Breaking News
Home / Bem-Estar / Erva Baleeira

Erva Baleeira

PUBLICIDADE

É uma planta medicinal e seu nome cientifico chama-se Cordia verbenacea.

É uma planta de origem brasileira e muitas propriedades medicinais.

Pesquisas e estudos químicos confirmaram que a erva auxilia em processos de cicatrização.

Ela possui uma substância efeito hipotensor em suas folhas.

Suas principais propriedades são:

Anti-inflamatório

Laxante

Diurético

Antisséptico

Analgésico

Ela é indicada para artrite, gota, dores musculares, reumatismo, contusão entre outros.

Antes de utilizar essa planta consulte um médico especialista da área.

Erva Baleeira

AÇÃO E INDICAÇÃO

Controla reumatismo, artrite, dores musculares e nevralgias.

FORMAS UTILIZADAS

Cápsula (pó da planta)
Tintura (líquido)

Vamos conhecer mais uma planta brasileira que está muito arraigada ao uso popular nas regiões litorâneas do estado de São Paulo. Estamos falando da Erva baleeira, um arbusto nativo da Mata Atlântica, sendo encontrado em praticamente todo litoral de São Paulo. Possui folhas elípticas, medindo até 20 cm de comprimento, de textura muito áspera e com aroma muito diferente, lembrando muito os “temperos em cubinhos” de galinha ou de carne. Pode atingir de 3 a 4 metros de altura e sua inflorescência lembra um pouco a calda de um escorpião. A flor, de cor branca, vai abrindo uma a uma, de tal forma que em uma mesma inflorescência você pode ver desde o botão floral ao fruto já maduro, que normalmente é de coloração avermelhada intensa.

A Erva baleeira já era utilizada pela comunidade caiçara e pelos habitantes da mata de uma forma muito simples e eficiente, porém a comunidade científica praticamente desconhecia todo aquele potencial, até que ocorreu um fato muito interessante. Em um belo dia de sol, um pesquisador de uma universidade de São Paulo estava em uma praia no litoral paulista, tomando sua cervejinha e comendo uns peixinhos fritos, quando começou a reparar um pescador que estava limpando seus peixes ao lado do barzinho. Neste momento, o pescador se feriu com a faca e, largando o peixe, lavou bem as mãos e se dirigiu ao lado pegando umas folhas de uma planta e, amassando bem, pingou algumas gotas de seu sumo no ferimento. O professor intrigado foi até o pescador e perguntou o que ele estava fazendo. Com sua simplicidade ele comentou que aquela planta era a Erva Baleeira e que ele estava usando-a para limpar o ferimento e ajudar a cicatrizar.

Movido pela curiosidade científica, este professor coletou alguns ramos desta planta e levou para a correta identificação botânica e iniciou vários estudos químicos e farmacológicos. Os resultados começaram a sair algum tempo depois, e aos poucos foi confirmando praticamente todas as atividades. Mais uma vez a ciência confirma grande parte dos conhecimentos populares.

Mas para que podemos utilizar a Erva baleeira? Ou melhor, quais são suas atividades terapêuticas?

Bem, possui uma ação anti-inflamatória muito potente, além de ação anti-séptica e cicatrizante. Desta forma esta planta pode ser e já está sendo utilizada como um excelente cicatrizante externo para ferimentos e cortes de forma geral, na forma de pomada, creme, banhar o local com seu chá ou preparar um cataplasma. Internamente pode ser empregada na forma de cápsula, chá ou extrato fluido para úlceras e gastrites com resultados muito positivos. Não recomendamos a tintura, pois devido ao seu teor alcoólico elevado pode provocar irritação gástrica mais elevada.

A Erva baleeira pode ser encontrada em farmácias de manipulação ou nas matas da Serra do Mar. Não temos informação de sua presença em nossa região. Nos resquícios de Mata Atlântica ainda podemos encontrá-la em algumas propriedades.

Ademar Menezes Junior

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.oficinadeervas.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.