Breaking News
Home / Bem-Estar / Funcho – Produto Natural

Funcho – Produto Natural

PUBLICIDADE

Essa planta é conhecida por suas sementes muito utilizadas chamadas de erva-doce.

O funcho é utilizado para diversos problemas como: bronquite, cólicas, diarreia, inflamações, gases, prisão de ventre, indigestão entre outros.

Vulgarmente conhecida como planta de erva-doce

Durante séculos, as frutas Foeniculum vulgare têm sido usadas como medicina herbal tradicional na Europa e na China. Foeniculum vulgare é a erva de primeira escolha para o tratamento de crianças que sofrem de cólicas. Praticamente todas as partes da planta vulgare Foeniculum são comestíveis. A semente da Foeniculum vulgare é amplamente utilizada na Índia após o jantar para ajudar na digestão. Esta planta cresce como uma erva daninha nos campos. O chá de erva-doce auxilia em problemas de estômago.

Sementes de erva-doce são aromáticas, são oferecidas no final de uma refeição na Ásia e na América do Sul para ajudar na digestão.

Benefícios para a saúde da erva

Foeniculum vulgare é útil para cólicas, protege o fígado de toxinas, e tem uma ligeira redução do potencial de dismenorréia (cólicas menstruais dolorosas).

Quais são suas substâncias?

Muitas substâncias foram identificadas na Foeniculum vulgare incluindo estragol, derivados do ácido hidroxicinâmicos, glicosídeos flavonóides, agliconas de flavonóides, quercetina , kaempferol, ácido clorogênico, eriocitrin, rutina, miquelianin, ácido rosmarínico, ácido e cafeoilquínico. A maior parte destas substâncias na erva-doce são antioxidantes.

Usos históricos

Foeniculum vulgare, e anis, Pimpinella anisum, são plantas que têm sido usadas como agentes estrogênicos por milênios. Especificamente, têm dito a fama de aumentar a secreção de leite, promover a menstruação, facilitar o nascimento, aliviar os sintomas do climatério masculino (andropausa), e aumentar a libido. Na década de 1930, foi apresentado um certo interesse nestas plantas para o desenvolvimento de estrogênios sintéticos. O constituinte principal dos óleos essenciais de funcho e erva-doce, anetol, tem sido considerado como sendo o agente ativo estrogênico. No entanto, a investigação sugere ainda que os agentes farmacologicamente ativos são polímeros de anetol, como dianethole e photoanethole.

Foeniculum vulgare para a dor menstrual

Comparação da eficácia da erva-doce e ácido mefenâmico sobre a intensidade da dor na dismenorréia.

Um estudo realizado em Kerman, República Islâmica do Irã, em 2002, comparou a eficácia de Foeniculum vulgare e o ácido mefenâmico no alívio da dor em cólica menstrual primária, com meninas entre 13 anos. As meninas apresentaram alívio da dor ou diminuição. Não houve diferença significativa entre os dois grupos no nível de alívio da dor.

As raízes, os bulbos e os talos podem ser cozidos e comidos como um vegetal. Bulbos de erva-doce também podem ser comidos crus.

Caules e folhas podem ser cortadas e utilizadas em saladas ou sopas. Sementes podem ser usadas em licores, molhos de tomate e picles.

O óleo de Foeniculum vulgare é utilizado em licores, doces e perfume, além de reduzir os espasmos intestinais e aumentar a motilidade do intestino delgado. No entanto, não houve quaisquer estudos clínicos de sua eficácia.

História

O funcho tem uma longa história de uso de ervas e é um remédio caseiro comumente utilizado, especialmente as do sistema digestivo. As sementes, folhas e raízes podem ser utilizadas, mas as sementes são mais ativas e é a parte normalmente utilizada. Um óleo essencial é frequentemente extraído da semente de erva-doce para uso medicinal, mas ela não deve ser administrada a mulheres grávidas.

As sementes aromáticas são utilizadas como aromatizantes em bolos, pães, etc. Eles têm um sabor semelhante às folhas de erva-doce e também melhoram a digestão. As sementes podem ser adicionadas para saladas. As folhas ou as sementes podem ser usadas para fazer um chá de sabor agradável.

 

Descrição botânica – Funcho – Produto Natural

Foeniculum vulgare

Originaria da Europa e de países mediterrâneos, o funcho doce tem sido usado para propósitos medicinais e culinário através dos séculos e naturalizado ao redor do mundo.

Na Grécia, era símbolo de êxito e representava a força. Os atletas gregos o usavam em infusão para obter resistência, valor e prevenir o aumento de peso.

No cristianismo, foi dedicado a São João Batista e usado em guirlandas feitas de seus talos e folhas. No final do século XVIII, foi levado para o Novo Mundo.

O funcho é uma planta muito aromática, herbácea e de ciclo anual ou bianual. O caule é oco e estriado por fora. As folhas pecioladas, emergem de bainhas que envolvem o caule. São divididas em segmentos muito estreitos, longos e finos. As flores de coloração amarelada, são agrupadas em inflorescências umbeladas.

Composição

Anetol, mirceno, cineol, eugenol, metilcavicol, timol, limoneno, felandreno, pineno, fenchona, geraniol.

Aplicação do óleo essencial

Desintoxicante e purgativo, depurativo,estimulante do aparelho digestivo, antiespásmodico e carminativo, revitalizante e energizante, indicado na anemia, astenia e raquitismo, e em contusões, distúrbios digestivos, flatulência, aerofagia, gengivites, halitoses, náusea, obesidade, celulite, eliminação de toxinas, retenção hídrica, pele grossa e porosa.
Regulador do sistema glandular e reprodutor feminino, usado nas amenorréias, dismenorréias, TPM e insuficiência de leite na amamentação.

Precauções

Sensibilizante dérmico, possivelmente carcinogênico, deve ser evitado por ocasiões de endometrioses, hiperplasia prostática e câncer cujo tratamento depende da reposição de estrógenos. É narcótico se usado em largas quantidades. Evitar na gravidez e em casos de epilepsia.

Referência Bibliográfica

CORAZZA, Sônia. Aromacologia uma ciência de muitos cheiros, P.185

Fonte:  www.fishoil-s.com/SENAC

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Veganismo

Veganismo

PUBLICIDADE O veganismo é um sistema de crenças que considera que os animais não devem …

Ergonomia

Ergonomia

PUBLICIDADE Definição Ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas …

eletroterapia

Eletroterapia

PUBLICIDADE A eletroterapia é o uso terapêutico da eletricidade para tratamento médico. Este tipo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.