Breaking News
Home / Bem-Estar / Laranja amarga

Laranja amarga

PUBLICIDADE

A planta ajuda a tratar diversos problemas. É indicada para a perda de peso, prisão de ventre, gases, problemas respiratórios, gripe, entre outros.

É utilizada para emagrecimento, pois diminui o apetite.

Denominação botânica

Citrus aurantium

O óleo essencial de néroli provém da Tunísia, Itália a America do Norte. Existem numerosas interpretações sobre a origem do nome “néroli”, algumas sugerem que esteja relacionado a Anne-Marie de La Tremoille, principalmente de Neroli, devido ao seu uso desse perfume. Outras fontes indicam que o nome vem do imperador Nero.

Em sânscrito é “nagaranja”, e em arábico, “naranj”. A agua da flor de laranjeira é produzida pelo processo de destilação.

Aplicação do óleo essencial: anti-séptico, antidepressivo, tranquilizante , sedativo, acalma as palpitações, a tensão nervosa, a depressão, o estresse e a histeria. Alivia a pele sensível e atua na pele madura e em cicatrizes. Estimula o coração. Afrodisíaco, auxilia em casos de frigidez. É indicado para insônia, cólon irritável, choque, estiramento.

Referência Bibliográfica

CORAZZA, Sônia. Aromacologia uma ciência de muitos cheiros, P.216.

Fonte: SENAC

A laranja é uma fruta muito conhecida e é considerada uma erva medicinal valiosa. Inicialmente, a laranja é originada provavelmente da China. No entanto, na Idade Média o fruto era um dos favoritos de muitas terras e as suas qualidades foram altamente considerados pelos médicos árabes do Oriente Médio.

O óleo extraído das flores foi descoberto e preparado como um perfume durante o século 16, supostamente por uma princesa italiana chamada Anna-Marie de Nerola, ela usou o óleo para perfumar suas luvas. Por esta razão, o óleo de neroli floral, como é agora conhecido, é proibitivamente caro e conhecido como um perfume.

Os remédios feitos com a laranja amarga tem uma grande reputação em muitos lugares.

O uso da laranja amarga como um alimento e para a preparação de medicamentos fitoterápicos vem acontecendo há milênios.

As flores da laranja amarga produzem o óleo de neroli, o óleo volátil extraído das folhas é conhecido como o grão pequeno. Estes dois destilados da laranja são amplamente utilizados na indústria de perfumaria.

Outro produto de destilação da laranja é uma essência chamada de água de flor de laranja, o que é usado em perfumaria e também como aromatizante na fabricação de doces e outros produtos de panificação. Esta essência também tem muitas outras finalidades medicinais e usos em tratamentos fitoterápicos.

PARTES USADAS

Frutas, cascas, folhas, flores, sementes, óleo essencial.

USO

A digestão no estômago é estimulada pelos frutos fortemente ácidos da laranja amarga, este efeito também ajuda trazer alívio imediato para flatulência. Uma infusão da fruta é dita para aliviar dores de cabeça, palpitações cardíacas e febres.

O sumo é muito rico em teor de vitamina C – uma vitamina essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico e como um agente para se evitar a infecção de todos os tipos de agentes patogênicos.

Há efeitos colaterais do uso excessivo, a natureza ácida do suco de laranja pode exacerbar os sintomas de artrite em indivíduos afetados pela doença.

O remédio também é acreditado para abrir o intestino e permitir a rápida passagem de fezes.

Laranja amarga é principalmente conhecido por seus óleos essenciais. Os óleos são também utilizados para estimular a sonolência em pessoas que sofrem de insônia, e são utilizados como um auxílio de ervas para aliviar as irritações do trato digestivo.

A saúde do sistema cardiovascular também é promovida de forma eficaz por comer uma laranja por dia. Um copo de sumo de laranja diariamente foi encontrado para reduzir o risco de acidente vascular cerebral em 20% em cinco pacientes do estudo durante um estudo.

O alto teor de vitamina C da laranja é muito bom para a saúde. As laranjas também contêm elevados níveis de flavonóides, como a hesperidina, estas substâncias podem reviver a vitamina C molécula após a sua eliminação de um radical livre no corpo.

O sumo de laranja foi também demonstrado ser capaz de elevar o HDL ou o chamado colesterol “bom”, e ao mesmo tempo reduzir os níveis de LDL.

A saúde do coração também é beneficiada pela alta fibra presente nas laranjas. A alta qualidade da fibra dietética da pectina é encontrada em muitas frutas cítricas e os níveis desta fibra, são particularmente elevados em tangerinas – este tipo de fibra dietética é o preferido, uma vez que tem muitas vantagens.

Os níveis de colesterol no corpo podem ser significativamente reduzidos pela presença de pectina e a fibra é um componente importante do presente processo. O açúcar no sangue é também estabilizado pela presença da pectina no corpo.

As vitaminas do complexo B, incluindo ácido fólico são essenciais para muitos processos celulares e fisiológicos no corpo.

O potencial de laranjas que desempenham um papel muito importante na prevenção do câncer é uma outra área, que foi recentemente investigada. Sabe-se que as pessoas que seguem a dieta mediterrânea, tem uma incidência muito baixa de câncer que afetam a mama, o pulmão , o pâncreas, o cólon e o reto. A presença de vários agentes anti-cancerígenos nas frutas cítricas também foi confirmada recentemente – na verdade, as quantidades destes compostos benéficos são maiores nos citrinos do que em quaisquer outros grupos de alimentos ingeridos em qualquer lugar do mundo.

