Breaking News

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
Home / Química / Ponto de Saturação

Ponto de Saturação

PUBLICIDADE

Definição

O ponto de saturação é usado na química para se referir ao ponto em que uma substância não pode mais receber outra substância em solução, combinação química, etc.

Quando uma substância não pode mais ser dissolvida, absorvida ou combinada com outra, qualquer quantidade adicional adicionados aparecerão como uma fase separada.

Ponto de Saturação – Química

A saturação na química tem significados diversificados, mas todos têm base para atingir a capacidade máxima.

O ponto de saturação em uma solução química em físico-química é determinado pela temperatura e pressão em que a solução está, bem como pela natureza química das substâncias individuais na solução.

Um exemplo cotidiano de um ponto de saturação observável pode ser uma esponja quando atingir a quantidade máxima que pode absorver.

O que é

O ponto de saturação é o ponto em que um objeto absorveu o máximo possível de uma substância. Todos os objetos têm esse ponto para cada tipo de substância que podem absorver potencialmente.

As substâncias absorvidas podem incluir líquidos, gases, produtos químicos e energia. Uma vez atingido o ponto de saturação, nenhuma quantidade adicional da substância saturante pode ser absorvida.

Talvez o exemplo mais comum do ponto de saturação seja uma esponja que absorveu toda a água ou outro líquido que pode absorver. Quando uma esponja absorve água, a água desloca o ar retido nos poros e câmaras da esponja. Uma vez que todo o ar foi deslocado, a esponja não pode mais absorver o fluido. Fluido adicional aplicado à esponja simplesmente vazará.

Outro exemplo comum envolve o ar.

O ar da Terra pode conter um certo número de moléculas sob qualquer condição. Quando o ar fica saturado, o ponto de orvalho é atingido.

Em química e física, o termo também pode ser aplicado à absorção de produtos químicos ou energia. Quando um objeto atingir seu ponto de saturação, energia adicional terá que ir para outro lugar.

O termo pode ser usado alternativamente para se referir à luz. Todo objeto e solução é capaz de absorver uma certa quantidade de luz, por menor que seja. Uma vez que a quantidade máxima de luz é absorvida, a luz adicional será refratada ou “ricocheteada” no objeto.

É importante observar que os itens têm diferentes pontos de saturação. Isso se aplica mesmo a itens muito semelhantes. O tamanho, é claro, desempenha um papel na determinação de quanto um objeto pode absorver.

Uma esponja maior, por exemplo, terá um ponto de saturação mais alto que uma esponja menor. A densidade também é importante – uma esponja com mais orifícios absorverá mais de uma com menos orifícios.

A temperatura é outro fator chave na determinação do ponto de saturação.

Tanto a temperatura do objeto ou solução que absorve a substância quanto a temperatura da própria substância causam variações na quantidade de substância que pode ser absorvida.

Embora o termo tenha sido originalmente cunhado como um termo científico, tornou-se comum o uso para descrever pessoas em determinadas situações.

Pode-se dizer que uma pessoa que aprendeu uma grande quantidade de novas informações em um curto período de tempo atingiu seu “ponto de saturação“.

A frase também pode ser aplicada a alguém que bebeu o máximo de álcool possível.

Um exemplo de um objeto atingindo seu ponto de saturação seria uma esponja completamente embebida em água

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Isoleucina

PUBLICIDADE A isoleucina é um aminoácido essencial encontrado nas proteínas; isomérico com leucina. Leucina, valina …

Estado Padrão

PUBLICIDADE A definição de estado padrão da IUPAC(União Internacional de Química Pura e Aplicada) é: …

Fosforilação

PUBLICIDADE Definição Fosforilação é um processo bioquímico que envolve a adição de fosfato a um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.