Breaking News
Home / Física / Lentes Fotocromáticas

Lentes Fotocromáticas

Por que as lentes fotocromáticas escurecem quando expostas ao sol?

PUBLICIDADE

Pelo mesmo fenômeno que nos permite tirar fotografias. As lentes fotocromáticas levam em sua composição incontáveis cristais microscópicos de haleto de prata, os mesmos usados para cobrir os filmes fotográficos. Um haleto de prata é a combinação de um halogênio (flúor, iodo, bromo ou cloro, por exemplo) com prata. Esses cristais compostos são transparentes, mas sensíveis à luz, especialmente à ultravioleta, que só está presente na luz direta do sol. Quando ela atinge os cristais, uma reação química separa o halogênio, transformando-o em gás. A prata que sobra não é mais transparente e por isso forma uma espécie de pontinho escuro no meio do vidro. Os milhares e milhares de pontinhos juntos formam a coloração desses óculos que escurecem automaticamente no sol. Já o gás de halogênio não escapa, pois está preso no vidro da lente.

Quando cessa a luz ultravioleta, ele volta a se combinar com a prata. É por isso que os óculos fotocromáticos voltam a ficar transparentes quando se entra em casa ou se vai para um local escuro.

Fonte: mundoestranho.abril.com.br

Lentes Fotocromáticas

A conveniência de uma lente inteligente

Nas lentes fotocromáticas, a intensidade da sua cor adaptar-se à luz solar do ambiente, ficando mais escura quando exposta à luz solar directa. Isto significa que, uma lente fotocromática inteligente pode ser utilizada ao longo de todo o dia, sem necessidade de trocar para óculos de sol tradicionais.

As cores foram seleccionadas cuidadosamente por forma a melhorarem o contraste e eliminarem os efeitos ofuscantes.

Lentes Fotomromáticas

Fonte: www.hoya.pt

Lentes Fotocromáticas

Os vestibulares estão frequentemente contextualizando suas questões com situações do dia-a-dia. Você sabe como ocorre o escurecimento das lentes fotocromáticas?

As chamadas lentes fotocromáticas – aquelas que escurecem na presença de sol – têm o seu escurecimento graças à presença de cristais de cloreto de prata (AgCl) impregnados ao vidro da lente. Quando submetidos à presença de radiação ultravioleta, íons Ag+ são reduzidos a prata metálica (Ag0), enquanto os íons cloreto (Cl-) são oxidados a cloro elementar. É a prata metálica a responsável pelo escurecimento da lente.

Lentes Fotomromáticas

Quanto maior for a incidência de luz sobre a lente, mais o equilíbrio se desloca para a direita, o que determina uma maior formação de prata metálica e, obviamente, maior escurecimento.

A equação abaixo ilustra essa reação:

Quando a pessoa vai para um local escuro, o equilíbrio se desloca para a esquerda, ocasionando formação de AgCl, que é incolor – como resultado, a lente fica clara.

Lentes Fotomromáticas

Fonte: www.vestibulandoweb.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Equações de Maxwell

Equações de Maxwell

PUBLICIDADE Quais são as Equações de Maxwell? As quatro Equações de Maxwell descrevem os campos …

Corrente Contínua

Corrente Contínua

PUBLICIDADE O que é corrente contínua? A corrente contínua (CC) é unidirecional, portanto o fluxo …

Espectro Eletromagnético

Espectro Eletromagnético

PUBLICIDADE Definição O espectro eletromagnético é uma faixa contínua de comprimentos de onda. Os tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.