Breaking News
Home / Bem-Estar / Centella Asiática

Centella Asiática

PUBLICIDADE

A centella asiática possui muitos benefícios para o nosso organismo. Ela possui várias vitaminas, aminoácidos e minerais.

Ela é usada para melhorar o sistema circulatório, auxiliando em tratamentos para celulite. Também é utilizada para tratamentos de pele, diminuir a queda capilar, diminuir o estresse, reduz o envelhecimento, pois diminuem os radicais livres.

A erva pode ser utilizada em forma de cápsulas, chá ou tintura.

( Por Portal São Francisco)

Esta pequena rasteira herbácea é nativa da maior parte da Ásia, África do Sul. Ela tende a preferir a sombra e áreas úmidas. É uma grande erva culinária e pode ser colocada em saladas, sucos, e pestos. Uma das coisas mais importantes da centelha asiática é a melhora da circulação. Ela ajuda afinar o sangue e também deixa as paredes dos vasos sanguíneos mais flexíveis.

Os órgãos do corpo dependem de uma boa circulação para o bom funcionamento, o cérebro, o coração, os rins, os olhos, o nosso sistema vascular, todos estes são o órgãos que podem se beneficiar com a centelha asiática. É indicada para a aterosclerose e doença cardíaca.

É utilizada para auxiliar a memória e concentração e especialmente auxilia na função mental em doenças neurodegenerativas tais como a doença de Alzheimer. Ele tem se mostrado eficaz para a doença vascular periférica e insuficiência venosa crônica. Contribui com a impotência. Também promove a formação de tecido conjuntivo, além de ser levemente antibacteriana e anti-inflamatória , por isso é boa para a cicatrização de feridas. Tem sido usada tradicionalmente para tratar lepra (um constituinte de centelha asiática realmente ajuda a quebrar as paredes celulares das bactérias que causam a lepra, além de ser antibacteriana e promover a formação de tecido conjuntivo).

Ela também ajuda a melhorar as condições da pele , quando tomada internamente ou externamente, e tem sido utilizada para tratar a psoríase e esclerodermia. É um leve diurético e depurativo do sangue.

Cuidados: Centelha asiática tem sido utilizado tradicionalmente para ajudar a curar úlceras, uma vez que ajuda na formação do tecido conjuntivo, mas como um sangue mais fino, pode levar a hemorragia gástrica, o que pode tornar as coisas muito piores! Centelha asiática pode causar sonolência.

Contra-indicações: Não ingerir se estiver grávida ou a amamentar. Há também a preocupação de que centelha asiática pode causar danos ao fígado, por isso, se você tiver quaisquer condições hepáticas crônicas ou agudas, tomá-la com outros medicamentos podem ser prejudiciais ao fígado, tais como acetaminofeno ou estatinas.

Centella Asiática

 

Descrição: Da família das Umbelifereas, também conhecida como cairuqui. As flores são brancas, pequenas, reunidas em pequenas umbelas e nascem na base da folha. O fruto é pequeno. Pode ser considerada uma erva daninha que prolifera na principalmente na região sul do Brasil, tem sabor amargo e acre. A colheita é feita somente das folhas sem o cabinho.

Partes utilizadas: Folhas sem o pecíolo.

Habitat: E nativa do Sudeste da Ásia, índia, Sri Lanka, China, Madasgascar, Unas dos Mares do Sul, África, EE.UU. , México, Venezuela, Colômbia e Brasil.

História: A centelha foi descoberta na década de 40 do século passado por um bioquimico francos, Lepine, que isolou um alcalóide com capacidade regenerativa sobre o sistema nervoso e o sistema endocrine. Mas a planta tem sido usada por mais de 3000 anos pela população da índia, China África e ilhas do Oceano Índico. lnúmeros animais foram sacrificados para se comprovar o que a medicina popular e folclórico asiáticas já sabiam; A Centella faz parte das tarmacopeias Ayurvedica, Chinesa e Homeopática.

Modo de Conservar: Secar à sombra, em lugar seco e pouco ventilado. De preferência, devem ser armazenadas em recipientes bem fechados, em local seco e arejado, ao abrigo da luz solar.

Indicação: Depurativo, cicatrizante, digestivo, anticelulite, estimula a irritação vaginal. metabolismo de gorduras e estimulante cutâneo. Anti-depressivo.

Princípios Ativo: Alcalóides, óleos essenciais, flavóides, quercetina, ácidos, açúcares, sais minerais, aminoácidos, fibras, cálcios e ferro.

Modo de Usar:

Como Depurativo – em uma xícara de chá coloque Uma colher de sobremesa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe e deixe esfriar, tome uma ou duas xícaras de chá por dia.

Como Digestivo – Coloque uma colher de sopa de folhas picadas em uma xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por cinco dias. Coe em um pano e esprema. Tome Um colher de café, diluído em um pouco de água antes das principais refeições.

Metabolismo de gorduras – Em uma xícara de chá, coloque uma colher de sopa de folhas secas picadas e adicione água fervente. Abafe, espere amornar e coe. Tome um xícara de chá, Um hora antes das principais refeições.

Anticelulite, estimulante cutâneo e irritação vaginal – Coloque três colheres de sopa de folhas picadas em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por cinco minutos, espere amornar e coe. Faça aplicações todos os dias, após o banho, com uma esponja esfregando a pele suavemente. Para a irritação vaginal use banhos de assento.

Superdosagem: Em doses muito elevadas pode causar cefaléia e narcose, tratamento sintomático devera ser instituído.

Efeitos colaterais: Infertilidade pode ser um deles. Irritação tópica da pele, fotossensibilização da pele, dermatite de contato, eczema foram relatados com o uso de cremes dermatológicos a base de Centelha para tratamento de queloides e outras afecções da pele (Danese e cols., 1994); Entretanto a capacidade de sensibilização da planta e muito pequena. Tais reações podem ter aparecido em função da concentração elevada de princípios ativos ou o uso excessiva; (Bilbao, 1995; Danese, 1994; Gonzalo, 1996; Hausen, 1993).

Bibliografia

SOARES.I.C.; ARCHONDO.M.E.D.D. Formulações pra uso tópico contendo extrato de Centelia asiática 7996Na Congresso Nacional Cosmetologia p.225-231
SOARES.I.C.; ARCHONDO.M.E.L. Extrato de Centella asiática Urban para uso em produtos farmacêuticos e cosmeticos1997SPp.27
SOARES.I.C.; ARCHONDO.M.E.D.D. Padronização do extrato de centella asiática para uso em produtos farmaceu- ticos e cosméticos II Seminário Intemacional de farmaceu- ticos e X Congresso Paulísta de farmacêuticos 1997
ARCHONDO.M.E.L. Tecno/og/a farmacêutica aplicada a produtos naturals. Desenvolvimento, estudos de estabilidade e de liberação em formulações para uso tópico contendo extrato de Centella asiática Urb. 1999, Dissertação de Mestrado em Farmacos e Medicamentos. USP. Conselho Nac de desenvolvimento Científico e Terminologia.

Fonte: www.plantasquecuram.com.br/botanicalblessings.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Veganismo

Veganismo

PUBLICIDADE O veganismo é um sistema de crenças que considera que os animais não devem …

Ergonomia

Ergonomia

PUBLICIDADE Definição Ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas …

eletroterapia

Eletroterapia

PUBLICIDADE A eletroterapia é o uso terapêutico da eletricidade para tratamento médico. Este tipo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.