Breaking News
Home / Física / Brisa Marítima

Brisa Marítima

PUBLICIDADE

Definição

Brisa Marítima é um vento produzido termicamente soprando de uma superfície fresca do oceano para uma terra quente adjacente.

Brisa Marítima – Sistema

brisa marítima do mar é um sistema de vento local caracterizado por um fluxo do mar para terra durante o dia.

As brisas do mar alternam com as brisas terrestres ao longo das regiões costeiras dos oceanos ou grandes lagos na ausência de um forte sistema de vento em grande escala durante períodos de forte aquecimento diurno ou resfriamento noturno. Aqueles que vivem dentro de 30 a 40 km (cerca de 19 a 25 milhas) da costa muitas vezes experimentam os ventos da brisa do mar de 10 a 20 Km- (cerca de 6 a 12 Mile) ventos por hora da brisa do mar em um dia ensolarado.

A tarde só para encontrá-lo se transformar em uma brisa terrestre abafada tarde da noite. Uma vez que o fluxo superficial da brisa do mar termina em terra, é produzida uma região de convergência de ar de baixo nível. Localmente, essa convergência geralmente induz o movimento ascendente do ar, promovendo o desenvolvimento das nuvens. Tais nuvens pode produzir chuvas que ocorrem sobre a terra durante a tarde.

Brisa Marítima - Dia

Brisa Marítima - Noite

Brisa Marítima – Fenômeno

brisa marítima é uma circulação que se desenvolve devido ao aquecimento diferencial do ar sobre terra e mar.

À medida que o sol aquece a camada limite sobre a terra, o gradiente de pressão resultante faz com que o movimento do ar de baixo nível do mar atinja (Brisa Marítima) com um fluxo de retorno no ar (retorno atual).

A existência e a intensidade da Brisa Marítima dependem fortemente dos fatores sazonais e latitudinais, bem como da hora do dia.

Em muitas regiões costeiras tropicais e subtropicais, a Brisa Marítima é um fenômeno regular ao longo do ano, enquanto que em regiões mais frescas a brisa marítima é uma característica comum durante a primavera e o verão, quando a diferença de temperatura entre terra e mar é máxima.

O que é a Brisa Marítima?

brisa marítima é um fenômeno diário, sopra do mar para a terra durante o dia e em sentido contrário à noite. Durante o dia a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a da água. Isso acontece porque o calor específico da água é maior que o da terra.

Ou seja, é necessário maior quantidade de calor para elevar de 1º C a temperatura de certa massa de água, do que elevar de 1º C a temperatura da mesma massa de areia. As camadas de ar que estão em contato com a areia se aquecem mais, ficam menos densas e sobem. Seu lugar é ocupado pelo ar frio que está em contato com a água. Surge assim uma brisa, do mar para a praia.

À noite, o movimento se inverte. Devido, ainda, aos diferentes valores de calor específico, a terra esfria mais rapidamente. A água demora mais para esfriar.

Assim, à noite, o ar mais quente é o que está em contato com a água. Por ser menos denso, ele sobe, dando lugar ao ar mais frio que está em contato com a praia. Produz-se então a brisa da terra para o mar.

Natureza e Causas

As brisas do mar (e da terra) são causadas por um aquecimento e resfriamento desiguais das terras adjacentes e das superfícies do mar. Uma brisa do mar é uma que sopra do mar para a terra em conseqüência deste aquecimento diferencial.

Durante o dia, especialmente na primavera e no verão, a radiação solar faz com que a superfície da terra se torne mais quente do que a superfície do mar. De agosto a dezembro, até a costa de NSW, as temperaturas mais frescas da água do mar prevalecem, enquanto o efeito de aquecimento da radiação solar está aumentando ao máximo. Portanto, o contraste entre a temperatura da terra e da superfície do mar se torna considerável durante o dia, sendo maior ao meio da tarde.

Sem entrar na mecânica do assunto, basta dizer que o ar aquecido sobe sobre a superfície terrestre e uma circulação local começa, com ar fresco do mar sendo atraído pela terra. Ao mesmo tempo, o ar ascendente retorna para o mar no que é conhecido como a corrente de retorno superior.

Assim como um fogo em uma grelha causa uma corrente ascendente em uma chaminé, o acelerador torna-se progressivamente mais forte à medida que o fogo queima mais vigorosamente (e vice-versa), então a brisa do mar ganha impulso e se espalha sobre uma maior área de terra.

Uma brisa do mar normal no final da primavera ou no início do verão pode prolongar-se entre 80 e 160 km para o interior durante a tarde. Em circunstâncias muito favoráveis, a brisa do mar pode penetrar até 200 a 300 km a terra por cerca da meia-noite, e em raras ocasiões a 400 km. A brisa do mar é detectada por suas características marítimas, como temperatura mais baixa, maior umidade, bem como pelo rastreamento real da mudança do vento.

Fonte: www.dictionary.com/www.britannica.com/rammb.cira.colostate.edu/www.bom.gov.au

Veja também

Hidrodinâmica

Hidrodinâmica

PUBLICIDADE Definição A hidrodinâmica é um ramo da física que lida com o movimento de …

Magnetron

PUBLICIDADE Definição de Magnetron Um Magnetron é um tubo de vácuo de dois elementos no …

Força de Lorentz

Força de Lorentz

PUBLICIDADE Definição A Força de Lorentz é a força em uma partícula carregada movendo-se através de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.