Breaking News
Home / Bem-Estar / Noz de cola

Noz de cola

PUBLICIDADE

É um fruto originária da Indonésia e africa.

A planta pode ser usada para diarreia, como estimulante sexual e mental, regula a circulação sanguínea e para problemas do coração, problemas estomacais.

Possui alto teor de cafeína.

Não é indicado para pessoas com taquicardia, ulceras estomacais e hipertensas.

( Por Portal São Francisco)

Noz de cola americana

Fitoterápicos: Noz de cola

Descrição

Planta da família das Amarilidáceas, Também conhecida como pita, piteira, caroatá-açu, gravatá-açu, piteira, Noz de cola americana.Arbusto quase sem caule, folhas convexas, oblongas, glaucas, ensiformes, suculentas, com 1 a 2m de com¬primento, dispostas em roseta, com um aguilhão na ponta. A planta cresce de 4 a 8 anos e emite uma haste floral de até 6m de altura com uma inflorescência gigante em formato de candelabro com flores branco-esverdeadas tubulares. O fruto é uma cápsula triangular oblonga com inúmeras sementes. A haste da planta após a secagem oferece uma medula rica em sílica, que é usada para afiar instrumentos de corte. Não confundir com outra espécie da Amariliaceae – a Piteira.

Partes Utilizadas

Raiz, folhas e a seiva.

Habitat

Nativa do México e Antilhas, muito comum no Brasil como ornamental.

História

De sua seiva prepara-se a bebida nacional mexicana – pulche. Faz parte da Farmacopeia Home-opática, tendo sido estudada nos EE.UU. por Hale e Boerieke.

Propriedades

antiescorbútica, anti-sifilítica, anti-séptica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, estomáquica, expectorante, hemostática, hepática, laxante, resolutiva, vulnerária.

Indicações

Anemia, blefarite, catarros bronquiais, feridas, fígado, hemorragia, icterícia, inchaços das pernas, intestino (inflamação), irritações na pele, lavar os olhos (irritações, inflamação), lepra, manchas azuladas, queda de cabelo, rins, sacudidelas nos testículos e cordões espermáticos, seborréia, sífilis, tosses.

Princípios Ativos

Contém glicosídeos e saponinas hecogenina.

Modo de usar

Suco – raízes: anti-sifilíticas. – folhas em infusão: bebida refrescante, hepático, digestivo, sífilis, lepra.

Externamente: lavar olhos irritados. – suco fresco das folhas: resolutivo, irritações da pele, feridas e inchaços das pernas, manchas azuladas, sacudidelas nos testículos e cordões espermáticos;

Infusão: colocar em um copo uma ponta de faca de pó de Noz de cola e verter água fervente. Espere esfriar. Lavar os olhos (interna, externamente). É normal dar ardor no início da aplicação: blefarite; Infusão de 30 g de folhas dessecadas em um litro de água fervente. Adicionar uma colher de mel e consumir em calicezinhos, durante o dia: inflamações nos intestinos; – infusão de 25 g de folhas secas em meio litro de água. Fazer compressas mornas com gaze muito limpa: olhos (irritações e inflamações). – infusão de 50 g de rizomas e folhas em um litro de água fervente. Deixar repousar por 25 minutos. Beber três xícaras das pequenas ao dia: sífilis.

Decocção: de 80 g de rizoma e folhas em um litro de água, por dez minutos. Usar para lavagens dos cabelos: seborréia; – maceração de 50 g de filhas em um litro de água por um dia. Lavar os cabelos:queda de cabelo;

Maceração: colocar uma pitada de pó do suco condensado das folhas em meio cálice de água. Deixar repousar e usar para lavagens locais: supuração.

Tintura: colocar 10 g de folhas frescas ou de rizoma em maceração, em 50 g de álcool a 60º por 7 dias, Filtrar e administrar em doses nunca superiores a 16 g diárias: depurativa, diurética;

Pó de Noz de cola: dessecar as folhas e reduzi-las a pó em um pilão. Tomar uma colherada ao dia, diluída em um pouco de água açúcarada: fígado, rins, icterícia e anemia.

Posologia: 2g de planta seca ou 4g de planta verde (1 colher de sopa para cada xícara de água) em decocto ou infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs, em uso interno como depurativo, hepático, digestivo e inflamações intestinais. O pó da planta se emprega como depurativo, 2g (1 colher de sobremesa) em água, por dia. Suco: fresco, centrifugado para uso externo em irritações da pele, feridas, edemas dos membros infe¬riores, traumatismos dos testículos e cordão espermático, hematomas. O decocto de 80g de raízes para 1 litro de água para lavar cabelos com seborréia, queda.

Fruto

Noz de cola é na verdade o fruto da árvore de cola. Nozes de cola podem ser consumidas, empregando-as sob a forma de um tempero, assim como usá-las nas bebidas como refrigerantes.

