Breaking News
Home / Física / Bússola

Bússola

PUBLICIDADE

O que é uma Bússola?

Por bússola conhecemos um objeto arredondado, seja de plástico ou metal, onde existe uma agulha que indica os pontos cardeais da Terra (Norte, Sul, Leste e Oeste). Os pontos cardeais são fixos na bússola, assim como na Terra, e o que varia conforme o movimento é a agulha existente. Tal agulha se orienta através do campo magnético terrestre, e nos indica a direção.

Em meados de 1492, Cristóvão Colombo utilizou uma bússola improvisada – hoje chamamos de improvisada, mas na época era algo excelente e funcional – para orientar a sua navegação marítima, conhecida também como Grandes Navegações, e isso ajudou a encontrar as terras da América.

É importante dizer que, mil anos antes, os chineses já usavam bússolas. Antigamente, ao invés da agulha, era utilizada uma pedra chamada magnetita, pois possuía propriedades magnéticas, assim como a agulha utilizada hoje em dia.

Bússola

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO

A bússola é um instrumento destinado a medir ângulos horizontais (azimutes) necessários à orientação no terreno e na carta (mapa). Suas medidas são determinadas por uma agulha magnetizada que indica, por princípios físicos, uma direção chamada Norte Magnético.

A bússola é um equipamento necessário para quem pratica trekking e conhecer seu uso é condição básica para obter perfeita navegação. Apesar de haver vários tipos de bússola, não há diferenças marcantes entre elas, já que todas seguem o mesmo princípio.

Para fins didáticos usaremos como exemplo a Bússola SILVA, uma das mais famosas, que tem seu limbo graduado em graus (0 a 360).

Quando trabalhamos com a bússola temos normalmente duas questões básicas:

Bússola
A bússola é um equipamento fundamental para os trekkers

Onde se está? (na carta)

Quando não há certeza sobre o ponto exato em que se está na carta, a bússola pode ajudar a determiná-lo. Para isso deve-se escolher dois pontos de referência bem característicos do terreno e que sejam identificáveis na carta (morros altos, antenas, etc.).

A seguir, determina-se o azimute entre esses dois pontos e o local onde se está.Ao se transportar para a carta esses azimutes, sua interseção será o ponto onde o navegador se encontra.

Procedimento para determinar um azimute no terreno:

a) Coloca-se a seta de navegação apontada na direção do ponto de referência escolhido no terreno.
b)
Gira-se o limbo móvel até que a seta de orientação coincida com a agulha que aponta sempre para o Norte.
c)
Quando isso acontecer faça a leitura em graus no limbo móvel no ponto da seta de navegação. O valor encontrado é o ângulo do azimute.

Que direção seguir

Para seguir no terreno uma direção (navegar) é necessário obter, na carta, o azimute dessa direção.

a) Coloca-se a bússola sobre a carta, sobre um local plano, de modo que seu lado maior fique ao longo da direção que se deseja seguir, apontando a seta de navegação para o ponto desejado.
b)
Gira-se o limbo móvel até que as linhas meridionais fiquem paralelas aos meridianos da carta fazendo com que a seta de orientação aponte para o Norte.
c)
Retira-se então a bússola da carta colocando-a horizontalmente à frente do corpo.
d)
Nesta posição gira-se o corpo juntamente com a bússola, até que a agulha coincida com a seta de orientação.
e)
A direção a seguir estará determinada nesse momento pela seta de navegação.

Observação: Na maioria das cartas é necessário introduzir a correção referente à declinação magnética, normalmente indicada na legenda da carta. (Ângulo QM).

Cuidados no emprego da bússola

Evite aproximar-se de campos elétricos ou objetos com massa de ferro pois podem afetar o funcionamento da bússola.

As distâncias mínimas de segurança são:

Alta tensão: 60 metros
Veículos: 20 metros
Linhas telegráficas: 20 metros
Arame farpado: 10 metros
Transformadores: 60 metros

Fonte: www.escolavesper.com.br

Bússola

O que é?

Uma bússola é um objeto com uma agulha magnética que é atraída para o pólo magnético terrestre.

Aparência

Bússola
Bússola Magnétic
a simples

Em sua maioria, as bússolas são feitas para serem vistas de cima.

Algumas tem até o fundo transparente, para serem colocadas sobre mapas, como a imagem inferior à esquerda.

Como toda regra tem excessão, a bússola mostrada à direita dela foi fabricada para ser vista DE LADO.

