Breaking News
Home / Bem-Estar / Jambolão

Jambolão

PUBLICIDADE

A planta jambolão possui várias propriedades.

É utilizado para a diminuição da taxa de açúcar no sangue, efeito diurético, tratamento de prisão de ventre, flatulências entre outros.

(Por Portal São Francisco)

Benefícios

Anti diabetes
Existem jambosin, alcalóides, glicosídeos, que ajudam a converter o açúcar em energia. Por isso, é capaz de impedir o equilíbrio do nível de açúcar no sangue.

Anti-câncer
Graças à disponibilidade de anti-oxidante em grande número dentro do fruto de Shyzygium cumini. A substância faz este fruto é muito bom para evitar o câncer, bem como manter as células do corpo para ser normal. Os antioxidantes são antosianina e polifenol que são capazes de atar os radicais livres, o gatilho do câncer.

Proteção da pele
O fruto de Shyzygium cumini contém muitos antioxidantes e vitamina C. Assim, esta fruta única é capaz de ajudar a pele na formação das células de colágeno. Rejuvenescimento da pele e formação de novas células para substituir as células danificadas são os outros benefícios para a saúde.

Agir como anti-bacteriano
Segundo a pesquisa, o fruto de Shyzygium pode atuar como composto anti-bacteriano. Pode prevenir a diarréia, infecções de pele e boca e muito mais. Também é capaz de superar os distúrbios digestivos, asma, tosse e até doenças de gengivas, causadas por atividades bacterianas.

Nome espécies

Syzgium cumini

O extrato de jambolão é usado como um adstringente forte.O extrato é feito a partir das sementes e frutos da árvore.

Benefícios do Extrato

Auxilia pessoas que possuem diabetes, pois o extrato diminui a quantidade de açúcar no sangue. Seu uso é mais eficaz quando utilizado em estágios iniciais da doença.

Na Índia, a planta é utilizada para tratar a diarreia. É empregada como um adstringente e como uma ferramenta para diminuir dores de estômago. Também funciona como um diurético do organismo.

É usado em forma de loções para aplicações na pele para tratar doenças e diminuir infamações como a micose, eczema e psoríase.

Trata a disenteria crônica, dispepsia e outras inflamações.

Efeitos colaterais do Extrato Jambolão

Se houver a ingestão de altas doses pode ocorrer: diarreia, desidratação e reações alérgicas.

A árvore chamada de Jambolão é originária do Sul da Ásia e regiões australianas. Os produtos da árvore são um exemplo típico de uma planta medicinal com uso dual – que é utilizado como uma fonte de alimento e, assim como uma fonte de medicamentos à base de plantas.A fruta madura de jambolão é consumida na forma de uma conserva de frutas, a fruta madura se assemelha a um damasco amadurecido.

Pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue podem reduzir pela ingestão de sementes frescas, que são também muito benéficas no tratamento de doenças metabólicas como a diabetes.

Em comparação com outras espécies de árvores, Jambolão cresce muito rapidamente, atingindo a sua altura total dentro de 40 anos.

As folhas da planta são rosadas na coloração, no entanto, como elas começam a amadurecer, ficam verdes, de couro brilhante. Jambolão tem perfumadas flores. Cada flor é de cerca de meia polegada – 1,25 cm – de diâmetro, com um comprimento de um centímetro ou dois centímetros e meio. O cálice de cada flor tem uma forma de funil, em particular formado a partir da uníssono de quatro a cinco pétalas. As flores são de cor branca em primeiro lugar, à medida que amadurecem elas se tornam rosa na coloração.

A fruta tem o interior roxo ou branco, muito suculento. Cada fruto normalmente envolve uma única semente em forma oblonga, verde ou marrom, que pode ser de cerca de uma e meia polegadas – quatro cm de comprimento. Frutos de algumas variedades são sem sementes, enquanto a maioria das variedades de frutos com 2-5 sementes firmemente compactados dentro do casaco de couro. O sabor das gamas da fruta é de ácido a ligeiramente doce, os frutos tendem a ter um efeito adstringente e pode, portanto, ser desagradável devido a esta propriedade.

O jambolão é uma espécie introduzida na Malásia, e agora é naturalizada em muitos países do Sudeste Asiático.

PARTES USADAS

Frutas, sementes.

