Breaking News
Home / Física / Efeito Peltier

Efeito Peltier

PUBLICIDADE

Efeito Peltier – Física

Efeito Peltier, o arrefecimento de uma junção e o aquecimento do outro quando a corrente elétrica é mantida em um circuito de material consistindo em dois condutores diferentes; o efeito é ainda mais forte em circuitos que contenham semicondutores diferentes.

Em um circuito composto por uma bateria unida por dois pedaços de fio de cobre a um comprimento de fio de bismuto, surge um aumento de temperatura na junção onde a corrente passa de cobre para bismuto e ocorre uma queda de temperatura na junção de onde a corrente passa bismuto ao cobre. Este efeito foi descoberto em 1834 pelo físico francês Jean-Charles-Athanase Peltier.

Efeito Peltier
Animação – Efeito Peltier

Definição

Efeito Peltier é a mudança de temperatura de ambas as junções de um termopar quando uma corrente é mantida no termopar e após a tolerância é feita para uma mudança de temperatura devido à resistência.

Efeito Peltier é a produção ou absorção de calor na junção de dois metais na passagem de uma corrente.

O que é o Efeito Peltier?

efeito de Peltier foi uma descoberta inadvertida que Jean Charles Athanase Peltier fez quando investigava eletricidade. Em um experimento que ele lembraria o resto de sua vida, Peltier juntou fio de cobre e fio de bismuto juntos e os conectou um ao outro, depois a uma bateria. Quando ele ligou a bateria, uma das junções dos dois fios ficou quente, enquanto a outra junção ficou com frio. Se a junção fria fosse colocada dentro de uma caixa isolada, tornou-se um refrigerador de baixa eficiência.

Peltier provavelmente não sabia que ele seria um dos primeiros inventores da geladeira. Os alunos modernos são freqüentemente apresentados a Peltier como físicos, mas podem se surpreender ao descobrir que ele não estudou física até sua aposentadoria do negócio de relojoaria aos 30 anos. Independentemente de sua experiência no campo, no entanto, as contribuições que ele fez na física foram imensos.

O efeito Peltier às vezes é acoplado ao inverso, chamado efeito Seebeck, e os dois efeitos podem estar relacionados a um terceiro, o efeito Thomson. Juntos, os efeitos de Peltier, Seebeck e Thomson são componentes diferentes do mesmo princípio científico. Essencialmente, eles mostram que a eletricidade pode causar uma diferença de calor na junção de dois metais diferentes conectados entre si.

Este efeito foi substituído por outros métodos de aquecimento ou refrigeração pelo mesmo motivo que se tornou popular para começar: embora o processo e a utilização do efeito sejam simples, também é ineficiente. O efeito Peltier dissipa um pouco de calor; portanto, usá-lo de forma prática envolve encontrar uma maneira de lidar com esse excesso. Colocar um ventilador no refrigerador para transportar o calor para longe é um meio popular para torná-lo mais prático, mas isso também pode ser um reparo caro.

Um elemento Peltier tem uma série de desvantagens além da ineficiência. Ele usa muita eletricidade e cria muito mais calor do que transporta, o que pode facilmente levar ao super aquecimento se o calor extra não for compensado. A condensação é outro potencial problema perigoso, ocorrendo se os componentes forem resfriados demais. Isso pode levar a um curto-circuito entre elementos, o que nunca é bom quando se trata de eletrônicos.

Todos os aspectos negativos, o efeito Peltier tem um grande potencial tecnológico. É muito confiável e, como não tem partes móveis, raramente precisa de manutenção. Ao contrário de outros tipos de sistemas de refrigeração, o método Peltier é facilmente transportable e acessível. Claro, Jean Peltier não conhecia o verdadeiro futuro da física por trás de sua descoberta, e provavelmente não pensou nisso como ele fez seus outros interesses. O resto de sua vida, ele estudou outros fenômenos físicos, incluindo o ponto de ebulição de alta altitude e a eletricidade atmosférica.

Qual é o efeito Peltier?

efeito Peltier é uma diferença de temperatura criada pela aplicação de uma tensão entre dois eletrodos conectados a uma amostra de material semicondutor.

Este fenômeno pode ser útil quando é necessário transferir calor de um meio para outro em pequena escala.

efeito Peltier é um dos três tipos de efeito termoelétrico; Os outros dois são o efeito Seebeck e o efeito Thomson.

Fonte: www.britannica.com/www.dictionary.co/www.wisegeek.org/searchnetworking.techtarget.com/www.merriam-webster.com

Veja também

Hidrodinâmica

Hidrodinâmica

PUBLICIDADE Definição A hidrodinâmica é um ramo da física que lida com o movimento de …

Magnetron

PUBLICIDADE Definição de Magnetron Um Magnetron é um tubo de vácuo de dois elementos no …

Força de Lorentz

Força de Lorentz

PUBLICIDADE Definição A Força de Lorentz é a força em uma partícula carregada movendo-se através de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.