Breaking News
Home / Física / Pressão Negativa

Pressão Negativa

PUBLICIDADE

Definição de pressão negativa

pressão negativa é a pressão que é menor do que a pressão atmosférica existente

A pressão negativa geralmente se refere a um local onde a pressão é menor em um local em relação a outro. Não se refere à pressão real ou estática negativa, pois não pode ser inferior a zero.

Frequentemente, você ouvirá falar de pressão negativa da sala. Isso significa que a pressão do ar dentro da sala é menor do que a pressão fora da sala e o ar fluirá para a sala de fora.

O que é pressão negativa?

pressão é definida como a força por unidade de área e geralmente significa a força exercida por um fluido, como ar ou água em uma superfície uniforme.

Como tal, é sempre positivo, mas o termo “pressão negativa” é frequentemente usado em física e engenharia para se referir a uma situação na qual um volume fechado tem pressão mais baixa do que seu ambiente.

Qualquer compromisso na divisão entre esta área e a área mais altamente pressurizada em torno dela faria com que as substâncias fluíssem para dentro. É útil para uma série de aplicações, incluindo a prevenção de derramamento de óleo, quarentena de pacientes altamente contagiosos e no aspirador de pó doméstico.

Fluidos, como óleo, normalmente fluem através de seções do oleoduto onde a pressão está abaixo daquela do entorno; geralmente esta é uma escolha intencional.

Por exemplo, oleodutos submarinos usados para petróleo e outros materiais são mantidos em um estado de pressão negativa de forma que, se rompem, a água do mar inundará o tubo.

Se os canos fossem pressurizados positivamente, seu conteúdo explodiria no oceano, criando potencialmente um derramamento perigoso.

pressão negativa também pode ser perigosa, como é o caso quando as linhas de água municipais perdem pressão, potencialmente sugando água subterrânea contaminada para o abastecimento de água se houver alguma rachadura na tubulação.

Nas tubulações, a pressão é cuidadosamente monitorada com o uso de medidores e controlada por válvulas.

Usos médicos, laboratoriais e industriais

A pressão negativa do ar desempenha um papel importante no estabelecimento de um ambiente
de sala limpa para o trabalho de laboratório.

Em situações de quarentena, uma sala com pressão negativa sugará ar para dentro dela quando as portas ou janelas forem abertas.

Isso evita que microorganismos e material contaminado escapem pelas portas e janelas abertas e torna mais seguro para a equipe médica cuidar do paciente.

A maioria dos laboratórios de pesquisa possui salas desse tipo para estudar doenças perigosas, precedidas por uma série de postos de controle para garantir que apenas pessoas autorizadas entrem na sala.

Tubulações de pressão negativa e coifas de ventilação também são usadas em situações de laboratório, para liberar gases e vapores perigosos para longe dos cientistas.

O princípio oposto, mantendo uma área de maior pressão do que o ambiente, também é usado para ajudar a controlar os ambientes. Muitas fábricas, por exemplo, usam “salas limpas” pressurizadas positivamente para manusear materiais delicados, como chips de computador. É essencial que eles não coletem partículas de poeira, e a pressão positiva garante que o ar flua para fora da área, ao invés do ar carregado de poeira entrando, quando uma porta é aberta.

Terapia de feridas

A terapia de feridas com pressão negativa é uma técnica relativamente nova, destinada a acelerar a cicatrização de feridas graves, que tem sido usada para cuidados pós-operatórios, queimaduras e feridas crônicas.

Um curativo selado é aplicado na ferida e, em seguida, uma bomba de vácuo é colocada, a fim de reduzir a pressão ao redor da ferida para menos de uma atmosfera.

Isso suga o fluido e possivelmente o material infectado da área e aumenta o fluxo sanguíneo. É relatado que é bastante eficaz, mas, ao que parece, apresenta riscos. Tem havido vários relatos de efeitos adversos, incluindo mortes, geralmente resultantes de perda de sangue ou infecção.

Aspirador de pó

Muitas pessoas usam um dispositivo de pressão negativa com bastante frequência, quando usam um aspirador de pó.

Quando o vácuo é ligado, uma área de pressão negativa é formada no saco ou recipiente, que suga o ar enquanto tenta nivelar as coisas. Junto com o ar, o aspirador coleta o material particulado, deixando o piso mais limpo.

O princípio básico do vácuo também é usado em muitas aplicações eletrônicas e industriais.

O que é ventilação mecânica?