Nozes de kola são nozes que contêm cafeína e são produzidas pelas árvores de espécies Cola nitida pertencente a família Sterculiaceae.

Essas árvores são nativas da África tropical e são amplamente cultivadas nas regiões tropicais da América. Esta árvore sempre verde tem uma aparência semelhante à do castanheiro. As nozes de kola são colhidas manualmente e deixada ao sol para secar por finalidade comercial – principalmente sob a forma de um ingrediente em medicamentos e refrigerantes.

Acredita-se que quando os africanos nativos foram levados como escravos para a América, eles levaram as nozes de cola com eles para o novo continente.

Na África, os trabalhadores locais mastigam as nozes de cola, a fim de diminuir a sensação de fome, bem como a exaustão.

As pessoas no Brasil e nas Índias Ocidentais usam as nozes em forma de um medicamento à base de plantas para tratar a diarréia, ressaca e intoxicação. As pessoas pertencentes à tribo Igbo do sudeste da Nigéria usam as nozes de kola em uma variedade de suas cerimônias sociais. Com efeito, um dos rituais mais importantes de visitação seguido por estas tribos inclui apresentação de um prato de nozes de kola.

PARTES USADAS

Sementes.

USO

A noz de cola é nativa da África e, no início, foi amplamente utilizado para a fabricação de refrigerantes. Em tempos contemporâneos, nozes de cola são principalmente utilizados sob a forma de um suplemento dietético, em fórmulas para produzir perda de peso e de energia. Nozes de kola fornecem vários benefícios e alguns deles são discutidos abaixo.

Um número de estudos realizados nos últimos tempos mostram que a noz de cola é uma excelente fonte de cafeína, teobromina e teofilina. Sabe-se que a substância denominada teofilina facilita no desenrolamento dos músculos, bem como o aumento dos bronquíolos, em pessoas que sofrem de asma e bronquite.

Nozes de kola contêm cafeína e outros estimulantes que não só reduzem a pressão arterial nos pulmões, mas também fornecem energia e são particularmente benéficos para os indivíduos que estão sofrendo de fadiga crônica e cansaço.

A cafeína contida pelas nozes de kola restringe a fome, ajuda na digestão e na perda de peso corporal. Além disso, as nozes de cola tem sido normalmente utilizados para curar persistentes enxaquecas.

Nozes de kola também ajudam em aumentar o processo metabólico e fornecer energia adicional exigido pelo organismo para se recuperar de exercícios – esta é uma razão pela qual as nozes de cola podem ser efetivamente empregadas em qualquer programa de perda de peso.

Alguns estudos científicos têm sugerido que as nozes de kola aumentam consideravelmente os níveis de ácido gástrico, promovendo assim a digestão saudável. Ao mesmo tempo, pode-se também utilizar as nozes de cola na forma de um remédio para a diarreia.

Noz de cola também é conhecido por ser eficaz para o tratamento da hipertensão, assim como no combate a vários tipos de toxinas. Esta erva também é empregue na forma de um medicamento útil para o tratamento de venéreas doenças , reumatismo, infecções do trato urinário , insuficiência cardíaca congestiva , bem como a hepatite .

Para além de oferecer vários benefícios à saúde, usando as nozes de cola também têm um número de inconvenientes ou riscos.Verificou-se que um certo número de produtos contêm grandes quantidades de noz de cola, e utilizá-las, possivelmente, pode resultar em efeitos colaterais indesejáveis, especialmente quando são tomadas numa base regular.

Houve um tempo em que a noz de cola formava o ingrediente principal em todas as bebidas de cola. Há rumores de que a Coca-Cola,famosa bebida, é preparada com uma fórmula secreta que inclui o uso de extratos de coca cola, extrato, açúcar , cafeína, limão, extrato de baunilha , cor caramelo, bem como a glicerina .

HABITAT E CULTIVO

O Cola nitida tem a sua origem nas florestas tropicais. Esta árvore requer um clima quente e úmido para prosperar, mas também tem a aptidão para tolerar uma temporada árida quando crescer em locais onde o nível de água do solo é um pouco alto.

Também é possível cultivar Cola nitida em regiões mais áridas onde a água subterrânea é acessível de forma relativamente fácil.Esta árvore fornece sombra e geralmente gosta de crescer sob a copa de árvores maiores, mas vive melhor e produz frutos quando cultivada em espaços abertos.

CONSTITUINTES

A análise química da noz de cola, revelou que ele encerra alcalóides, dos quais cerca de 1,25 por cento é a cafeína e teobromina, um óleo volátil , taninos , de amido , teofilina, açúcar, kolanin (uma mistura de cafeína e vermelho de cola), de substâncias gordas, proteína , bem como um certo número de antioxidantes , tais como fenólicos e anthrocyanin.

