Breaking News
Home / Bem-Estar / Cáscara Sagrada

Cáscara Sagrada

PUBLICIDADE

A cascara sagrada é uma erva medicinal utilizada principalmente para prisão de ventre.

A cáscara sagrada é conhecida como um laxante natural, pois possui propriedades que aumentam o funcionamento do intestino.

Aliado a uma boa alimentação também pode auxiliar na perda de peso.

Indicado para pessoas que sofrem de intestino preso, também elimina excesso de líquidos do corpo.

A ingestão pode ser através de chá e capsulas encontradas em farmácias de manipulação.

Outros benefícios da planta:

O chá da cascara sagrada auxilia em problemas de insônia.

Combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento.

Auxilia no emagrecimento.

Diminui o inchaço.

Melhora a digestão dos alimentos.

Alívio da azia e má digestão.

Combate a constipação.

(Por Portal São Francisco)

Rhamnus purshiana

Descrição: Da família das rhamnaceae. Arbusto frondoso, de ate 6m de altura. O fruto é púrpuro escuro. As sementes são ovaladas e pretas.

Parte utilizada: Casca seca do tronco e dos ramos.

Habitat: Nativa do oeste dos EE.UU. – Montanhas Rochosas, e cultivada da costa do Pacífico ao Canadá, região andina e leste da África.

História: Seu nome, de origem espanhola, e usado no mundo inteiro; após os colonizadores terem-na descobertos com indígenas norte-americanos que já a utilizavam com finalidades medicinais.

Partes utilizadas: Casca.

Propriedades: Purgante, colagogo e eupéptico.

Indicações: É muito útil em casos de prisão de ventre crônica. Facilita o funcionamento da vesícula e a digestão.

Princípios Ativos: Ácidos graxos, glicosídeos, antraquinonas, glicosídeo (shesterina) e o ramnicosideo.

Toxicologia: Mulheres grávidas e pessoas que sofrem de dor de estômago, colite, obstrução intestinal, doenças inflamatórias agudas dos intestinos e apendicite, úlcera duodenal ou gástrica, refluxo do esôfago, diverticulite.

Efeitos colaterais: Pode induzir diarréia. Se usada por mais de dois meses seguidos, provoca inflamações crônicas no intestino, cólicas intestinais, dores espasmódicas gastrintestinais e perda excessiva de líquidos e sais minerais. A casca fresca, sem secagem prévia, pode provocar vômitos, cólicas violentas, diarréias, queda de pulsação e aumento do fluxo menstrual, devido a ramnotoxina e a presença de antraquinonas reduzidas. Acima de 8 gr./dia pode causar diminuição da pulsação, queda de temperatura e hipopotassemia.

Modo de usar:

– Infuso ou decocto: 25g/litro de água. Laxativo: 50 a 100 ml ao dia. Purgativo: 200 ml ao dia. – Deixar ferver ½ litro de água, despejar o equivalente a 1 colher de sopa do chá. Desligar o fogo, abafar, deixar esfriar e coar. Tomar 1 copo 1 x ao dia.

– Pó da casca: laxativo: 0.25 a 1 gr./dia; purgativo: 3 a 5 gr./dia. Seus efeitos são percebidos de 8 a 12 horas após a ingestão, conforme a sensibilidade individual.

Cáscara Sagrada

 

Nome Científico: Rhamnus purshiana D.C.
Familia: Rhamnaceae

Histórico e Curiosidades: Planta conhecia também com o nome de cáscara-santa. É originária das montanhas rochosas do Oregon, sendo também encontrada até as montanhas da Colômbia. Já era muito utilizada pelos índios americanos com finalidades terapêuticas, sendo levada para a Europa já no final de século XIX.

Botânica: A cáscara-sagrada é uma arbórea decídua que pode atingir até 10 m de altura, com troncos com até 2,5m de diâmetro em árvores mais velhas. As folhas são ovaladas com nervuras bem pronunciadas, com limbo acetinado, medindo de 6 a 13 cm de comprimento. A casca é de cor marrom claro. Suas flores são pequenas de coloração verde e saem das axilas das folhas. Os frutos são pequenos, de cor púrpura escuro, medindo cerca de 8 mm de diâmetro, com 2 a 3 sementes, servindo de alimentos para vários seres vivos.

Cultivo e Colheita: Não foi encontrado informações na literatura consultada. Parece existir ainda um certo extrativismo das cascas de árvores nativas.

Parte Utilizada: Cascas do caule e dos ramos além das raízes, o que não é muito comum de ser encontrado no mercado de plantas medicinais. As cascas depois de retiradas devem ser envelhecidas pelo menos 1 ano para não apresentar cólicas como efeito colateral, ou então deixar em estufas a 100ºC por 1 hora. É muito comum encontrar vários liquens e musgos aderidos nas cascas, e normalmente são utilizados juntamente com as cascas. Isso nos faz perguntar se não poderia apresentar variações das atividades terapêuticas.

Princípios Ativos: A Derivados antracênicos (emodina), cascarosídeos A e B (glicosídeos da aloína, barbaloína, desoxibarbaloína), cascarosídeos C e D (glicosídeos da crisaloína), princípios amargos, albuminóide ramnotoxina, taninos, óleos essenciais e resinas.

Ação Farmacológica e Indicações: Sua principal atividade está em corrigir a obstipação intestinal, através de uma ação laxativa e do aumento do tônus do cólon. Produz uma excitação intestinal leve, regulando o peristaltismo. Normalmente após 8 horas da ingestão oral, ocorre a liberação de heterosídeos através da hidrólise enzimática pela flora bacteriana. No sistema digestivo, age como laxante ou purgativo, dependendo da dosagem empregada e da sensibilidade da pessoa. Restabelece o tônus na obstipação, por liberação dos heterosídeos antracênicos no intestino grosso. Estimulante do apetite em baixas doses. Aumenta a secreção da bílis no intestino devido à contração muscular da vesícula biliar.

Efeitos Colaterias: Dependendo da dose e da sensibilidade de cada indivíduo, pode apresentar cólicas e diarréias. Se a droga não for bem seca e envelhecida estes sintomas podem ser mais acentuados. Não usar durante a gravidez e lactancia, pode provocar cólicas no bebê. Em algumas pessoas a urina pode apresentar uma pigmentação anormal. O FDA considerou a cáscara-sagrada como droga geralmente segura e eficaz.

Ademar Menezes Junior

Fonte:  www.plantasquecuram.com.br/www.oficinadeervas.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Veganismo

Veganismo

PUBLICIDADE O veganismo é um sistema de crenças que considera que os animais não devem …

Ergonomia

Ergonomia

PUBLICIDADE Definição Ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas …

eletroterapia

Eletroterapia

PUBLICIDADE A eletroterapia é o uso terapêutico da eletricidade para tratamento médico. Este tipo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.