Breaking News
Home / Bem-Estar / Chá Verde

Chá Verde

PUBLICIDADE

O chá verde é um produto muito consumido devido os seus nutrientes e benefícios ao organismo.

Ele tem efeito termogênico, é antioxidante, diminui o colesterol ruim, possui propriedades digestivas, é diurético entre outras coisas.

É rico em antioxidantes que previne algumas doenças, aumenta o metabolismo eliminando gorduras do corpo.

O chá verde também é rico em cafeína. Ele também meche com a pressão sanguínea, portanto gestantes, hipertensos, devem tomar cuidado com o consumo.

O chá verde é muito conhecido por auxiliar pessoas na perda de peso. Porém o chá irá ajudar conciliado com uma dieta balanceada e atividades físicas.

( Por Portal São Francisco)

Os chineses já conhecem os benefícios medicinais do chá verde desde os tempos antigos, usando-o para tratar de tudo, desde dores de cabeça à depressão. Em seu livro Chá Verde: O Segredo Natural para uma vida mais saudável , Nadine Taylor afirma que o chá verde tem sido usada como remédio na China há pelo menos 4.000 anos.

Hoje, a pesquisa científica na Ásia e no oeste está fornecendo evidências para os benefícios de saúde por muito tempo associado com o consumo de chá verde. Por exemplo, em 1994, o Journal of National Cancer Institute publicou os resultados de um estudo epidemiológico que indica que beber chá verde reduz o risco de câncer de esôfago em homens e mulheres chineses por quase 60 por cento. Universidade de Purdue recentemente investigadores concluíram que um composto no chá verde inibe o crescimento das células cancerosas. Há também pesquisas que indicam que beber chá verde reduz os níveis de colesterol total, bem como melhorar a relação do colesterol bom (HDL) o colesterol ruim (LDL).

Em suma, aqui são apenas algumas condições médicas em que beber chá verde tem a reputação de ser útil:

• câncer
• artrite reumatóide
• elevados níveis de colesterol
• doença cariovascular
• infecção
• função imunitária

O que torna o chá verde de tão especial?

O segredo do chá verde está no fato de que é rico em polifenóis, principalmente epigalocatequina galato (EGCG). EGCG é um poderoso anti-oxidante: além de inibir o crescimento de células de câncer, que mata as células cancerígenas sem prejudicar o tecido saudável. Também tem sido eficaz na redução dos níveis de colesterol LDL, e inibindo a formação anormal de coágulos de sangue. Este último assume uma importância acrescida quando você considera que a trombose (formação de coágulos sanguíneos anormais) é a principal causa de ataques cardíacos e derrames.

Ligações estão sendo feitas entre os efeitos de beber chá verde e do “Paradoxo Francês”. Durante anos, os pesquisadores ficaram intrigados com o fato de que, apesar de consumir uma dieta rica em gordura, os franceses têm uma menor incidência de doença cardíaca do que os americanos. A resposta foi encontrada no vinho tinto, que contém resveratrol, um polifenol que limita os efeitos negativos do fumo e uma dieta gordurosa. Em um estudo de 1997, pesquisadores da Universidade de Kansas determinaram que EGCG é duas vezes mais poderoso que o resveratrol, o que pode explicar por que a taxa de doenças cardíacas entre os homens japoneses é muito baixo, apesar de por cento de aproximadamente 75 são fumantes.

Outros Benefícios

Surgem novas provas de que o chá verde pode até mesmo ajudar na dieta. Em novembro de 1999, a americana Journal of Clinical Nutrition publicou os resultados de um estudo da Universidade de Genebra, na Suíça. Os pesquisadores descobriram que os homens que receberam uma combinação de extrato de cafeína e chá verde queimaram mais calorias do que aqueles que receberam apenas cafeína.

O chá verde pode ajudar a prevenir a cárie dentária, pode matar as bactérias que causam a placa dental. Enquanto isso, os preparativos de pele contendo chá verde – de desodorantes para cremes – estão começando a aparecer no mercado.