EFEITOS COLATERAIS E CUIDADOS

Nozes de cola não devem ser utilizadas em certas condições. Por exemplo, as mulheres grávidas devem consultar seu médico antes de usar nozes de kola uma vez que uma série de contradições sobre o seu uso durante a gravidez existe. Além disso, esta erva também pode provar ser muito forte para as pessoas que são muito sensíveis à cafeína. Mesmo as pessoas com um histórico de derrames, problemas digestivos, ansiedade, diabetes, insônia , doenças cardíacas e colesterol alto deve se manter longe do uso de nozes de kola.

Pode-se notar que noz de cola realmente funciona para fazer a ação de analgésicos, bebidas que contenham cafeína, bem como outros medicamentos psicoativos mais fortes. Indivíduos que têm reações alérgicas em consumir amendoim pode também ser alérgico a nozes de kola.

A noz de cola é o fruto da árvore de kola , um gênero ( Cola ) de árvores nativas das florestas tropicais da África . A cafeína presente na fruta é usado como um ingrediente aromatizante em bebidas.

 Noz de cola
Noz de cola – vagens e sementes

Usos

A noz de cola tem um sabor amargo e contém cafeína . Ela é mastigada em muitos culturas do Oeste Africano. É frequentemente usada em cerimônias, Mastigar a planta pode aliviar a fome.

Nozes de kola são muitas vezes utilizadas para tratar a tosse convulsa e asma . A cafeína presente serve como um broncodilatador , expandindo os brônquios. Mascar com muita frequência noz de cola pode levar a dentes manchados.

Nozes de kola é o mais conhecido entre a cultura ocidental como um ingrediente aromatizante e uma das fontes de cafeína em refrigerante e outras bebidas com sabor semelhante.

Composição química

cafeína (2-3,5%)
teobromina (1,0-2,5%)
teofilina
fenólicos
phlobaphens ( kola vermelho )
epicatequina
D- catequina
ácido tânico
açúcar
elulose
água

História

O uso da noz de cola, como a baga de café e folhas de chá , parece ter origens antigas. Ele é mastigado em muitas culturas, individualmente ou em um ambiente social, para restaurar a vitalidade e a fome. Nozes de kola são uma parte importante da prática tradicional espiritual da cultura e da religião na África Ocidental, particularmente na Nigéria.

Nozes de kola são usadas como um objeto religioso e oferenda sagrada durante as orações, a veneração ancestral, e eventos de vida significativos, tais como nomear cerimônias, casamentos e funerais.

Em 1800, um farmacêutico na Geórgia, John Pemberton , tomou extratos de kola e coca misturada com açúcar, outros ingredientes e água gaseificada para inventar o primeiro refrigerante de cola. A Coca-Cola não usa mais kola em sua receita original.

Noz de cola é o ingrediente secreto para a saúde

Está presente em alguns produtos em Portugal mas muitos ainda não a descobriram. A noz de cola é um forte estimulante, antioxidante, que melhora a concentração, aumenta o poder de resistência e diminui o apetite.

Além destes benefícios ainda tem um efeito ligeiramente afrodisíaco, intensificando a sensação no toque.

No dia-a-dia, podemos encontrar a noz de cola em algumas bebidas com e sem álcool e em suplementos nutricionais. No seu estado mais puro, em ervanárias, onde o seu composto pode ser utilizado como infusão de chá.

Devido às suas propriedades excepcionais, a noz de cola é utilizada para o tratamento de depressões, cansaço, diarreias, enxaquecas, para facilitar a digestão, diminuir as náuseas, reduzir o peso e prevenir o mau hálito.

Os efeitos secundários da noz de cola são similares aos do café, inquietação e insônias.

Noz de cola é uma semente que cresce em árvores, apenas em algumas regiões do mundo, como na África ocidental (entre a Serra Leoa e o Congo), na Jamaica, Brasil, na Indonésia e Sri Lanka.

Curiosidades

A Nigéria é o principal produtor mundial de noz de cola, estando a sua produção avaliada em cerca de 150 mil toneladas anuais.

Na Jamaica e no Brasil é consumida como estimulante sexual.

Em muitos dos rituais realizados, um pouco por todo o continente africano, a noz de cola é mascada, sendo considerada pelos muçulmanos sagrada.

Em África, Ásia, América do Sul (sobretudo no Brasil), Estados Unidos da América e Jamaica, a noz de cola é utilizada em cerimônias de adivinhação, invocação de espíritos e lançamento de feitiços.

Catarina Frazão

Fonte: www.plantasquecuram.com.br/www.herbs2000.com/en.wikipedia.org/LPM Comunicação

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Veganismo

Veganismo

PUBLICIDADE O veganismo é um sistema de crenças que considera que os animais não devem …

Ergonomia

Ergonomia

PUBLICIDADE Definição Ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas …

eletroterapia

Eletroterapia

PUBLICIDADE A eletroterapia é o uso terapêutico da eletricidade para tratamento médico. Este tipo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.