A respiração é uma função corporal espontânea que troca dióxido de carbono por oxigênio. O oxigênio entra na corrente sanguínea e se move para todas as partes do corpo. Quando a respiração espontânea é interrompida devido a lesão ou doença, a ventilação mecânica pode ser usada para restaurar esse processo.

Existem duas formas de ventilação mecânica, pressão positiva e pressão negativa. A pressão positiva força o ar para os pulmões, que é expelido ou exalado naturalmente quando a pressão do ar é desligada.

pressão negativa cria um vácuo que força o ar para os pulmões. Quando o vácuo é interrompido, ocorre a expiração.

pressão positiva é a forma mais comum de ventilação. O ar empurrado para os pulmões é fornecido por intubação.

A intubação é o processo de alimentação de um tubo estéril pelo nariz ou boca até o esôfago.

A intubação pode ser uma única etapa no processo de ventilação

Quando um paciente é intubado, um sedativo é administrado por meio de terapia intravenosa. Sedativos são usados para impedir que os pacientes lutem contra o ventilador, o que pode causar danos aos pulmões.

A sedação também pode diminuir a dor e a irritação da garganta ou da passagem nasal associadas à intubação.

A pressão negativa é a forma mais antiga de ventilação mecânica. O pulmão de ferro, uma enorme máquina que se estende do pescoço ao abdômen inferior, foi o primeiro usado em 1929 para tratar problemas respiratórios. A pressão negativa usada para estimular a respiração expande o abdômen, o que pode interromper a circulação do sangue na parte inferior do corpo.

O movimento regular das pernas é necessário para impedir o acúmulo de sangue nas extremidades.

Os pulmões de ferro raramente são usados hoje em dia devido ao tamanho da máquina e à incapacidade do paciente de se mover. A pressão negativa, entretanto, pode ser uma forma de ventilação que salva vidas.

O Cuirass Bifásico é uma forma moderna de pulmão de ferro usada em pacientes que não podem ou não devem ser intubados. A máquina de couraça funciona com a mesma pressão negativa do pulmão de ferro, mas é muito menor e mais leve.

A ventilação mecânica é considerada um tratamento de curto prazo. Lesões nas vias aéreas, pulmões e pneumonia são riscos associados à respiração forçada. Freqüentemente, os pacientes são desmamados lentamente da respiração artificial, usando testes de respiração espontânea para avaliar se os pulmões funcionarão adequadamente sem ventilação.

Se necessário, a ventilação mecânica pode continuar por anos com cuidados médicos adequados. Os pacientes que usavam o pulmão de ferro na década de 1940 costumavam ficar na máquina por um ou mais anos.

Quanto mais tempo o paciente usa a respiração artificial, porém, mais difícil será para o corpo recuperar a respiração espontânea.

Como funcionam as salas de isolamento?

Pressão de ar negativa

Às vezes, as salas de isolamento usam pressão de ar negativa. Isso ajuda a evitar que doenças transmitidas pelo ar (como tuberculose ou gripe) escapem da sala e infectem outras pessoas.

Uma máquina puxa o ar para dentro da sala. Em seguida, ele filtra o ar antes de movê-lo para fora.

Em uma sala com pressão de ar negativa, você pode sentir o ar sendo sugado para dentro da sala sob uma porta fechada ou através de uma janela ligeiramente aberta.

Pressão de ar positiva

Em outros casos, como quando uma pessoa tem um sistema imunológico enfraquecido, pode ser usada pressão de ar positiva. O ar limpo e filtrado é constantemente bombeado para a sala.

Isso é feito para manter as doenças contagiosas fora da sala.

Com esse tipo de sala de isolamento, você pode sentir o ar soprando para fora da sala sob uma porta fechada.

Fonte: howthingsfly.si.edu/www.commerce.wa.gov.au/airinnovations.com/www.health.state.mn.us/www.wisegeek.org/www.health.state.mn.us/www.sanluisvalleyhealth.org/www.uofmhealth.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Interferômetro

PUBLICIDADE Interferômetro – Definição Os interferômetros são aparelhos que utilizam a interferência de ondas (como de luz) …

Aceleração da gravidade

Aceleração da gravidade

Aceleração da gravidade – Definição PUBLICIDADE A medição da aceleração da gravidade (g) há muito é uma …

Velocidade Terminal

PUBLICIDADE Definição de Velocidade terminal A velocidade terminal é a velocidade uniforme limite alcançada por um corpo …