Breaking News
Home / Física / Símbolo Elétrico

Símbolo Elétrico

PUBLICIDADE

Definição

Os símbolos representam componentes elétricos e eletrônicos. Um Símbolo elétrico é um símbolo geométrico simples usado para representar um componente de um circuito em um diagrama de circuito esquemático.

O que é

Um símbolo elétrico é um símbolo visual que representa um tipo específico de componente elétrico em um diagrama de fiação ou em um esquema semelhante.

Pode descrever qualquer coisa, de um tipo de circuito a uma conexão com fio.

O diagrama também pode incluir designadores de referência, códigos que se referem a componentes específicos e podem fornecer algum contexto adicional através da documentação que acompanha o diagrama.

A pessoa que desenha o diagrama pode usar essas designações para limitar a confusão.

Os símbolos elétricos não são globalmente padronizados. Existem alguns guias padrão disponíveis para uso, incluindo alguns estabelecidos por organizações internacionais que incentivam seus membros a usar seus esquemas.

Alguns advogados também defendem um padrão global universal para facilitar o uso de diagramas elétricos em qualquer ambiente.

Em outros casos, eletricistas e outras pessoas que trabalham com diagramas elétricos podem usar seu próprio sistema de referência, que pode estar associado a uma organização, empresa ou código interno e privado específico.

Muitos símbolos podem ser vistos em vários padrões porque são relativamente óbvios, enquanto outros podem ser mais variáveis.

A falta de padronização pode ser um problema se as pessoas estiverem se comunicando através das barreiras organizacionais, pois um diagrama pode não ser claro ou confuso devido aos símbolos elétricos que usa.

Em alguns casos, um gráfico de símbolos elétricos pode acompanhar um diagrama para o benefício dos leitores, ou o diagrama observará qual sistema ele usa para permitir que as pessoas verifiquem referências se não tiverem certeza do significado de um símbolo elétrico.

O uso de um símbolo elétrico em um diagrama fornece uma maneira fácil de exibir informações de forma clara e visual.

Pode ser difícil descrever sistemas complexos verbalmente, e um simples desenho ou fotografia pode ocultar informações importantes.

O diagrama, com símbolos para representar os principais componentes, fornece uma visão geral clara e informações amplas para alguém que possa precisar construir, reparar ou trabalhar em um sistema elétrico.

Esses diagramas podem ser vistos na documentação técnica, patentes e outros documentos que pertencem a um produto eletrônico.

Também é possível ver símbolos elétricos em uso em um ambiente acadêmico.

Quando os alunos trabalham com diagramas elétricos, seus instrutores podem apresentar problemas para resolver ou pedir que desenvolvam um diagrama para descrever um sistema ou responder a uma solicitação.

Os alunos devem certificar-se de usar o padrão preferido pelo instrutor, a menos que tenham um motivo convincente para adotar um símbolo elétrico de outra fonte; nesse caso, podem querer discutir o assunto antes de iniciar o trabalho.

O que é um diagrama de circuitos?

Um diagrama de circuito, também conhecido como diagrama elétrico ou esquemático eletrônico, representa graficamente um circuito elétrico.

Um circuito é um caminho, conectando um grupo de dispositivos elétricos ou eletrônicos a condutores. O diagrama em sistemas e componentes elétricos mostra um mapa do caminho e o retorno dos circuitos elétricos.

Os mapas pictóricos, comuns para o leigo, exibem imagens simples e reconhecíveis, como uma linha quebrada para um interruptor ou uma linha reta para um fio.

Os mapas esquemáticos, geralmente usados por profissionais mais avançados, exibem os símbolos padrão da indústria mais complexos, representando amperes, terminais ou outros componentes elétricos.

Os diagramas de circuitos são importantes, pois ilustram o plano e o caminho exatos do circuito elétrico desejado.

Ao contrário de um layout simples ou diagrama de fiação, eles não exibem os arranjos físicos do circuito, mas as conexões básicas do circuito ou dos fios dos componentes elétricos no dispositivo eletrônico.

Profissionais constroem eletrônicos, constroem sistemas elétricos e mantêm esses sistemas com um diagrama elétrico como guia.

Esses diagramas são identificados de acordo com sua finalidade: diagrama de circuito amplificado, diagrama de circuito eletrônico, diagrama de circuito de potência e diagrama de fonte de alimentação, para citar alguns.

À medida que a tecnologia elétrica mudou, os diagramas de circuitos também.

Eletrônicos antigos, como rádios e outros dispositivos, eram caixas que abrigavam uma rede trançada de fios conectados a condutores internos.

Hoje, as placas de circuito de plástico contêm pequenas ranhuras ou superfícies mapeadas para direcionar caminhos metálicos estreitos, chamados traços, para os condutores dentro do dispositivo eletrônico.

Enquanto o mesmo conceito básico permanece – o de vias que conectam condutores – os diagramas de circuitos evoluíram para refletir os mapeamentos e acréscimos mais complicados aos sistemas eletrônicos e elétricos modernos.

Ao mesmo tempo, os símbolos do diagrama de circuito variavam de acordo com o país de origem, mas agora os símbolos são globalmente padronizados.

À medida que a natureza e a tecnologia da eletrônica progrediram, os diagramas e seus símbolos também evoluíram.

Por exemplo, quando o resistor era comumente usado como bobina e enrolamento para não produzir indutância, o símbolo do resistor era uma linha em zigue-zague irregular.

Hoje, o resistor não é mais usado dessa maneira, mas é simbolizado como uma forma oblonga com o valor numérico de ohms – as unidades de resistência – escritas no interior para representar seu uso como um chip ou tubo revestido de metal.

Com o aumento da eletrônica em itens típicos do cotidiano, como cafeteiras, veículos, máquinas de lavar louça, esses diagramas se tornaram um tipo de ferramenta e recurso instrucional para a reparação de dispositivos eletrônicos.

O diagrama ilustra o caminho da continuidade elétrica.

Embora possa parecer complicado com seu vasto uso de símbolos, este diagrama é simplesmente um mapa que mostra o caminho e as conexões de uma rota circular de eletricidade – o circuito.

Fonte: www.rapidtables.com/encyclopedia2.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/www.physicsclassroom.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Velocidade Tangencial

Velocidade Tangencial

PUBLICIDADE Definição de velocidade tangencial A velocidade trabalhando como um movimento rotacional ou circular e …

Diodo

Diodo

PUBLICIDADE Definição de Diodo Um diodo é definido como um componente eletrônico de dois terminais …

Íon

Íon

PUBLICIDADE Definição de Íon Um íon é definido como um átomo ou molécula que ganhou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.