USO

O jambolão tem sido incluído entre uma série de medicamentos à base de plantas encontrados em diferentes partes do mundo, tais como o mirtilo que têm a capacidade única de reduzir os níveis de açúcar no sangue, especialmente em indivíduos diabéticos e hiperglicêmicos. Médicos normalmente recomendam remédios feitos a partir do jambolão para neutralizar os efeitos deletérios de longo prazo da diabetes. As células do pâncreas não produzem o suficiente de insulina – esta enzima ajuda a glicose a entrar nas células e, portanto, é responsável pela regulação e controle dos níveis de glicose no corpo.

Na meia idade, muitas pessoas no mundo moderno se tornam suscetíveis a diabetes tipo II. O tratamento com jambolão é eficaz durante os estágios iniciais e leve da doença, quando é acompanhado também por um regime estrito de dieta pela pessoa afetada.

Para os diabéticos na Índia, é dado o pó de sementes de jambolão como um remédio, às vezes, a tintura pode também ser dada aos pacientes. O remédio herbal também alivia a necessidade frequente de urinar, que acompanha a condição de diabético.

É também um potente adstringente. É útil no tratamento da diarréia e crises crônicas de disenteria em pacientes afetados.

As fortes propriedades carminativas de jambolão é também um tratamento muito eficaz para lidar com o sintomas de indigestão, tais como excesso de gás. Remédios feitos a partir planta, acalma dores de estômago e ajuda na dispersão de gás em excesso no abdômen.

Um remédio feito a partir das raízes da planta às vezes é usado como um tratamento à base de plantas para a epilepsia em algumas partes do sudeste da Ásia.

O fruto da árvore é feito em conservas como molhos, tortas e doces, mas também pode ser consumido cru.Sorvete de fruta, xarope e uma bebida indiana também é preparada a partir de frutos de boa qualidade. O mel produzido por abelhas das flores do jambolão é de grande qualidade e as flores normalmente possuem néctar abundante – tornando-as boas plantas apícolas.

Na Índia, as folhas são comumente utilizadas como forragem para o gado, além de ser utilizada como alimento para as lagartas do bicho da seda. Os brotos tenros de jambolão têm sido tradicionalmente usados como um auxílio para a limpeza dos dentes pelos povos nativos em Zanzibar e Pemba.

O óleo essencial destilado das folhas tem sido empregado como um perfume no fabrico de sabões e é frequentemente misturado com os outros materiais utilizados na produção de perfume barato para o mercado de produtos de perfumaria. O óleo essencial das folhas é quimicamente constituído por cadeias de hidrocarbonetos mono ou sesquiterpeno, que são compostos muito comuns nos óleos essenciais frequentemente observados em muitos outros óleos vegetais.

Taninos são encontrados a compor sobre a 8-19 por cento da casca e os taninos obtidos a partir da casca são amplamente utilizados no curtimento de couro, bem como na preservação e manutenção de redes de pesca nas zonas costeiras.

A madeira é muito resistente à água a longo prazo e também é resistente a brocas e térmitas. A madeira da árvore é normalmente usada para fazer vigas e caibros. Móveis também é ocasionalmente feito a partir da madeira de jambolão na Índia.

A erva é considerada diurética, adstringente, carminativo e anti-escorbuto na medicina herbal.

Em fitoterapia, o sumo do fruto maduro, ou uma decocção feita a partir da fruta, ou mesmo vinagre preparado a partir do Jambolão é administrado a doentes afetados por diarreia crônica, retenção urinária ou um aumento do baço. Dor na garganta é tratada usando o suco diluído em água, a loção feita a partir do fruto é também utilizada no tratamento de micose que afetam o couro cabeludo e a pele em geral. A administração oral da solução feita a partir de sementes, administradas tanto na forma líquida à base de plantas ou sob a forma de um pó duas a três vezes por dia é recomendada para pacientes com diabetes mellitus de longa duração e problemas relacionados com o açúcar no sangue. A maioria dos pacientes não sofrem qualquer efeito negativo da redução brusca do nível de açúcar no sangue induzida pelo remédio herbal.

Os diabéticos são geralmente prescritos com remédio feito por maceração das folhas em álcool.

Disenteria pode ser eficazmente tratada com o sumo extraído das folhas, esta solução pode ser usada por si só ou utilizado em combinação com o suco das folhas de manga.

Os diferentes tipos de doenças de pele podem ser tratados utilizando as folhas feitas em um cataplasma de ervas. Um potente anti-bióticos foi notado no extrato das folhas, os caules, os botões florais e a casca também tem o mesmo efeito.

