Breaking News
Home / Física / Anemômetro

Anemômetro

PUBLICIDADE

Definição

Um anemômetro é um instrumento de monitorização meteorológica usado para medir a velocidade do vento. Os primeiros anemômetros em bruto foram usados para medir aproximadamente a velocidade do vento há centenas de anos, mas hoje os anemômetros são monitores de velocidade do vento altamente precisos que podem fornecer dados de diversas maneiras.

O que é um Anemômetro?

Um anemômetro é um dispositivo meteorológico que é usado para medir a velocidade do vento.

Os anemômetros vêm em uma variedade de formas, mas o tipo mais simples é o anemômetro de copo. O anemômetro de copo consiste em um pólo vertical com quatro braços horizontais ligados ao topo. Os copos estão presos às extremidades dos quatro braços e o vento faz com que os copos rodam os braços ao redor do pólo central. O anemômetro de copp é propenso ao atrito, o que o torna menos preciso do que as versões mais avançadas.

Os anemômetros de copo, no entanto, são suficientes para uso pessoal. Uma pessoa usando uma pode calcular a velocidade do vento multiplicando as revoluções dos copos por minuto pela circunferência do círculo que os copos criam. O produto será uma estimativa aproximada da velocidade do vento por minuto.

O anemômetro do moinho de vento é semelhante ao seu homônimo, o moinho de vento, na medida em que deve ser paralelo à direção do vento para funcionar corretamente. Uma ventoinha, unida à cauda do anemômetro, é empurrada até que a hélice esteja virada para o vento. O vento gira a hélice, que gira um mecanismo que calcula a velocidade do vento.

Um anemômetro termoelétrico usa um fio muito fino que é aquecido a uma temperatura que é maior do que a temperatura do ar circundante. O vento arrefece o fio e a eletrônica dentro do corpo do instrumento calcula a velocidade do vento com base na resistência elétrica do fio. Anemômetros deste tipo são instrumentos bastante delicados, mas também são bastante precisos na determinação da velocidade do vento.

Doppler laser e anemômetros ultra-sônicos são de alta tecnologia e muito precisos. Os anemômetros Doppler Laser medem a velocidade do vento ao detectar a quantidade de luz do raio laser refletida nas partículas de ar em movimento.

Os anemômetros ultra-sônicos determinam a velocidade do vento ao enviar ondas de som entre um par de transdutores e determinar como sua velocidade é afetada. Como os anemômetros ultra-sônicos são capazes de medir a velocidade do vento e a direção do vento, eles são populares para uso em navios, aviões, estações meteorológicas dos meteorologistas e turbinas eólicas científicas.

Anemômetro
Anemômetro

Usos de anemômetros

 Anemômetro

Anemômetro

Os anemômetros são usados em quase todas as estações meteorológicas, desde o ártico gelado até as regiões equatoriais quentes. A velocidade do vento ajuda a indicar uma mudança nos padrões climáticos, como uma tempestade que se aproxima, o que é importante para pilotos, engenheiros e climatologistas.

Engenheiros e físicos aeroespaciais freqüentemente usam anemômetros a laser. Este tipo de anemômetro é usado em experimentos de velocidade. A velocidade é a medida da taxa e direção da mudança na posição de um objeto. Os anemômetros a laser calculam a velocidade do vento em torno de carros, aviões e espaçonaves, por exemplo. Os anemômetros ajudam os engenheiros a tornar estes veículos mais aerodinâmicos.

O que é um Anemômetro de copo?

Um anemômetro de copo é um instrumento científico usado para medir a velocidade do vento. Este dispositivo é nomeado para os copos usados para capturar e medir o vento. Eles são capazes de medir a velocidade do vento com bastante precisão, mas a maioria das versões não pode medir a direção do vento. São características padrão nas estações meteorológicas mais modernas e versões simples podem ser facilmente construídas ou compradas para serem usadas em estações meteorológicas domésticas.

O cientista irlandês, John Thomas Romney Robinson, inventou o anemômetro do copo no século XIX. Os britânicos estavam muito interessados em pesquisas meteorológicas, já que essa informação era usada pela Royal Navy além da comunidade científica. A Grã-Bretanha mudou-se rapidamente para estabelecer uma rede regular de estações meteorológicas e incluiu anemômetros de copo para medir a velocidade do vento.

Este instrumento científico mudou pouco desde os primeiros dias.

A construção de um anemômetro de copo é simples. Três ou quatro copos, tipicamente feitos de metal ou plástico robusto, estão espaçados simetricamente nas extremidades dos braços, que estão afixados em um ponto de pivô central. Cada copo está posicionado de modo que seu interior oco seja paralelo ao comprimento do braço de suporte. Tal configuração garante que os copos peguem vento de qualquer direção.

O vento gira os copos em um anemômetro, e os ventos mais fortes rodam o instrumento mais rapidamente. A relação específica entre a velocidade do vento e a velocidade da rotação do copo varia de acordo com as especificações específicas de um determinado instrumento. Um anemômetro de copo padrão é incapaz de determinar a direção do vento, e geralmente é emparelhado com um segundo instrumento, que pode ser tão simples como uma veloz, para tomar essa medida.

As versões mais recentes do anemômetro de copo empregam copos com formas diferentes e podem usar o arrasto diferente em copos diferentes para determinar qual direção o vento sopra, mas a maioria ainda usa o design mais antigo.

Um anemômetro de copo rotativo pode medir com precisão ventos até aproximadamente 100 quilômetros por hora. Ventos mais rápidos, no entanto reduzem a precisão das leituras de velocidade do vento em uma extensão modesta. Ventos extremamente poderosos podem danificar um anemômetro de copo, mas modelos modernos podem sobreviver até a maioria das condições de furacão e ainda produzem dados úteis.

Anemômetros residenciais estão amplamente disponíveis para compra, mas os meteorologistas aspirantes empreendedores também podem construir esses instrumentos. Um anemômetro improvisado pode ser feito de copos de papel. Uma pequena roda montada pode servir como base para um anemômetro de copo de papel. Os copos de papel podem então ser montados na roda com cavilhas ou quaisquer outros materiais leves que sejam úteis. Tal instrumento é surpreendentemente preciso na medição da velocidade do vento, mas é melhor manter fora dos ventos de força de furacão.

Fonte: windandweathertools.com/www.wisegeek.com/www.nationalgeographic.org/pixfeeds.com/argentdata.com

Veja também

Hidrodinâmica

Hidrodinâmica

PUBLICIDADE Definição A hidrodinâmica é um ramo da física que lida com o movimento de …

Magnetron

PUBLICIDADE Definição de Magnetron Um Magnetron é um tubo de vácuo de dois elementos no …

Força de Lorentz

Força de Lorentz

PUBLICIDADE Definição A Força de Lorentz é a força em uma partícula carregada movendo-se através de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.