Breaking News
Home / Bem-Estar / Catuaba – Produto Natural

Catuaba – Produto Natural

PUBLICIDADE

A catuaba é conhecida pelas propriedades afrodisíacas presentes na planta. Muito utilizada para pessoas com problemas de impotência sexual.

Dentre seus benefícios, a catuaba também é utilizada para cansaço, esgotamento mental, nervoso, fadiga e estimulante físico.

(Por Portal São Francisco)

O pó de casca de catuaba tornou-se conhecido pela sua capacidade de aumentar a libido e o desejo sexual. Com inúmeros benefícios à saúde, Catuaba melhora os sistemas imunológico e nervoso do corpo.

A árvore de Catuaba é nativa das florestas do Norte do Brasil. As primeiras pessoas a reconhecer o poder de Catuaba foram os índios Tupi do Brasil que fabricavam um chá como um afrodisíaco para aumentar a libido. No entanto, a tribo indígena logo descobriu que a casca da árvore Catuaba teve múltiplos benefícios de saúde, como alívio da dor, aumento da energia, melhora da memória e combate a depressão. O Tupi achou a Catuaba tão benéfica que cantavam canções sobre os seus poderes e rapidamente se espalhou para as outras tribos do Brasil.

Agora conhecido mundialmente como Viagra do Brasil, este produto é uma alternativa natural aos medicamentos que podem ter efeitos colaterais nocivos. Catuaba pode normalizar a função da próstata e melhorar o sistema reprodutivo masculino. É encontrada em supermercados brasileiros hoje muitas vezes infundidos em vinho.

Catuaba naturalmente aumenta a energia, estimulando o sistema imunológico. Bem conhecido por suas qualidades analgésicas, também é um anti-inflamatório e antiviral que pode fortalecer as artérias e promover a prática saudável com poderosos flavonóides, taninos e fito-químicos.

Catuaba tem qualidades antioxidantes superiores. A casca da árvore contém Erythoxilum, um alcalóide potente antiviral e antibacteriano. Catuaba é um estimulante do sistema nervoso e tem sido benéfico, acalma os nervos, combate a insônia e aumentam a memória e a concentração.

Alguns dos benefícios para a saúde:

-Libido melhorada
-Aumenta a imunidade
-Afrodisíaco
-Energia melhorada e resistência
-Benéfico contra disfunção erétil
-Alivia a dor do nervo
-Insônia
-Acalma os nervos
-Aumento da memória e foco
-Anti-ansiedade
-Próstata
-Antidepressivo
-Alivia exaustão

Catuaba é um produto natural de reforço sexual que pode aumentar a resistência, energia e saúde para o corpo e mente.
Nome Botânico: Trichilia catigua Outros nomes: Tatuaba, Caramuru, Pau de Reposta,
Trompete de Ouro, Piratancara
Origem: Brasil

Anemopaegma arvense

Descrição: Da família das Bignoniáceas. Conhecidíssima, a Catuaba apresenta-se em 3 ou 4 espécies. Seu nome significa “folha boa” ou “árvore boa”.

A primeira espécie: Anemopaigma glaucum, M. É um arbusto ereto, ramoso, glabro, com folhas longo-pecioladas.Seu fruto é uma cápsula elíptica, obtusa, plana, amarela, medindo até l0cm de comprimento e 6cm de largura. É medicinal, sendo eficaz no combate à sífilis. Vegeta em Minas Gerais e na Bahia. Suas sementes são elípticas e medem 5cm de comprimento e 4cm de largura.
A segunda espécie : Phulanthus no bílis, Muell. Arg., da família das Euforbiáceas, é um arbusto ou árvore de 4 até 20m de altura. Suas flores de 4 estames e seu fruto, cápsula de 8mm de diâmetro. Subdivide-se em várias outras espécies como a brasiliensis (Cicca brasiliensis, Baill), guyanensis e Riedelianus, que têm propriedades tónicas, são estimulantes e até afrodisíacas. Existem muitas outras espécies de Catuaba, mas ao que parece não contêm propriedades terapêuticas, especialmente as que vegetam nas Antilhas, na América Central e no México. Conhecida também por pau-de-resposta.