A marca branca funciona como uma mira, para alinhar a antena, vista por trás dela.

Pólos Magnéticos

Qual é o fenômeno que faz a agulha da bússola apontar consistentemente na direção Norte-Sul?

A resposta está na poderosa mas invisível força chamada Magnetismo. A Terra é um imã gigante. Apesar de o magnetismo ter sido descoberto à muito tempo, a sua utilização como auxiliar de orientação é bastante recente.

Descobriu-se que o minério de ferro magnetizado, quando colocado num pedaço de madeira a flutuar num recipiente com água, girava e adquiria sempre uma posição fixa.

A bússola tinha sido inventada!

Breve História da Bússola

Não se sabe ao certo quem teve primeiro a idéia de deixar uma pedra de minério de ferro ionizado indicar o Norte. Estudiosos acreditam que os Chineses foram os primeiros a explorar o fenômeno. “Si Nan” é considerada como a primeira bússola. “Si Nan” significa “O Governador do Sul” e é simbolizada por uma concha cuja pega aponta para Sul.

Como a concha era bastante imprecisa, os Chineses começaram a magnetizar agulhas de modo a ganhar mais precisão e estabilidade. De acordo com alguns escritos Chineses, as primeiras bússolas foram utilizadas no mar por volta do ano 850. A invenção foi então espalhada pelo mundo por astrônomos e cartógrafos para ocidente até aos Indianos, Muçulmanos e Europeus.

A bússola foi desenvolvida através dos séculos, e um avanço considerável foi conseguido quando se descobriu que uma fina peça de metal podia ser magnetizada, esfregando-a com minério de ferro.

O passo seguinte foi conseguir envolver e encerrar a agulha num invólucro cheio de ar e transparente, o chamado invólucro da bússola. E desta forma a agulha estava protegida.

Inicialmente, as agulhas das bússolas “dançavam” bastante e demoravam muito tempo a estabilizar. As bússolas modernas são instrumentos de precisão, e a sua agulha, geralmente encerrada num invólucro cheio de líquido, rapidamente se posiciona na direção norte-sul.

Declinação Magnética

O norte magnético, para onde a agulha aponta, não se situa exatamente no Pólo Norte definido pelos meridianos. A maioria dos mapas contem meridianos, que são linhas norte-sul. Estas passam pelo Pólo Norte geográfico. Os meridianos são representados por linhas finas geralmente em preto.

A declinação existe porque o pólo norte e o pólo magnético não coincidem. Esta declinação varia consoante o local do mundo. Em certas zonas do Canadá ultrapassa os 40 graus, mas, por exemplo, na Escandinávia ela é desprezível. Os mapas modernos utilizados para fins lúdicos e para a orientação, são impressos com os meridianos corrigidos para a declinação, e para o norte magnético.

Desvio

A agulha da bússola pode ser influenciada por depósitos de minério de ferro, linhas de alta-tensão, vedações e outros objetos de ferro. Todos eles provocam uma leitura errada, a menos que o campo magnético externo esteja exatamente em linha com o eixo de orientação (norte-sul) da bússola e de polaridade oposta, mas as possibilidades de isso acontecer são remotas.

PONTOS CARDEAIS
N NORTE
L LESTE 90º
S SUL 180º
O OESTE 270º

Obs.: O LESTE também é encontrado como ESTE , e o OESTE como WEST

PONTOS COLATERAIS

NE Nordeste 45º
SE Sueste 135º
SO Sudoeste 225º
NO Noroeste 315º

PONTOS SUB-COLATERAIS

NNE Nor-Nordeste 22,5º
ENE Lés-Nordeste 67,5º
ESE Lés-Sueste 112,5º
SSE Su-Sueste 157,5º
SSO Su-Sudoeste 202,5º
OSO Oés-Sudoeste 247,5º
ONO Oés-Noroeste 292,5º
NNO Nor-Noroeste 337,5º

ROSA DOS VENTOS

Bússola
Rosa dos Ventos

Bússola
Rosa dos Ventos

Fonte: www.openskybrasil.com.br

Veja também

Hidrodinâmica

Hidrodinâmica

PUBLICIDADE Definição A hidrodinâmica é um ramo da física que lida com o movimento de …

Magnetron

PUBLICIDADE Definição de Magnetron Um Magnetron é um tubo de vácuo de dois elementos no …

Força de Lorentz

Força de Lorentz

PUBLICIDADE Definição A Força de Lorentz é a força em uma partícula carregada movendo-se através de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.