Breaking News
Home / Física / Radiação solar

Radiação solar

PUBLICIDADE

A radiação solar, geralmente chamada de recurso solar, é um termo geral para a radiação eletromagnética emitida pelo sol. A radiação solar pode ser capturada e transformada em formas úteis de energia, como calor e eletricidade, usando uma variedade de tecnologias. No entanto, a viabilidade técnica e a operação econômica dessas tecnologias em um local específico dependem do recurso solar disponível.

Radiação solar, radiação eletromagnética, incluindo raios X, radiação ultravioleta e infravermelha e emissões de rádio, além de luz visível é emanada do sol.

O que é

A radiação solar é todo o espectro de luz emitido pelo sol. Inclui luz visível e todas as outras frequências de radiação no espectro eletromagnético.

Comparado a fontes de energia familiares na Terra, o sol emite uma quantidade enorme de energia no espaço. O tipo de radiação emitida pelo sol é um produto de sua alta temperatura, causada pela fusão nuclear dentro do núcleo do sol.

A radiação solar é estudada pelos cientistas por seus efeitos nos fenômenos da Terra, como o clima, e pela ciência da astronomia.

O sol se formou cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, quando uma nuvem de gás desabou sobre si mesma. A gravidade fez com que a grande quantidade de matéria, que era principalmente o hidrogênio, se recompusesse; uma pressão muito alta resultou no núcleo do sol. Essa pressão se tornou tão grande que os átomos de hidrogênio começaram a se fundir, um processo que libera muita energia térmica.

A temperatura de qualquer coleção de matéria, incluindo o sol, é o que dá origem à radiação emitida.

Apenas uma pequena fração da radiação solar chega à Terra; a maioria é irradiada para o espaço vazio. Mesmo a fração que atinge a Terra, no entanto, é muito maior que a quantidade de energia consumida na Terra por fontes como combustíveis fósseis.

A energia média consumida pelos seres humanos em 2008 foi de cerca de 1,5 x 1013 watts. Em comparação, a potência média que atinge a Terra via luz solar é mais de 10.000 vezes maior.

A tremenda quantidade de energia irradiada pelo sol pode ser atribuída à sua grande massa e alta temperatura.

A luz solar é medida de diferentes maneiras. Um instrumento que mede a luz solar a partir de um campo de visão de 180 graus é chamado de piranômetro.

Um pireliômetro é um dispositivo apontado diretamente para o sol para medições de radiação. A radiação solar é medida em uma quantidade chamada irradiância, que possui unidades padrão de watts por metro quadrado.

A irradiância solar média à distância da Terra do sol é de cerca de 1.366 watts por metro quadrado.

As medições da radiação solar tendem a flutuar um pouco ao longo do tempo.

Parte do motivo dessa flutuação é que a órbita da Terra não é perfeitamente circular e os observadores da Terra estão constantemente mudando sua distância do sol.

As variações reais da radiação solar também causam flutuações nas medições, mas essas quantidades geralmente são pequenas. Observou-se que algumas dessas variações seguem um ciclo de 11 anos. Flutuações periódicas como essas foram medidas para afetar os níveis de irradiância solar em 0,1%

Radiação solar – Sol

O sol é essencial para a vida na terra.

Muitos processos vitais na superfície da Terra, como o clima e a própria vida, são alimentados pela energia da radiação do sol.

Aproximadamente 99,98% da energia total responsável pelo clima global se origina do sol.

A radiação eletromagnética emitida pelo sol varia de radiação gama com comprimento de onda inferior a 0,1 nanômetro (nm) a longas ondas de rádio. Seu máximo está em um comprimento de onda de 500 nanômetros, ou seja, na faixa verde-amarela da luz visível.

O sol é uma fonte natural de radiação óptica que faz parte do espectro eletromagnético.

Radiação solar é toda a luz emitida pelo sol

Radiação solar

Fonte: www.energy.gov/www.bfs.de/www.kippzonen.com/www.dictionary.com/www.wisegeek.org/ecgllp.com/www.britannica.com/www.ambientweather.com/eesc.columbia.edu/shriq.hiof.no

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Constante Dielétrica

PUBLICIDADE Definição Constante dielétrica é definida como a razão entre a permeabilidade elétrica do material e …

Radiação Ionizante

PUBLICIDADE A radiação ionizante é o processo no qual um elétron recebe energia suficiente para se separar …

Órbita Circular

PUBLICIDADE Definição Órbitas circulares são os tipos mais simples de órbita na mecânica celeste, onde um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *