que pode ser de cerca de 2 polegadas (5 cm) de comprimento.

A planta derivou seu nome de planta do século pois acreditava-se que essas plantas florescessem uma vez em cem anos. No entanto, isso não é verdade e, na realidade, a maioria das plantas florescem uma vez em cada 10 a 30 anos.

Atualmente, a planta é cultivada e utilizada principalmente para a produção de açúcar e xarope.

Médicos recomendam o uso desta planta com moderação, porque o xarope preparado com Agave contém muitas calorias. Com efeito, a planta stevia, que não contém qualquer teor calórico, é um substituto.

PARTES USADAS

Suco, seiva, folhas.

USO

A planta produz uma seiva que é empregada medicinalmente como um laxante e diurético. O sumo extraído das folhas da planta é aplicado externamente em feridas e também é ingerido para o tratamento de um número de problemas relacionados com o trato gástrico, incluindo obstipação, flatulência, indigestão e disenteria.

Além do seu uso para fins medicinais, o pedúnculo, da americana Agave possui um sabor doce e podem ser comidos depois de assados. As sementes desta planta são pulverizados para produzir um tipo de farinha, que é usado para fazer pão. Além disso, o pó das sementes é também utilizado como um espessante ao preparar sopas.

Quando a seiva da planta é fermentada produz “pulque” uma bebida semelhante à cerveja.

Além disso a tequila é preparada com a destilação da seiva gerada pelo Agave azul (nome botânico, Agave tequilana).

Cordas fibrosas, como sisal, são feitas com as folhas de Agave sisalana e fourcroydes.

Como mencionado anteriormente, as folhas desta planta produzem fibras, que são chamadas de “pita” e estão aptos para fazer corda, tapetes.

Precisamente falando, tequila é preparada a partir da variedade de planta chamada Agave tequilana, comumente conhecida como a Agave azul.

Néctar de Agave, também conhecido como xarope de Agave, é vendido como um substituto para o açúcar natural e que possui um baixo índice glicêmico.

A seiva que emana é um pouco ácida e muitas vezes pode vir a ser bastante angustiante e formar pequenas bolhas se entrar em contato direto com a pele.

Muitas pessoas usam as plantas como plantas ornamentais. Pode-se notar que esta planta tem tendência a dominar a terra, onde é cultivada e frequentemente afeta o crescimento de outras plantas na área.

HABITAT E CULTIVO

A planta é encontrada naturalmente e em abundância nas regiões secas do México. A planta também é encontrada crescendo no estado selvagem na região mediterrânea da Europa e da África.

Quando cultivada em regiões quentes, esta espécie pode levar até 10 anos para produzir suas flores, enquanto o período pode se estender a até 60 anos se a planta está sendo cultivada em condições climáticas mais frias.

A planta requer luz solar total e um solo bem drenado misto para que floresça. Quando cultivados na estufa, é aconselhável a utilização de um solo misto compreendendo quantidades iguais de terra argilosa e na areia.

Agave americana tem a aptidão para resistir à seca. As plantas devem ser regadas apenas o suficiente durante os meses de inverno, de modo que suas folhas não murcham.

CONSTITUINTES

A análise química da Agave americana revelou que a planta inclui frutanos e saponinas. Com efeito, a inulina é uma forma de frutanos, que oferece vários benefícios à saúde. As raízes da planta encerram saponinas, ginseng sendo o mais conhecido entre eles.

Fonte: www.herbs2000.com

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.