Breaking News
Home / Física / Energia Limpa

Energia Limpa

PUBLICIDADE

A geração de energia é uma das principais causas da poluição do ar e a maior fonte de emissões de aquecimento global.

O carvão é o pior ofensor, uma fonte de energia suja que produz menos de metade da nossa eletricidade, mas quase 80 por cento de todas as emissões de carbono da usina.

Existe uma maneira melhor e mais limpa de atender às nossas necessidades energéticas. Os recursos de energia renovável, como a energia eólica e solar, geram eletricidade com pouca ou nenhuma emissão de poluição e o aquecimento global.

O que é Energia Limpa?

energia limpa também pode ser chamada de energia renovável ou energia verde, e refere-se especificamente à energia produzida a partir de recursos renováveis sem criar dívidas ambientais. Existem várias outras formas de definir este termo. Pode referir-se a processos energéticos que poluem menos ou, alternativamente, a energia que não polui e não usa recursos que não podem ser facilmente renovados.

As formas básicas de energia limpa são frequentemente citadas como aquelas provenientes de água, vento ou sol (solar). Em alguns casos, alguns produtos de fabricação e uso de carvão são considerados limpos e chamados de carvão limpo. Este último é uma questão de disputa entre ambientalistas.

Espera-se que usando este tipo de energia, especialmente como um substituto total para o uso de coisas como o petróleo, pode ajudar a reduzir o aquecimento global e a emissão de gases de efeito estufa, criando um planeta mais seguro para todos os habitantes.

Na realidade, a energia limpa também tem seus problemas, que não foram plenamente realizados porque não é uma substituição completa da energia criada por recursos não renováveis.

Por exemplo, parques eólicos que podem fornecer energia podem ter um efeito significativo nas populações locais de pássaros, e as aves de alguns tipos podem enfrentar o esgotamento grave de números quando vivem perto de parques eólicos.

No entanto, essas conseqüências negativas tendem a ser relativamente pequenas em comparação com o uso de petróleo ou carvão não limpo. Muitos ambientalistas argumentam que, embora nenhuma fonte de energia seja completamente sem risco, a energia verde poderia ter um efeito abrangente sobre a cura do planeta e talvez derrubando a onda de aquecimento global.

Uma razão adicional pela qual pode ser tão desejável é porque ele costuma ser proveniente de fontes que são gratuitas. Enquanto aproveitar esta energia custa dinheiro, o vento e o sol não são de propriedade de ninguém em particular.

Este não é o caso com fontes de energia como o petróleo. A maioria dos depósitos de petróleo no mundo estão reunidos em alguns lugares, e a maioria está localizada no Oriente Médio. Muitos que defendem a criação de fontes de energia limpas dizem que a dependência do petróleo em países estrangeiros cria uma série de problemas diplomáticos.

Os países podem precisar se sacrificar para obter os recursos de que precisam, ou as guerras podem ser combatidas por esse recurso. Há muitas pessoas que acreditam que o vento ou a energia solar podem levar não só a um planeta mais limpo, mas também a um mundo mais pacífico.

Ainda há muito a ser feito para descobrir como melhor aproveitar as fontes de energia renováveis e como usá-las para sua melhor vantagem. Uma questão é como transportar energia coletada de um lugar para outro, já que muitos locais que produzem esta energia estão localizados em locais remotos. Alterar a grade de energia para acomodar diferentes fontes de energia pode ajudar esse problema, mas isso ainda não ocorre em grande escala.

painel-energia-eolica-e-solar
Os painéis solares podem gerar energia limpa e renovável

energia-eolica
Um parque eólico, que é usado para produzir energia limpa

Eletricidade

A maior parte da nossa eletricidade vem de usinas que usam combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo.

As estações de energia queimam os combustíveis fósseis para produzir nossa eletricidade e, nesse processo, é produzida uma grande quantidade de gases de efeito estufa, incluindo dióxido de carbono e metano. É por isso que eles são chamados de fontes sujas de energia.

