Breaking News
Home / Bem-Estar / Ginseng Coreano

Ginseng Coreano

PUBLICIDADE

Ginseng Coreano possui várias propriedades. É utilizado para cansaço físico e mental, fadiga, estimulante sexual, ajuda na circulação sanguínea, melhora o sono e a concentração, beneficia o coração entre outros.

( Por Portal São Francisco)

Ginseng coreano ( Panax schinsen ) é um tipo de ginseng nativo da Ásia. Ginseng coreano é conhecido como um tônico, e tem sido conhecido para o tratamento de diabetes mellitus e ajudar a desenvolver a eficiência do cérebro humano.

Habitat

A planta é encontrada crescendo em regiões de RDPC (Coreia do Norte), Coréia do Sul, China, Japão, entre outras regiões da Ásia.
Especialmente, a Coréia está em posição ideal para cultivar o ginseng coreano. Em média, os períodos que o ginseng pode crescer adequadamente são 180 dias em um ano, pouco menos de seis meses. A Coréia tem o elemento geográfico perfeito de 33 graus para 43 graus na latitude norte. Além disso, a Coréia está em uma península que tem um corpo longo e estreito, aberto aos ventos do oceano. Porque o vento do oceano ajuda ginsengs a crescer, é um outro bom elemento para o crescimento do ginseng coreano.

Uso Tradicional

Ginseng coreano é uma planta medicinal. Relatou ter poderes paliativos maravilhosos. Cresce em outros países também mas é amplamente cultivada na Coréia, onde o clima e o solo produzem os melhores exemplares do mundo. É uma erva perene que pertence à família Araliaceae. Cientificamente, é conhecido como Nees Panax schinseng.

Aspecto

A planta ginseng normalmente cresce em cerca de 60 cm de altura. O caule subterrâneo é curto, e fica em linha reta ou ligeiramente inclinado. A raiz é semelhante à de uma campânula chinesa, com uma única haste de crescimento para fora da haste. Três ou quatro folhas crescem na extremidade da haste. As flores desabrocham em abril. Quando as flores murcham, elas são substituídos por frutas, redondas e avermelhadas.

Efeito de Medicina

Como todos os Panax ginseng, ginseng coreano tem os componentes ativos chamados de “ginsenosides. Há também “polissacarídeos ácidos”, que impulsionam o sistema imunológico e ‘Poliacetileno’, que ajuda a prevenir câncer.

AÇÃO E INDICAÇÃO

Indicado para combater o estresse e o cansaço. Possui ação adaptógena. Aumenta a concentração e a memória, tônico geral, revigorante e fortificante.

FORMAS UTILIZADAS

Cápsula (pó da planta)
Tintura (líquido)

Ginseng (Panax Ginseng)

Há muito tempo atrás, em um remoto vilarejo chinês, morava um caçador experiente com dois filhos que estavam começando a ser treinados para a caça. Era final de outono e os dois jovens resolveram partir para sua primeira caça sozinhos. O pai, aconselhou-os a ir depois do inverno, pois o frio parecia estar se antecipando naquele ano. Mas, sem dar atenção para os conhecimentos dos mais velhos, os jovens resolveram partir assim mesmo. Em poucos dias conseguiram matar muitos animais, até que em uma tarde, o tempo virou repentinamente e começou uma grande nevasca. Rapidamente todas as saídas das montanhas ficaram bloqueadas, e depois de vários dias eles ainda não conseguiam sair de onde estavam. Logo, desesperados, começaram a procurar o que comer, quando um deles arrancou uma planta diferente e se assustou ao reparar o formato da raiz, que parecia a figura de um homem em pé. Experimentaram e verificaram que possuía um sabor agradável, meio doce e levemente amargo, além de ser muito suculenta. Continuaram a comê-la por muitos dias e verificaram que, além de matar a fome, aquela raiz proporcionava mais disposição e energia. Começaram a comer uma quantidade maior pois como o inverno estava piorando acreditavam que iriam precisar de muita energia, mas um deles começou a ter hemorragias nasais. Resolveram então comer apenas o suficiente, uma dose moderada. Desta forma, aquelas raízes sustentaram os dois por todo o inverno, e na primavera, quando a neve derreteu, eles voltaram para o seu vilarejo. Foi o maior susto, pois todos pensavam que já estivessem mortos. O pai, aliviado, perguntou como eles tinham sobrevivido por todo o inverno e eles comentaram que tinham descoberto uma raiz estranha que parecia um homem em pé. O pai em sua sabedoria disse que se tratava da “planta homem”.