Agentes anti-cancro nas laranjas são acreditados para atuar com mais potência quando o fruto inteiro é consumido, em vez de a utilização de extratos.

Uma ação anti-câncer também é evidente na fibra solúvel a pectina, que também beneficia o sistema cardíaco diretamente.

Laranjas, tangerinas, limões e limas contêm quantidades significativas de limoneno na casca e quantidades menores na polpa.

A capacidade das proteínas nas células cancerosas que desencadeiam o crescimento anormal de células é também efetivamente reduzida pela limoneno. O bloqueio e supressão de células de tumor induzida por limoneno foi confirmada, pelo menos em animais – mais investigação em seres humanos é necessária. Em comparação com todas as outras populações humanas, os povos do mediterrâneo têm as menores taxas de certos tipos de cânceres. A principal razão para isto de acordo com os pesquisadores é devido à sua dieta e em algum grau por causa do consumo regular da casca de frutas cítricas na refeição.

HABITAT E CULTIVO

A laranja é uma planta nativa das regiões tropicais do continente asiático. Hoje em dia, a laranja é amplamente cultivada como uma árvore de plantação nos trópicos e regiões subtropicais do mundo. Áreas ao longo da costa mediterrânea abundam em pomares da laranja amarga, Espanha, em particular, tem muitos destes pomares.

CONSTITUINTES

A casca da laranja é amarga e é elevado em forma de um óleo volátil composto de limoneno – 90% do volume, e vários outros compostos tais como os compostos orgânicos os flavonóides, as cumarinas , e os triterpenos, bem como várias moléculas biológicas úteis como a vitamina C, o caroteno, e pectina.

A ação anti-inflamatória, bactericida e fungicida dos flavonóides é muito útil no tratamento de muitas doenças que afetam os pacientes. Ao mesmo tempo, a composição absoluta e natureza química dos óleos voláteis presentes nas folhas de laranjeira, flores e casca podem variar muito. No óleo volátil das folhas de um composto químico chamado o acetato de linalilo, cerca de 50% é o principal constituinte químico – composto chamado linalol em 35% do volume total é o principal componente do óleo proveniente das flores – em neroli. Cirantin é encontrado nas frutas cruas da laranja amarga, este composto é conhecido por possuir uma potente ação contraceptiva.

APLICAÇÕES

Fruta

Decocção

A decocção fruto da base de laranja podem ser usados no tratamento de problemas como indigestão, constipação ou persistentes tosses.

TINTURA

tintura fruto de laranja base pode ser tomado em doses como calmante, tratamento dos sintomas de choque, e curar a insônia nos pacientes.

Neroli óleo

CREME

O óleo pode ser utilizado para fortalecer o creme, misturando uma ou duas gotas de um creme de pele. Este pode, então, ser aplicado sobre a pele para o tratamento de várias condições tópicas.

LARANJA DE ÁGUA DE FLOR

A água de flor de laranja é um subproduto de destilação a vapor da essência de laranja. Esta solução pode ser utilizada como um carminativo calmante, mas também pode ser levado para aliviar desconforto, sintomas de choque, ou para o tratamento de insônia nos pacientes.

Decocção

Uma decocção pode ser feita utilizando dois tipos de casca; esta decocção pode ser usado no tratamento de problemas tais como indigestão e inchaço na região abdominal.

AÇÃO E INDICAÇÃO

Casca da laranja amarga. Auxilia no regime de emagrecimento, acelera a perda de peso pelo aumento do metabolismo. Pode ser associada ao uso de outras plantas como o Ginkgo + Gotu Kola (queimar gordura localizada), à fórmula de Cáscara + Sene + Carqueja + Maracujá (laxativo, diurético, ansiolítico), Colágeno,Gelatina, Garcínia, entre outas.

FORMAS UTILIZADAS

Cápsula (Pó)
Chá (rasura)
Tintura (líquido)

Citrus aurantium

Nome científico: Citrus aurantium L.
Sinonímia: Laranja amarga, bergamota
Família: Rutaceae.

Introdução

Citrus aurantium trata-se de uma planta originária da Ásia, cujo extrato é rico em Sinefrina.

A Sinefrina e os outros alcalóides encontrados no Citrus Aurantium são agentes adrenérgicos que estimulam a lipólise e aumentam o metabolismo basal através do estímulo da termogênese (transformação de gorduras em energia).

O Citrus Aurantium é muito importante para o tratamento da obesidade, pois a queima de calorias é um processo metabólico natural do nosso organismo, porém, este processo torna-se prejudicado quando as pessoas envelhecem ou acumulam grande quantidade de gorduras.

Nesse caso a sinefrina contida no Citrus Aurantium inicia o processo da termogênese, aumenta a lipólise e aumenta a massa muscular magra.

Indicações

Citrus Aurantium é indicado para melhorar a queima de gordura e a performance física durante exercícios aeróbicos através da liberação de energia de reservas de gordura.

O extrato de Citrus aurantium é indicado em dietas de emagrecimento e para a prática de exercícios físicos como energético.

Contra-indicações

O uso do extrato de Citrus Aurantium não está recomendado para hipertensos, grávidas, lactantes, diabéticos e pessoas em tratamento com inibidores de MAO.

Posologia

Cápsulas – 300 mg/dia, 2 vezes ao dia , antes das refeições (extrato com 10% de sinefrina)
Chás- 02 colheres de sopa (aproxim 15 gramas)

Referências Bibliográficas

www.plantamed.com.br;
PMID: 16436104 [PubMed – indexed for MEDLINE] ; www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/ ;
Encyclopedia of Dietary Supplements,2007

Fonte: www.herbs2000.com/www.oficinadeervas.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.