São os gases de efeito estufa que estão causando que a atmosfera da Terra aqueça, o que os cientistas nos dizem que o clima mudará. Entende-se que isso causará clima mais extremo, a propagação de doenças e ameaçará o habitat de todos os seres vivos.

Carvão, petróleo e gás são fontes não-renováveis de energia, porque só podemos usar o que está disponível.

Felizmente, já encontramos maneiras de aproveitar a energia do sol, do vento, das ondas e da água, entre outras coisas.

Eles também são renováveis que significa que pode ser usado repetidas vezes.

A energia renovável – Limpa

A energia renovável é derivada de processos naturais que são regenerativos em curtos períodos de tempo e não podem ser esgotados. Os recursos de energia renovável mais comuns são biomassa, geotérmica, hidrelétrica, solar e eólica.

7 tipos de energia renovável para apoiar a sustentabilidade

Muitas empresas privadas e entidades públicas (por exemplo, agências governamentais e instituições educacionais) estão buscando fontes de energia limpas e renováveis para atender às suas necessidades de solução de energia sustentável. A motivação pode ser financeira, impulsionada por mandatos regulatórios, o desejo de ser mais socialmente responsável ou todo o acima. Soluções de energia sustentável são literalmente encontradas no ar, profundamente subterrâneo e em nossos oceanos. Cada uma das opções a seguir pode ser aproveitada direta ou indiretamente por organizações que procuram ficar verde.

Bioenergia

Este é um tipo de energia renovável derivada de biomassa para criar calor e eletricidade (ou produzir combustíveis líquidos usados para transporte, como etanol e biodiesel). A biomassa refere-se a qualquer matéria orgânica proveniente de plantas ou animais vivos recentemente.

Embora a bioenergia gere sobre a mesma quantidade de dióxido de carbono que os combustíveis fósseis, as plantas de reposição cultivadas como biomassa eliminam uma quantidade igual de CO2 da atmosfera, mantendo o impacto ambiental relativamente neutro. Existem vários sistemas utilizados para gerar esse tipo de eletricidade, que vão desde a queima direta de biomassa até a captura e uso de gás metano produzido pela decomposição natural de material orgânico.

Como uma organização pode usá-lo?

Dependendo da sua operação, existem várias maneiras de incorporar a bioenergia em seus planos de energia sustentável:

As organizações podem se converter em veículos da frota que utilizam biocombustíveis, como etanol ou biodiesel.

As instalações de fabricação podem ser equipadas para queimar biomassa diretamente, produzindo vapor capturado por uma turbina para gerar eletricidade. Em alguns casos, esse processo pode alimentar a instalação e aquecê-la. Por exemplo, as fábricas de papel podem usar resíduos de madeira para produzir eletricidade e vapor para aquecimento.

As operações agrícolas podem converter resíduos de gado em eletricidade usando sistemas pequenos e modulares.

As cidades podem aproveitar o gás metano criado pela digestão anaeróbica de resíduos orgânicos em aterros sanitários e usá-lo como combustível para gerar eletricidade.

Geotérmica

A energia geotérmica, como o próprio nome indica, é derivada do calor da própria Terra. Este calor pode ser obtido perto da superfície ou de rochas aquecidas e reservatórios de águas quentes abaixo de nossos pés. As usinas geotérmicas aproveitam essas fontes de calor para gerar eletricidade.

Em uma escala muito menor, um sistema de bomba de calor geotérmico pode aproveitar a temperatura constante do solo a apenas dez pés abaixo da superfície para ajudar a fornecer calor a um edifício próximo no inverno ou ajudar a resfriá-lo no verão.

Como uma organização pode usá-lo? A energia geotérmica pode ser parte de uma solução de energia de utilidade comercial em larga escala ou fazer parte de uma prática comercial sustentável a nível local.