Uma decocção feita a partir da casca é usada no tratamento de casos de asma e bronquite , esta solução é também utilizada como um colutório gargarejo ou por via oral – que possui um efeito adstringente benéfico no tratamento de úlceras na boca, gengivas esponjosas, e estomatite em pacientes afetados. Inflamação local no corpo é tratado com cinzas da casca que foi misturado com água, o que é espalhada sobre a área afetada. A cinza de casca misturada com óleo também é aplicado a queimaduras como um calmante.

A saúde humana pode ser gravemente afetada pelo consumo de quantidades excessivas de produtos ricos em taninos vegetais ao longo de um período de tempo.

Outros usos médicos

A retinopatia diabética
O câncer de estômago

HABITAT E CULTIVO

O jambolão cresce em partes do sul da Ásia, assim como na região australiana. Comercialmente, a planta é cultivada por seu fruto, que é usado em muitas preparações à base de plantas. As plantas exigem boa exposição à luz solar e solos bem drenados para crescer, o jambolão é propagado usando sementes armazenadas ou de cortes semi-maduros feito no verão. Os frutos amadurecem totalmente no outono, e são colhidos antes do inverno.

O jambolão é uma espécie muito adaptável da planta, e amplamente ocorre em muitos climas tropicais e sub-tropicais com diferentes regimes ambientais.

A planta facilmente prospera em muitos tipos de solos, crescendo rapidamente em terras baixas, em áreas molhadas e em terras mais altas, bem drenadas. A árvore pode crescer em solos argilosos, solos arenosos, bem como solos com uma elevada componente calcária.

PESQUISA

A medicação herbal com jambolão também parece induzir uma ação hiperglicêmica muito potente no corpo de acordo com a pesquisa clínica conduzida sobre a ação da erva no corpo – esta propriedade da erva é similar à ação de um número de outros medicamentos conhecidos e resulta na redução dos níveis sanguíneos elevados de glicose no corpo de uma pessoa afetada. Por esta razão, a erva é considerada muito valiosa como um remédio para o tratamento de diabetes e problemas relacionados com glicose. O nível de glicose no urine também é ativamente reduzido pela medicação com jambolão .

CONSTITUINTES

Jambolão-contém: fenóis (methylxanthoxylin), taninos , alcalóide (jambosine), triterpenóides, óleo volátil .

A DOSE HABITUAL

Infusão de ervas: a infusão de ervas pode ser preparado embebendo 1-2 colheres de chá das sementes esmagadas em um copo de água fervente. A erva tem que permanecer na água durante 10-15 minutos. A infusão pode ser consumida de três vezes por dia como um remédio para várias doenças.

Tintura de ervas: a tintura de ervas pode ser tomada em doses de 1-4 ml três vezes ao dia para o tratamento de uma variedade de doenças.

COLETA E COLHEITA

A colheita de frutos de Jambolão é cultivada na Índia, na Austrália e outros países asiáticos, é realizado no final do verão ou início do outono.

Jambolão

Jambolão

Nome popular: JAMBOLÃO
Nome científico: Syzygium cumini Lamarck
Família: Myrtaceae
Sinonímia popular: Jamelão
Parte usada: Fruto, folha, semente
Princípios ativos: Antocianinas (glucoglucosídeos da delfinidina, petunidina e malvidina)
Indicações terapêuticas: Hipoglicemia

Origem

Índia. Adaptou-se muito bem às condições de solo e clima do Brasil, tornando-se espécie subespontânea na região Nordeste.

Uso medicinal

O chá das folhas e das sementes da espécie também é muito conhecido na medicina popular indiana, principalmente pelos efeitos hipoglicemiantes.

Uso culinário

A polpa do jambolão também é utilizada na produção de doces e tortas. Estudos indicam que a produção da geléia de jambolão mostrou-se viável, principalmente para o pequeno produtor.

Outros usos

A espécie cultivada como planta ornamental no Brasil, é muito comum nos canteiros e quadras de Brasília, DF. A coloração roxa da polpa dos frutos apresenta um grande impacto visual devido à presença de antocianinas, pigmentos antioxidantes hidrofílicos também encontrados em frutas como a uva (Vitis sp.) e o “blueberrie” (Vaccinium sp.), que apresentam como vantagem a alta solubilidade em misturas aquosas. Entretanto, a coloração arroxeada provoca mancha nas mãos, tecidos, calçamentos e pinturas de carros, tornando-o pouco indicado para preencher espaços públicos.

Lidia Cunha Nogueira, Sanitarista e Fitoterapeuta (São Paulo, SP)
Tarsila Sangiorgi Rosenfeld, Comunicóloga (São Paulo, SP)

Fonte: inetarticle.com/geocities.com/www.herbs2000.com/ci-67.ciagri.usp.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.