Breaking News
Home / Química / Composto Binário

Composto Binário

PUBLICIDADE

Um composto binário é um composto químico composto por dois elementos.

O prefixo bi significa “dois”.

Exemplos: Água (H2O) é um composto binário.

O que é um composto binário?

Um composto binário é uma substância cujas moléculas são compostas por átomos de dois elementos. O número de átomos individuais em cada molécula pode variar, mas eles devem pertencer a apenas dois elementos, embora isótopos de elementos sejam permitidos.

Os compostos binários são, por definição, alguns dos compostos mais simples de toda a natureza, mas também são alguns dos mais importantes na química orgânica e inorgânica.

Eles são amplamente classificados como iônicos ou covalentes, dependendo do tipo de ligação entre os átomos.

Vários subgrupos e divisões de compostos binários são reconhecidos pelos químicos para fins de classificação e ensino.

Uma substância que consiste em um metal e um elemento não-metal é um composto binário iônico. Estes compostos se formam quando íons carregados positivamente se ligam a íons carregados negativamente.

As ligações iônicas formadas por esses átomos são muito fortes e requerem muita energia para se romper. Na maioria das vezes, os íons carregados positivamente são átomos de um metal, e os íons carregados negativamente vêm de um não-metal. Muitos compostos deste tipo são sais, como o sal comum de mesa, que consiste em um átomo de sódio e um átomo de cloro.

O segundo tipo principal é formado pela combinação de átomos ligados a ligações covalentes.

As ligações químicas covalentes não são tão fortes quanto as ligações iônicas, o que significa que é necessária relativamente pouca energia para quebrá-las.

Hidrocarbonetos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio são um tipo de composto binário covalente. A água é talvez a mais familiar.

Este composto covalente consiste em dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

Os químicos desenvolveram um sistema para nomear substâncias químicas e outros compostos, e conhecer um pouco das convenções desse sistema pode ajudar a identificar alguns compostos binários apenas a partir de seus nomes.

Os nomes de compostos iônicos, que tendem a ser um metal ligado a um não-metal, geralmente são formulados com o nome do metal seguido de uma forma abreviada do nome do elemento não-metal, com o sufixo “-ide”.

Por exemplo, o sal é cloreto de sódio, o “ácido” ajudando a identificá-lo como um composto binário.

Os compostos covalentes seguem convenções semelhantes, e compostos binários de qualquer tipo podem ter o segundo termo modificado por um prefixo, bem como para denotar múltiplos átomos de um elemento, como dióxido de carbono, que possui dois átomos de oxigênio.

Outras regras são usadas para outros casos especiais e, ocasionalmente, um composto pode não seguir as convenções.

Composto Binário – Química

Na química, um composto binário é algo que consiste precisamente em dois elementos. Um elemento é um tipo de substância que não pode mais ser dividida em substâncias mais simples através de métodos químicos.

Qualquer uma dessas caixas em uma tabela periódica de elementos representa um elemento. Alguns exemplos de elementos químicos são hidrogênio, oxigênio e ferro.

Isso significa que um composto binário será composto de dois elementos químicos diferentes.

Em um composto binário, pode haver apenas um de cada elemento. Vemos isso com cloreto de sódio (sal) NaCl, que tem um sódio (Na) e um cloro (Cl).

Ainda assim, vemos alguns compostos binários que podem ter mais de um elemento, como o óxido nitroso N2O que possui dois nitrogênio (N) e um oxigênio (O).

O N2O também é chamado de gás hilariante, e você provavelmente o encontrará se precisar fazer uma visita ao dentista para remover os dentes do siso. Dos ácidos aos sais, os compostos binários estão sempre próximos.

Composto Binário

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Processo de contato

PUBLICIDADE O processo de contato é um método catalítico para produzir ácido sulfúrico a partir de dióxido …

Química Bioinorgânica

PUBLICIDADE A química bioinorgânica é o estudo das estruturas e funções biológicas das substâncias biológicas inorgânicas, ou …

Cinética Química

PUBLICIDADE A cinética química nos diz a velocidade com que as espécies químicas se transformam em novas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.