O uso direto da energia geotérmica pode incluir:

Aquecimento de edifícios de escritórios ou fábricas
Ajudar a cultivar plantas de estufa
Água de aquecimento nas fazendas de peixes
Ajudar com vários processos industriais (por exemplo, leite pasteurizado)

Hidrelétrica

O que é isso? As rodas de água remanescentes usadas anteriormente para operar as moinhos e as serrarias do início da América agora funcionam em grande parte como locais históricos e museus. Hoje, a energia cinética dos rios fluentes é capturada de maneira muito diferente e convertida em hidroeletricidade.

Provavelmente, o tipo mais familiar de energia hidrelétrica é gerado por um sistema no qual as barragens são construídas para armazenar água em um reservatório. Quando liberada, a água flui através das turbinas para produzir eletricidade. Isso é conhecido como “hidrelétrica de armazenamento de bombeamento” – a água é encadeada entre reservatórios inferiores e superiores para controlar a geração de eletricidade entre os tempos de baixa e alta demanda.

Outro tipo, chamado de “energia hidroeléctrica de rio”, canaliza uma parte do fluxo do rio através de um canal e não requer uma barragem. As usinas hidrelétricas podem variar em tamanho de projetos maciços como a Barragem de Hoover e os sistemas de micro-hidrelétricas.

Como uma organização pode usá-lo? O uso direto da energia hidrelétrica é naturalmente dependente da localização geográfica.

Assumindo que uma fonte de hidrovia confiável é acessível e disponível, ela pode ser usada das seguintes maneiras:

As usinas micro-hidrelétricas podem ser construídas para fornecer eletricidade para operações de fazenda e fazenda ou pequenos municípios.

Pequenas cidades podem aproveitar a energia das vias navegáveis locais construindo sistemas de energia hidrelétrica de tamanho moderado.

Hidrogênio

O hidrogênio é o elemento mais simples (composto de um protão e um elétron) e mais abundante no universo, mas não ocorre naturalmente como um gás na terra. Em vez disso, é encontrado em compostos orgânicos (hidrocarbonetos como gasolina, gás natural, metanol e propano) e água (H2O).

O hidrogênio também pode ser produzido sob certas condições por algumas algas e bactérias usando a luz solar como fonte de energia. O hidrogênio é rico em energia, mas produz pouca ou nenhuma poluição quando queimado. As células de combustível de hidrogênio convertem a energia química potencial de hidrogênio em eletricidade, com água pura e calor como o único subproduto. No entanto, a comercialização prática e generalizada dessas células de combustível provavelmente será limitada até que os custos diminuam e a durabilidade melhore.

Como uma organização pode usá-lo? Quase todo o hidrogênio é usado na indústria para refinar o petróleo, tratar metais, produzir fertilizantes e processar alimentos. Além disso, células de combustível de hidrogênio são usadas como uma fonte de energia onde átomos de hidrogênio e oxigênio são combinados para gerar eletricidade.

Atualmente, existem atualmente algumas centenas de veículos movidos a hidrogênio, um número que poderia aumentar à medida que o custo da produção de células de combustível caia e o número de estações de reabastecimento aumenta.

Outras aplicações práticas para este tipo de energia renovável incluem:

Grandes células de combustível fornecendo eletricidade de emergência para edifícios e locais remotos

Navios marinhos alimentados por células de hidrogênio

Oceano

Existem dois tipos de energia que podem ser produzidos pelo oceano: energia térmica do calor do sol e energia mecânica do movimento de marés e ondas. A energia térmica do oceano pode ser convertida em eletricidade usando alguns sistemas diferentes que dependem da temperatura da água superficial quente.

A energia mecânica do oceano aproveita os refluxos e os fluxos de marés causados pela rotação da terra e a influência gravitacional da lua. A energia de ondas movidas pelo vento também pode ser convertida e usada para reduzir os custos de energia elétrica. Existem também tecnologias menos desenvolvidas que alavancam as correntes oceânicas, os ventos oceânicos e os gradientes de salinidade como fontes de conversão de energia.