A Terceira espécie: a catuaba-do-mato, Ilex conocarpa reis, da família das Aquifoliáceas, é um arbusto ou árvore, com ramos ligeiramente sul-cado-pubescentes, com folhas pecioladas, até 8cm de comprimento, serradas, com pontos escuros na parte superior. Esta espécie é muito útil quanto ao aspecto terapêutico, pois é melífera, e suas folhas são tônicas, diuréticas e estomáquicas, substituindo até mesmo a erva-mate. Fornece também material para o fabrico de tinta preta. Vegeta nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Quarta Espécie: Anemopaegma mirandum, da família das Bignoniáceas. É um arbusto de rizoma lenhoso, branco e duro, medindo até 15mm de diâmetro. É planta ornamental de grande efeito. Suas virtudes medicinais são comprovadas e é usada como estimulante, ótimo peitoral, anti-sifilítica e também afrodisíaca. Seu grande habitat é São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Princípios Ativos: Alcalóide (semelhante à atropina e à ioimbina), substâncias amargas (catuabina), matérias aromáticas, taninos, resinas, lipídeos.

Propriedades medicinais: Ansiolítico, afrodisíaco, anti-sifílico, digestiva, diurético muito ativo, estimulante geral, estimulante e tonificante do sistema nervoso, expectorante, peitoral, tônico, vasodilatador.

Indicações: Afecção do sistema nervoso, bronquite crônica, concentração, convalescença de doença grave, doenças nervosas e emocionais, esgotamento, falta de memória, fraqueza, frigidez, hipocondria, impotência sexual, insônia nervosa, insuficiência mental, nervosismo, neurastenia, paralisia parcial, raciocínio.

Parte utilizada: Folhas, raiz, casca.

Contra-indicações/cuidados: Portadores de glaucoma têm que conferir a pressão ocular e evitar o uso contínuo de catuaba pois ela pode aumentar o glaucoma; Paciente com pré-excitação ventricular, como no caso da síndrome de Wolf-Parkinson-Wite, podem desenvolver taquicardia; Pessoas sensíveis podem ter cefaléia por causa do ioimbina; Contra indicado para grávidas, recém-nascidos e crianças pequenas.

Modo de usar:

– 20 g no vinho branco (pode misturar marapuana). Deixar 7 dias e tomar um cálice nas refeições: estimulante geral, afrodisíaco;

-Infusão no álcool, para uso externo: paralisias parciais.

-Pó das folhas: 0,5 g três vezes ao dia: afrodisíaco e tonificante do sistema nervoso, doenças nervosas e emocionais, período de convalescença de doenças graves, dificuldade de raciocínio e concentração, impotência sexual;

– Extrato fluído das folhas: duas colheres das de sobremesa ao dia três vezes ao dia.

– Infusão das folhas. Tomar 2 colheres de sobremesas ao dia: afrodisíaco, tonificante do sistema nervoso, doenças nervosas e emocionais, período de convalescença de doenças graves, dificuldade de raciocínio, concentração, impotência sexual;

– Decocção da casca: afecções do sistema nervoso, falta de memória, nervosismo, anti-sifílico, convalescença, digestão, esgotamento, estimulante, expectorante, frigidez, fraqueza, hipocondria, insônia (de origem nervosa), impotência sexual, insuficiência mental, neurastenia, neurastenia, peitoral, tônico e estimulante do sistema nervoso.

Farmacologia: A catuaba modifica as funções neuro-vegetativas, a nível dos centres nervosos e dos impulses nervosos dos nervos motores. Os alcalóides atropinicos causam midriase por paralisação das fibras musculares da pupila. Verificou-se que a Catuaba dilata a artéria peniana e aumenta o tempo de ereção.

Posologia: Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diarias, diluidos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de rizomas em decocção até 3 vezes ao dia.

Catuaba

Fonte: www.riceplex.com/www.plantasquecuram.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.