Breaking News
Home / Física / Aceleração da gravidade

Aceleração da gravidade

Aceleração da gravidade – Definição

PUBLICIDADE

A medição da aceleração da gravidade (g) há muito é uma questão de interesse científico. O seu valor interessa a uma vasta área das ciências físicas, nomeadamente metrologia, geofísica e geodesia.

Os autores discutem os vários tipos de instrumentos, os métodos de medição e as aplicações de g.

A aceleração da gravidade é a aceleração de um corpo em queda no campo gravitacional da Terra, inversamente proporcional ao quadrado da distância do corpo ao centro da Terra e variando um pouco com a latitude: aproximadamente 9,8 metros por segundo por segundo.

Na Física, a aceleração da gravidade possui outro nome: aceleração de queda livre. sob a influência da gravidade terrestre; igual a 9,806 m por segundo.

Símbolo: g

O que é aceleração da gravidade?

Todos os objetos, não importa o tamanho, cairão na mesma taxa: a aceleração da gravidade. Esta é a taxa em que um objeto cai em queda livre. Ou seja, é a taxa na qual um objeto acelera em direção ao centro da Terra. Este valor não é constante, mas muda com a localização do objeto em queda livre.

Aceleração da gravidade
A aceleração da gravidade é a taxa com que algo cai em direção ao centro da Terra

Na Terra, a aceleração da gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s². Isso significa que um objeto irá acelerar 9,8 m/s para cada segundo que cair.

Em outras palavras, quanto mais tempo um objeto cai, mais rápido ele cai. Pense nele como um carro em constante aceleração. O carro continuaria indo cada vez mais rápido quanto mais tempo ele fosse dirigido.

Da mesma forma, um objeto caindo por três segundos irá mais rápido do que um objeto caindo por um segundo.

Essa taxa de aceleração depende muito da superfície para a qual o objeto está caindo. Muitos de nós sentiremos apenas a gravidade no que se refere à Terra, mas o número mudará dramaticamente se estivéssemos em outro corpo celestial.

A aceleração da gravidade é muito menor na lua, por exemplo. Na verdade, é um sexto da Terra, um valor de aproximadamente 1,6 m/s². Um objeto cairá em direção à lua em uma taxa muito mais lenta.

Usando a equação, g=GM/R2, a aceleração da gravidade de diferentes objetos no espaço pode ser calculada. Na equação, g é a gravidade, G é a constante gravitacional, R é o raio do planeta e M é a massa do planeta.

Fazendo os cálculos, os físicos determinaram que a aceleração da gravidade em Júpiter é de aproximadamente 26m/s2. Plutão, por outro lado, tem um valor de 0,61m/s2.

Você pode ver que os planetas com mais massa têm uma aceleração da gravidade maior do que os planetas com menos massa.

Se o mundo fosse um vácuo, esses valores representariam a vida real. Na lua, o ar é um vácuo e, portanto, os objetos caem no solo com a aceleração da gravidade lunar.

Na Terra, entretanto, temos resistência do ar – a força do ar empurrando um objeto quando ele cai. Esta é a razão pela qual uma pena flutua até a Terra enquanto uma bola de boliche despenca, embora a gravidade esteja agindo igualmente sobre os dois objetos.

Para calcular com precisão a velocidade em que um objeto cai, a resistência do ar deve ser considerada.

g- a aceleração da gravidade: sua medição e sua importância

O valor da aceleração da gravidade (g) é de interesse em um amplo campo das ciências físicas, incluindo metrologia, geofísica e geodesia.

Por exemplo, todas as grandezas derivadas do ampere são dependentes do valor de g, enquanto a medição precisa das temperaturas depende dele por causa da dependência da pressão de pontos fixos da Escala Internacional de Temperatura.

O valor de g varia não apenas de um lugar para outro, mas, em qualquer lugar, varia também com o tempo. Em vista dessa situação, métodos para a determinação precisa de g podem ser de vital importância.

Dispositivos para medir a gravidade são considerados juntamente com medidores de gravidade relativa, prospecção da gravidade e a observação das variações da gravidade dependentes do tempo.

Os medidores de gravidade absoluta podem ser baseados no método de queda livre e queda livre simétrica.

Fonte: www.physicsclassroom.com/iopscience.iop.org/www.collinsdictionary.com/www.wisegeek.org/www.yourdictionary.com/ui.adsabs.harvard.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Interferômetro

PUBLICIDADE Interferômetro – Definição Os interferômetros são aparelhos que utilizam a interferência de ondas (como de luz) …

Velocidade Terminal

PUBLICIDADE Definição de Velocidade terminal A velocidade terminal é a velocidade uniforme limite alcançada por um corpo …

Movimento de Translação

Definição de Movimento de Translação PUBLICIDADE O movimento de translação é o movimento pelo qual um corpo …