Breaking News
Home / Física / Instrumentos Meteorológicos

Instrumentos Meteorológicos

PUBLICIDADE

Definição

Os instrumentos meteorológicos são dispositivos utilizados pelos cientistas atmosféricos para provar o estado da atmosfera, ou o que está fazendo, em um determinado momento.

Instrumentos e equipamentos meteorológicos

A meteorologia é a ciência que estuda o comportamento dos fenômenos que ocorrem na atmosfera ao longo do tempo, para que possam prever sua evolução. E todo o estudo científico da atmosfera significa acima de tudo coletar dados climáticos precisos. Nossos sentidos e especialmente a visão e o toque nos permitem estimar um grande número de observações. Por exemplo, podemos ver a quantidade de nuvens no céu ou determinar a direção do vento pelo movimento das folhas ou por uma coluna de fumaça. Todas essas observações são chamadas de observações sensoriais.

No entanto, nossos sentidos não são suficientes e devemos recorrer aos instrumentos meteorológicos para colecionar os valiosos dados. Por exemplo, enquanto uma pessoa pode determinar se a pressão do ar está subindo ou caindo, você não pode saber o valor exato dela, para o qual você precisa consultar um instrumento. Neste caso, as observações são chamadas de observações instrumentais.

Alguns dos instrumentos podem ser incorporados em estações meteorológicas profissionais ou domésticas e outros são usados como dispositivos meteorológicos separados.

O que são os Instrumentos Meteorológicos?

Os instrumentos meteorológicos são instrumentos científicos utilizados no estudo do clima. Estudar o tempo requer o uso de equipamentos que podem medir coisas como direção do vento, umidade, pressão atmosférica, radiação solar, precipitação, temperatura, velocidade do vento, taxa de evaporação e assim por diante. Outros instrumentos auxiliam pessoas com observações visíveis, como o estudo de nuvens e sistemas de tempestade, registrando dados visuais que podem ser examinados ou estudados mais tarde e comparados com outros dados visuais de diferentes locais e horários.

Esses instrumentos científicos especializados são muitas vezes feitos por empresas que se concentram apenas nesse tipo de equipamento. Essas empresas constantemente conduzem pesquisas para aperfeiçoar e melhorar seus produtos e encontrar novos métodos de medição que possam ser úteis para cientistas.

Os meteorologistas podem solicitar instrumentos através de catálogos de fornecedores ou empresas individuais, e às vezes podem trabalhar no desenvolvimento de instrumentos personalizados especializados para aplicações específicas. O equipamento personalizado pode ser usado para investigações meteorológicas especiais, incluindo o estudo do clima em outros planetas, que podem exigir alguns dispositivos únicos.

Para uma estação meteorológica onde os cientistas realizam leituras e observações contínuas, alguns instrumentos meteorológicos podem incluir o seguinte:

Barômetros para pressão junto com barógrafos para registrar leituras de pressão;
Termômetros para temperatura;
Anemômetros para medir a velocidade do vento;
Actinómetro para medições de radiação solar;
Psicrômetros para umidade relativa;
Evaporímetros, também conhecidos como atmômetros, para medir a taxa de evaporação;
e palhetas meteorológicas para indicar a direção do vento.

Instrumentos MeteorológicosBarômetro

Instrumentos Meteorológicos
As palhetas meteorológicas indicam a direção do vento

Instrumentos Meteorológicos
Os termômetros fornecem leituras de temperatura

Instrumentos Meteorológicos
A velocidade do vento é medida por anemômetros

Instrumentos Meteorológicos
Os psicrômetros indicam a umidade relativa

Instrumentos Meteorológicos
O Actinômetro fornece medições de radiação solar

Os meteorologistas também lançam satélites para fazer observações meteorológicas a partir do espaço, classicamente, para registrar o movimento de nuvens e sistemas de tempestade. Eles também usam ferramentas como balões meteorológicos e radiosondas para fazer observações meteorológicas na atmosfera terrestre. Esses dispositivos incluem pacotes de instrumentos que podem levar uma variedade de medições e que os transmite de volta para uma estação meteorológica ou armazená-los para que possam ser acessados quando o dispositivo é coletado.

Alguns instrumentos utilizados na meteorologia são muito antigos, enquanto outros são invenções mais recentes. Como outros instrumentos científicos, o equipamento meteorológico precisa ser mantido em boas condições para tomar medidas precisas. Como está exposto ao clima, deve-se ter cuidado especial para mantê-lo limpo e adequadamente calibrado. A falta de manutenção dos instrumentos pode resultar em leituras defeituosas, o que prejudicaria ou comprometeria os dados que estavam sendo coletados. As empresas de instrumentos muitas vezes as levam de volta para recalibração e reparo por acordo.

Os Tipos de Instrumentos meteorológicos e seus usos

Os meteorologistas usam uma variedade de instrumentos especialmente projetados para ajudá-los a prever e entender o clima, incluindo termômetros, barômetros, anemômetros, etc.

Um Termômetro mede a temperatura do ar. A maioria dos termômetros são tubos de vidro fechados contendo líquidos como álcool ou mercúrio. Quando o ar ao redor do tubo aquece o líquido, o líquido se expande e move-se para cima do tubo. Uma escala, em seguida, mostra qual é a temperatura real.

Um Barômetro mede a pressão do ar. Ele diz se a pressão está aumentando ou caindo. Um barómetro levantador significa condições ensolaradas e secas, enquanto um barómetro que cai significa condições tormentosas e úmidas. Um cientista italiano chamado Torricelli construiu o primeiro barómetro em 1643.

Um Psicrômetro mede humidade relativa, usando o efeito de refrigeração da evaporação. Dois termômetros são usados em um psicrómetro de funda. Molhe o pano de um dos termômetros e balance o psicrómetro cerca de algumas vezes. A água evapora do pano, fazendo com que as temperaturas desse termômetro sejam mais baixas na outra.

A Sensor de Chuva mede a quantidade de chuva que caiu durante um período de tempo específico.

Um Catavento é um instrumento que determina a direção a partir da qual o vento sopra.

Um Anemômetro mede a velocidade do vento. Os copos pegam o vento, girando um mostrador em anexo ao instrumento. O mostrador mostra a velocidade do vento.

Mapas meteorológicos indicam condições atmosféricas acima de uma grande parte da superfície terrestre. Meteorologistas usam mapas meteorológicos para prever o tempo.

Um Higrômetro mede o teor de vapor de água do ar ou a umidade.

Um Balão meteorológico mede as condições climáticas mais altas na atmosfera.

Uma Bússola é um instrumento de navegação para encontrar direções.

Satélites de tempo são usados para fotografar e acompanhar os movimentos de ar de grande escala. Então, meteorologistas compilar e analisar os dados ajuda de computadores.

Fonte: www.thoughtco.com/www.nwclimate.org/www.wisegeek.org/www.weatherwizkids.com/study.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Equações de Maxwell

Equações de Maxwell

PUBLICIDADE Quais são as Equações de Maxwell? As quatro Equações de Maxwell descrevem os campos …

Corrente Contínua

Corrente Contínua

PUBLICIDADE O que é corrente contínua? A corrente contínua (CC) é unidirecional, portanto o fluxo …

Espectro Eletromagnético

Espectro Eletromagnético

PUBLICIDADE Definição O espectro eletromagnético é uma faixa contínua de comprimentos de onda. Os tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.