Breaking News
Home / Bem-Estar / Anis estrelado

Anis estrelado

Benefícios para a saúde do anis estrelado

PUBLICIDADE

O anis estrelado possui propriedades carminativas, digestivas, estimulantes e diuréticas. É usada para combater cólicas e reumatismo. É um aroma comum para chás medicinais, misturas para tosse e pastilhas.

Na medicina tradicional chinesa, o anis estrelado é prescrito como uma ajuda digestiva, promovendo a saúde dos órgãos reprodutivos femininos e para as mães lactantes aumentarem a secreção do leite materno. Ele é usado para promover o apetite, para tratar a dor abdominal, distúrbios digestivos, incluindo cólicas, queixas causadas pelo clima frio, como a lombalgia, e para aliviar a flatulência.

As propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas do anis estrelado são úteis no tratamento da asma, bronquite e tosse seca. Por esse motivo, algumas misturas de tosse contêm extrato de anis estrelado.

O anis estrelado, na sua forma natural, pode ajudar o sistema imunitário do corpo a combater muitas estirpes de gripe, bem como muitos outros problemas de saúde. O ácido chiquímico, um composto presente no anis estrelado, é utilizado para preparar medicamentos para gripe. Anis estrelado também pode ser usado como por suas propriedades sedativas para garantir um bom sono.

O óleo de anis estrelado é útil para aliviar o reumatismo e a dor lombar.  Também pode ser usado como um purificador de hálito natural. Linalol, um composto presente no anis estrelado contém propriedades antioxidantes.

 Anis estrelado

Cultivo e Colheita

Por ser uma arbórea de grandes raízes, prefere solos bem drenados, ricos em húmus. Toleram temperaturas baixas, entre -5 a – 10° C, e em locais de temperatura mais baixa e ventos fortes é necessário paredes de proteção. Prefere ambientes iluminados, mas podem ser cultivados em local a meia sombra. Na China o anis é muito cultivado para a obtenção dos seus frutos, muito empregado em sua culinária e para a extração do seu óleo essencial utilizado medicinalmente. No Japão é cultivado aos redores dos templos religiosos e cemitérios. A multiplicação se dá pelas sementes, e não requer nenhuma técnica especial para estimular a germinação. Também pode ser multiplicadas por estaquia.

Parte Utilizada

A parte do vegetal que se utiliza são os frutos com suas sementes. Suas folhas também são ricas em óleos essenciais. A casca de seu tronco é utilizada no preparo de incensos.

Princípios Ativos

Muito rico em óleos essenciais, que são utilizados principalmente como aromatizantes. Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente anti-viral. O laboratório Roche possui a tecnologia para extração deste ácido do anis estrelado, e a partir desta substância isolada elabora o medicamento Tamiflu, um anti-viral potente que ficou muito famoso e teve um grande crescimento de vendas no período da “gripe aviária” e agora mais recentemente na “gripe suína”.

Efeitos Colaterais

Planta muito utilizada como fitoterápico e condimento, mas o seu excesso pode causar alguns transtornos, principalmente para crianças muito pequenas. Problemas de enjôo e neurológicos foram relatados.

Ademar Menezes Junior

Fonte: theepicentre.com/www.oficinadeervas.com.br

Veja também

triptofano

Triptofano

PUBLICIDADE O triptofano é um aminoácido, uma proteína sem a qual os seres humanos não …

melatonina

Melatonina

PUBLICIDADE A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro, e esse hormônio interfere em …

Kefir

Kefir

PUBLICIDADE Alimentos probióticos são microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal. A flora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.