Breaking News
Home / Física / Ondas transversais

Ondas transversais

PUBLICIDADE

Definição

Onda transversal são oscilações em que as partículas são deslocadas perpendicularmente à à direção da propagação, como uma onda superficial da água.

Ondas longitudinais são oscilações em que as partículas são deslocadas paralelamente à direção da onda.

Em uma onda transversal, o deslocamento das partículas é perpendicular à direção de propagação da onda.

As partículas não se movem junto com a onda; eles simplesmente oscilam para cima e para baixo sobre suas posições individuais de equilíbrio à medida que a onda passa.

Em síntese, uma onda transversal é uma onda na qual as partículas do meio vibram em ângulos retos, ou perpendiculares, na direção em que a onda viaja.

O que é uma onda transversal?

Uma onda transversal é uma onda cujas oscilações ocorrem em uma direção perpendicular à direção da viagem.

As ondas longitudinais, por outro lado, oscilam na mesma direção que a propagação da onda.

As oscilações de uma onda transversal podem ser compostas de matéria ou energia. A onda produzida pelo movimento de uma corda usa matéria para se propagar. Uma onda eletromagnética (EM) é uma onda transversal que pode usar o espaço vazio como um meio.

Essas ondas podem ser contrastadas com ondas longitudinais, que oscilam na direção do movimento das ondas.

Um bom exemplo de onda longitudinal é a onda produzida em um Slinky® quando alguém empurra uma extremidade em direção à outra extremidade. Quando isso acontece, o momento de uma parte do Slinky® é transferido ao longo do Slinky® através de colisões. Embora seja mais difícil imaginar, as ondas sonoras também funcionam de maneira semelhante. Como no Slinky®, eles dependem da transferência longitudinal de momento através de colisões de matéria.

De fato, apenas ondas longitudinais podem se propagar através de um meio gasoso. Partículas nos gases colidem umas com as outras da mesma maneira que objetos sólidos maiores.

Quando isso acontece com muitas partículas simultaneamente, uma onda de pressão é criada. Ondas de pressão são ondas longitudinais que se movem rapidamente para fora através de um meio em todas as direções.

No nível molecular, no entanto, eles consistem em nada mais do que partículas em colisão.

Uma onda transversal também pode ser feita com a matéria. Quando o final de uma corda é movido de um lado para o outro, esse movimento é realizado em direção à outra extremidade da corda.

Isso ocorre porque cada segmento da cadeia está conectado firmemente ao próximo segmento. Em essência, a onda é propagada porque pedaços da corda são puxados para o lado pelas peças vizinhas.

O mesmo efeito pode ser criado em um corpo de água, como um lago. Quando uma gota de água cai na superfície da lagoa, ela empurra um pouco para baixo.

Esse movimento descendente influencia os volumes adjacentes de água devido à tensão de cisalhamento.

A tensão de cisalhamento ocorre quando um líquido está se movendo em diferentes velocidades em diferentes locais.

Uma onda também é uma onda transversal.

As ondas têm um componente elétrico e um magnético que são perpendiculares à direção da propagação das ondas. Ao contrário de muitos outros tipos de ondas, as ondas requerem que não haja presença para propagação. As ondas movem-se à velocidade da luz e transportam uma quantidade de energia proporcional à sua frequência.

A frequência de uma onda refere-se ao número de oscilações que ela completa a cada segundo.

Tipos de Ondas

Ondas transversais são o tipo de onda em que você costuma pensar quando imagina uma onda.

O movimento do material que constitui a onda é para cima e para baixo, de modo que, à medida que a onda avança, o material se move perpendicularmente (ou transversalmente) à direção em que a onda se move.

Exemplos de ondas transversais incluem ondas em uma corda e ondas eletromagnéticas.

As ondas de água podem ser aproximadamente transversais em alguns casos.

Ondas transversais – Natureza

As ondas transversais podem ser de natureza mecânica ou eletromagnética. Uma onda mecânica é uma perturbação que viaja através de um meio, como uma corda vibratória.

Por outro lado, uma onda eletromagnética, como ondas de luz ou rádio, não precisa de um meio e pode viajar pelo espaço vazio.

Embora todas as ondas eletromagnéticas sejam transversais, as ondas mecânicas podem ser transversais ou longitudinais, o que nos leva ao próximo tipo de onda.

Onda transversal – Física

Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda.

Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.

Uma onda transversal simples pode ser representada por uma curva senoidal ou cosseno, assim chamada porque a amplitude de qualquer ponto da curva – ou seja, sua distância do eixo – é proporcional ao seno (ou cosseno) de um ângulo.

Essas curvas representam como uma onda transversal estacionária pode parecer em intervalos consecutivos (1, 2, 3, 4 e 5) de tempo.

O tempo necessário para que um ponto da onda faça uma oscilação completa através do eixo é chamado de período do movimento da onda, e o número de oscilações executadas por segundo é chamado de frequência.

O comprimento de onda é considerado a distância entre os pontos correspondentes da onda – ou seja, a distância entre dois picos ou vales adjacentes da onda.

As ondas transversais também podem ser complexas, nas quais as curvas que as representam são compostas por duas ou mais curvas seno ou cosseno.

Exemplos de ondas transversais incluem:

Ondulações na superfície da água
Vibrações em uma corda de violão
Uma onda mexicana em um estádio de esportes
Ondas eletromagnéticas – por exemplo, ondas de luz, microondas, ondas de rádio
Ondas S sísmicas

Ondas transversais
As ondas podem ser descritas por várias variáveis, incluindo: amplitude, comprimento de onda, período e frequência

Ondas transversais
Uma onda transversal se move verticalmente para cima e para baixo enquanto a perturbação da onda viaja horizontalmente

Fonte: Encyclopaedia Britannica/www.bbc.co.uk/www.acs.psu.edu/www.khanacademy.org/wp.physics.wisc.edu/www.wisegeek.org/www.khanacademy.org/www.merriam-webster.com/www.ck12.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Circuito equivalente

PUBLICIDADE Definição Um circuito equivalente é um tipo de circuito elétrico que é uma representação simplificada de um circuito …

Valores caloríficos

Valores caloríficos

PUBLICIDADE Definição O valor calorífico é basicamente uma medida de energia ou calor liberado (kJ ou kcal) …

Sensor de efeito Hall

Sensor de efeito Hall

PUBLICIDADE Definição Sensores de efeito Hall são os transdutores lineares usados para medir a magnitude do …