Efeitos nocivos?

Até à data, o único efeito colateral negativo relatado de beber chá verde é insônia devido ao fato de que ele contém cafeína. No entanto, o chá verde contém menos cafeína que o café.

Chá Verde

Por que o chá verde?

Chá verde tem sido usado como um remédio por milhares de anos, originário da China, mas amplamente utilizado em toda a Ásia, esta bebida tem uma infinidade de usos de redução da pressão arterial para prevenção do câncer. A razão que o chá verde tem mais benefícios de saúde ligados a ele do que o chá preto é devido ao processamento. O chá preto é processado de uma maneira que permite o processamento de fermentação visto que chá verde evita o processo de fermentação. Como resultado, o chá verde mantém a quantidade máxima de antioxidantes e polifenóis substâncias que dão ao chá verde muitos benefícios.
Aqui está uma lista de alguns de seus benefícios surpreendentes – benefícios que você pode não ter tido conhecimento. Alguns destes benefícios ainda estão sendo debatidas.

• Perda de peso. O chá verde aumenta o metabolismo. O polifenol encontrado no chá verde trabalha para intensificar os níveis de oxidação de gordura e
a taxa com que o seu organismo transforma alimentos em calorias.

• Diabetes. O chá verde, aparentemente ajuda a regular os níveis de glicose retardando o aumento de açúcar no sangue depois de comer. Isso pode evitar altos picos de insulina e resultando armazenamento de gordura.

• Doença cardíaca. Os cientistas pensam que o chá verde trabalha no revestimento dos vasos sanguíneos, ajudando a mantê-los relaxados e capazes de resistir a mudanças na pressão arterial. Ele também pode proteger contra a formação de coágulos, que são a principal causa de ataques cardíacos.

• Câncer de esôfago. Ele pode reduzir o risco de câncer do esôfago, mas também é amplamente pensado para matar as células cancerosas em geral, sem danificar o tecido saudável em torno deles.

• Colesterol. O chá verde reduz o colesterol ruim no sangue e melhora a taxa de colesterol bom colesterol ruim.

• Alzheimer e Parkinson. Diz-se para retardar a deterioração causada pela doença de Alzheimer e de Parkinson. Estudos realizados em ratos mostraram que o chá verde protegia as células cerebrais de morrerem e restaurando células cerebrais danificadas.

• Cárie. Estudos sugerem que o antioxidante químico “catequina” no chá pode destruir bactérias e vírus que causam infecções de garganta, cáries dentárias e outras condições dentárias

• Pressão arterial. O consumo regular de chá verde é pensado para reduzir o risco de pressão alta.

• Depressão. Teanina é um aminoácido encontrado naturalmente em folhas de chá. É essa substância que proporciona um efeito relaxante e tranquilizante.

• Anti-viral e anti-bacteriana. Em alguns estudos, o chá verde foi mostrado para inibir a propagação de muitas doenças.

• Pele saudável•. O chá verde pode, aparentemente, também ajudar com as rugas e os sinais de envelhecimento, este é por causa de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos em animais e humanos têm demonstrado que o chá verde aplicado topicamente pode reduzir danos do sol.

Estes são alguns dos muitos benefícios, mas a realidade é uma xícara de chá por dia não vai lhe dar todos os ganhos abundantes.

Outra coisa a destacar é a presença de cafeína no chá verde – por isso, se você é sensível à cafeína, então um copo deve ser o seu limite. O chá verde também contém taninos (que pode diminuir a absorção de ferro e ácido fólico), por isso, se você está grávida ou tentando engravidar, então o chá verde não pode ser ideal para você.

Fonte:  chinesefood.about.com/indiagoodies.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Veganismo

Veganismo

PUBLICIDADE O veganismo é um sistema de crenças que considera que os animais não devem …

Ergonomia

Ergonomia

PUBLICIDADE Definição Ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas …

eletroterapia

Eletroterapia

PUBLICIDADE A eletroterapia é o uso terapêutico da eletricidade para tratamento médico. Este tipo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.