Como uma organização pode usá-lo? A energia do oceano é um setor em desenvolvimento para a produção de energia alternativa, mas com mais de 70% da superfície do nosso planeta coberto pelo oceano, seu futuro parece promissor. As aplicações comerciais e públicas para este recurso energético são limitadas à geografia e às diretrizes regulatórias.

Os usos práticos da energia derivada do oceano incluem o seguinte:

A água do oceano frio de profundidade abaixo da superfície pode ser usada para refrigerar edifícios (com água dessalinizada como subproduto comum).

As comunidades costeiras podem empregar os métodos para aproveitar a energia do oceano natural descrita acima para complementar as necessidades de energia e energia do município.

Solar

Com exceção de geotérmica e hidrogênio, o sol desempenha um papel significativo em cada um dos outros tipos de energia renovável listados aqui.

O uso mais direto desta fonte de energia renovável, no entanto, é conseguido através da captura da energia solar diretamente. Uma variedade de tecnologias de energia solar são usadas para converter a energia e a luz do sol em fontes de calor, iluminação, água quente, eletricidade e paradoxalmente para empresas e indústria.

Os sistemas fotovoltaicos (PV) usam células solares para converter a luz solar em eletricidade. Os sistemas solares de água quente podem ser usados para aquecer edifícios através da circulação de água através de coletores solares de placas planas. O calor do sol pode ser concentrado por pratos cobertos de espelho que são focados para ferver água em um gerador de vapor convencional para produzir eletricidade.

Os edifícios comerciais e industriais também podem aproveitar o poder do sol para necessidades de grande escala, como ventilação, aquecimento e resfriamento. Finalmente, projetos arquitetônicos pensativos podem aproveitar passivamente o sol como fonte de luz e aquecimento / resfriamento.

Como uma organização pode usá-lo?

As entidades públicas e privadas podem tirar proveito dos benefícios da energia solar para negócios de uma ampla variedade de maneiras:

Instale um sistema comercial de energia solar (equipamento no telhado, arrabalho ou carport) e torne-se proprietário / operador, arrendatário ou participante de um contrato de compra de energia solar (PPA).
Compre energia solar que foi gerada por uma instalação solar comercial fora do local.
Construa ou modernize um edifício para incorporar um sistema de água quente solar, refrigeração ou ventilação.

Vento

O vento pode ser considerado uma forma de energia solar porque os ventos são causados pelo aquecimento e resfriamento irregulares da atmosfera pelo sol (assim como a rotação da terra e outros fatores topográficos). O fluxo de vento pode ser capturado por turbinas e convertido em eletricidade.

Em pequena escala, os moinhos de vento ainda são usados hoje para bombear água nas fazendas.

Como uma organização pode usá-lo? O vento é uma das idéias de sustentabilidade para as empresas que podem ser incorporadas para reduzir os custos da eletricidade empresarial.

Os sistemas geradores de energia elétrica de nível comercial estão disponíveis para atender às necessidades de energia renovável de muitas organizações:

As turbinas eólicas únicas geram eletricidade como complemento do fornecimento elétrico existente de uma organização (quando o vento sopra, a energia gerada pelo sistema vai compensar a necessidade de eletricidade fornecida por serviços públicos).
Os parques eólicos de escala de utilidade geram eletricidade que pode ser comprada no mercado de energia por atacado, quer contratualmente, quer através de um processo de licitação competitivo.

Fonte: www.wisegeek.org/www.futuresparks.org.au/www.ucsusa.org/energync.org/businessfeed.sunpower.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Equações de Maxwell

Equações de Maxwell

PUBLICIDADE Quais são as Equações de Maxwell? As quatro Equações de Maxwell descrevem os campos …

Corrente Contínua

Corrente Contínua

PUBLICIDADE O que é corrente contínua? A corrente contínua (CC) é unidirecional, portanto o fluxo …

Espectro Eletromagnético

Espectro Eletromagnético

PUBLICIDADE Definição O espectro eletromagnético é uma faixa contínua de comprimentos de onda. Os tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.