Esta planta fantástica, aqui apresentada por este conto folclórico chinês, já se encontra a nossa disposição e é conhecida por nós como Ginseng (raiz que em cultivos leva quatro a seis anos para ser colhida e praticamente só se encontra sendo cultivada em países do oriente, como China e Coréia). Por ser uma planta cara, é comumente substituída pela Pfaffia paniculata, planta esta de origem brasileira, também apresentado qualidades adaptógenas, mas sendo muito inferior ao ginseng em termos de rapidez de resultado. De uma forma enganosa, agindo de má fé, algumas farmácias e laboratórios chegam a denominar a Pffafia de “Ginseng brasileiro”, levando o mercado a uma grande confusão.

O Ginseng possui uma ação adaptógena, ou seja, faz com que o organismo se adapte melhor aos problemas provocados pelo estresse do dia-a-dia. É uma planta que aumenta a energia vital, tonifica a energia original, auxilia a combater o cansaço, estafa e desânimo. Auxiliar no tratamento da diabetes e de colesterol, aumenta, em nível de aprendizado, melhorando a memória e a percepção. Estimula a produção de hormônios sexuais, aumentando a libido e a excitação, por isso no ocidente é comercializada como um enfoque maior como sendo planta afrodisíaca.

Com todos estes benefícios podemos dizer com toda certeza que é uma planta que proporciona um bem estar muito grande, principalmente para um organismo debilitado, cansado e fraco. No oriente é muito consumida pelos mais velhos, pois proporciona mais vitalidade e também corrige deficiências.

O consumo pode chegar até a cinco gramas diários sem provocar qualquer efeito colateral indesejável. Experimente usar o ginseng por alguns meses e repare no bem estar que ele irá proporcionar ao seu organismo.

Ademar Menezes Junior

Ginseng (Panax sp.) é uma planta muito versátil, utilizada na medicina chinesa há milhares de anos para incrementar a longevidade e a qualidade de vida. O Panax ginseng é a espécie mais estudada e disponível comercialmente dessa planta. Outra espécie, Panax quinquefolius (ginseng americano), é cultivada no meio-oeste dos EUA e exportada para a China.

O ginseng é um dos fitoterápicos mais utilizados em todo o mundo. O gênero dessa erva compreende cinco espécies de crescimento lento e vida longa, cultivadas em todo o mundo, mas especialmente em países de clima mais ameno. Essa planta vem sendo utilizada há séculos na medicina chinesa e até mesmo pelos nativos norte-americanos. Alguns pesquisadores acreditam, porém, que a erva utilizada originalmente pelos chineses era de outra espécie.

O nome ginseng é derivado de uma palavra chinesa que significa “raiz-homem”, porque a raiz tem um formato semelhante às pernas de um homem. Importante dizer que algumas ervas são classificadas erroneamente como ginseng, de forma que é preciso prestar bastante atenção aos vários compostos que são encontrados no mercado, vendidos com promessas milagrosas.

Ginseng Coreano

Principais benefícios do ginseng para a saúde

Melhora a circulação sanguínea ( ginseng coreano);
Tem efeito calmante ;
Previne a gripe, principalmente em idosos;
Aumenta a produção de energia no organismo;
Previne o câncer;
Diminui o stress e o cansaço;
Promove o Bem-estar;
Melhora a memória;
Diminui o cortisol em pacientes com diabetes;
Ajuda a reduzir a pressão arterial.

O ginseng coreano ou chinês chamado cientificamente de Panax ginseng estimula o bom funcionamento do organismo e serve para tratar problemas circulatórios e o ginseng americano, chamado cientificamente de Panax quinquefolius é calmante e serve para controlar o estresse, auxiliar o sono e tratar a depressão.

Curiosidades do ginseng

A parte medicinal da planta é a sua raiz de crescimento lento, colhida após quatro a seis anos, quando seu teor global de ginsenosídeo – o ingrediente ativo principal do ginseng – atinge o máximo. Existem treze ginsenosídeos ao todo. O Panax ginseng também contém panaxanos, substâncias que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue (glicose) e polissacarídeos, moléculas complexas de açúcar que fortalecem o sistema imunológico. O ginseng “branco” consiste simplesmente na raiz desidratada, enquanto o ginseng “vermelho” consiste na raiz aquecida no vapor e desidratada.

Sabe-se que o ginseng proporciona melhoras na circulação sanguínea, gerando, consequentemente, melhora generalizada na disposição física e mental.

Contra indicação do ginseng

O uso do ginseng é contra-indicado para indivíduos com infecções renais e para mulheres grávidas ou durante a amamentação.

Quando consumido em excesso o ginseng pode gerar os seguintes efeitos colaterais: diarréia, insônia e o aumento da pressão arterial.

Fonte: en.wikipedia.org/www.ginsengs.com.br/www.oficinadeervas.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.