Breaking News
Home / Bem-Estar / Cordão de Frade

Cordão de Frade

CORDÃO DE FRADE – (Leonotis nepetaefolia)

PUBLICIDADE

 

Essa planta é utilizada há muito tempo na medicina tradicional africana como tratamento para febres, dores de cabeça, malária, disenteria e picada de cobra.
Tem um efeito no útero – dependendo da dose que irá estimular ou suprimir a menstruação.

Estudos sugerem que chás ou tinturas feitos com a folha possuem propriedades antinociceptivas (inibem a sensação de dor), são antiinflamatórios e hipoglicêmicos.

Também é usada ​​para doenças cardíacas associadas à ansiedade e tensão e acalmam palpitações, taquicardia e batimentos cardíacos irregulares.

Cordão de Frade

Também chamado de Cordão de São Francisco

Essa erva é ótima para os pulmões e articulações.

USO MEDICINAL

O cordão faz parte de uma série de trios para bronquite, asma e infecções pulmonares. Limpa os pulmões e reduz o catarro pulmonar.

Também é ótima para artrite e gota, acúmulo de ácido úrico, para quem elimina pouca urina, cistite.

É ótima para gases e dores abdominais.

É ótima para nevralgias.

Deve ser ministrada em crianças que estão saindo de doenças debilitantes, pois aumenta os glóbulos vermelhos no sangue, e a capacidade de resistir as doenças.

USO ENERGÉTICO

O Cordão de Frade é a erva da frustração. Tanto pode ser usada para crianças, que toleram pouco as frustrações da vida, como para adultos que não têm resistência às intempéries e qualquer problema é motivo para parar um projeto. É usada para pessoas que nunca conseguem chegar ao fim de nada que se propuseram, e sempre encontram argumentos sólidos para justificar o que não deu certo.

Bom para pessoas que projetam sempre no externo suas dificuldades. Todos são culpados menos eles.

Ótima para quem tem medo de vencer e ter brilho, e por isso não leva nada adiante.

A planta

Conhecida mundialmente como Leonotis nepetifolia, o Cordão de frade é uma planta tropical da família da menta (Lamiaceae) que tem origem na África tropical e Índia meridional, embora possa ser encontrada também em certas regiões subtropicais da Ásia, África e América. No Brasil ela ocorre em quase todas as regiões, com exceção do Sul, por ser muito frio e a planta não se adaptar e tais condições. O cordão de frade é muito utilizado em certos casos de doenças nas vias respiratórias.

Confira o uso dessa planta para o bem da saúde a seguir:

Indicações medicinais do cordão de frade

Antiespasmódico
Asma
Bronquite
Ácido úrico
Tosse
Catarro
Problemas no estômago
Cólicas
Fraqueza
Reumatismo
Cistite
Gases
Dores abdominais
Nevralgias
Febre
Malária

E mais! O cordão de frade deve ser ministrado em crianças que acabaram de sair de doenças debilitantes, pois ele ajuda a aumentar os glóbulos vermelhos no sangue e ainda aumenta a capacidade de resistência às demais doenças.

Outros usos da planta

O cordão de frade ainda tem outros usos além do medicinal, como na culinária, pois as folhas podem ser usadas em saladas. Outro uso da planta é para tratar crianças que têm pouca tolerância a certos fatos da vida e estão sempre muito frustradas. Adultos que têm problemas psicológicos ligados a suas capacidades profissionais e pessoais também podem fazer uso dessa planta, pois ela tem propriedades calmantes e que dão certa coragem. Um uso pouco indicado do cordão de frade é como fumo, pois devido as suas propriedades psicoativas a planta pode ser um pouco perigosa, tendo até mesmo seus efeitos comparados ao da maconha.

Como fazer o chá de cordão de frade

Coloque duas colheres de sopa da erva em cada litro de água utilizado. Leve ao fogo e assim que levantar fervura desligue. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.

Referência

Cordão de frade – Usos dessa planta medicinal

Fonte: www.herbgarden.co.za/www.chacarapleiades.com.br/www.remedio-caseiro.com

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.