Breaking News
Home / Física / Paramagnetismo

Paramagnetismo

PUBLICIDADE

Definição

Paramagnetismo é um corpo ou substância que, colocada em um campo magnético, possui magnetização em proporção direta à força do campo; uma substância na qual os momentos magnéticos dos átomos não estão alinhados.

O paramagnetismo é uma forma de magnetismo em que certos materiais são atraídos por um campo magnético aplicado externamente e formam campos magnéticos internos induzidos na direção do campo magnético aplicado.

O que é o paramagnetismo?

Na física, o paramagnetismo é um tipo de magnetismo que ocorre em materiais com uma certa estrutura atômica.

Quando em um ambiente não magnético, um para-ímã não exibe propriedades magnéticas. Quando dentro de um campo magnético, ele imediatamente se torna magnético.

Isso ocorre porque os elétrons dentro dos átomos do material são capazes de se alinhar em uma determinada direção, resultando em um campo magnético.

O paramagnetismo é inversamente proporcional à temperatura, o que significa que temperaturas mais baixas causam campos magnéticos mais fortes.

O paramagnetismo foi descoberto e pesquisado originalmente pelo cientista britânico Michael Faraday. Ele percebeu que alguns materiais agiam como ímãs negativos.

Em outras palavras, os materiais se moviam na direção oposta quando colocados em campos magnéticos. Faraday também descobriu que a maioria dos elementos e alguns compostos exibem um nível de paramagnetismo.

Os compostos que contêm materiais como platina e ferro são especialmente prováveis de serem paramagnetos fortes.

A principal diferença entre paramagnetismo e ferromagnetismo é que um paramagnetico não possui um campo magnético por si só.

Um ferro-ímã cria um campo magnético, seja ele colocado próximo ao material magnético ou material não magnético. Os paramagnetos, por outro lado, só se tornam magnéticos quando colocados dentro de campos magnéticos.

Isso significa que os materiais ferromagnéticos e paramagnéticos exibem propriedades muito diferentes dentro de um campo magnético.

Todas as substâncias são feitas de grupos de átomos. Cada átomo tem prótons no centro, com uma carga positiva, e elétrons orbitando em torno do exterior em conchas específicas.

Em um para-ímã, alguns átomos dentro da substância têm invólucros internos não preenchidos. Isso faz com que cada um dos elétrons gire em seu próprio eixo, como um pião, e também circule o centro do átomo.

Quando a substância é colocada dentro de um campo magnético, o campo faz com que os elétrons se alinhem em uma determinada direção, resultando em um campo paramagnético.

Alguns materiais paramagnéticos tornam-se magnéticos em todas as condições, enquanto outros requerem uma certa temperatura para exibir propriedades magnéticas.

Sódio e platina, por exemplo, são paramagnetos fracos em todas as temperaturas. O nível de paramagnetismo é governado por uma equação conhecida como Lei de Curie, que afirma que quanto maior a temperatura, menor a magnetização.

O paramagnetismo foi provado como fato científico muitas vezes. É um fenômeno interessante que também é difícil de explicar, no entanto, muitas terapias alternativas e grupos espirituais adotam o conceito de paramagnetismo.

Reivindicações feitas sobre as propriedades curativas ou aplicações espirituais de materiais paramagnéticos, no entanto, não foram comprovadas por experimentos científicos.

Resumo

As substâncias paramagnéticas têm uma permeabilidade relativa que é ligeiramente maior que 1 e, portanto, são consideradas ‘ímãs ferrosos fracos’.

Os materiais não ferromagnéticos podem ser divididos em materiais “diamagnéticos” e “paramagnéticos”.

O paramagnetismo é uma forma de magnetismo em que certos materiais são atraídos para um campo magnético aplicado externamente.

Os materiais atraídos formam campos magnéticos gerados internamente na direção do campo magnético aplicado.

Em contraste com esse comportamento, os materiais diamagnéticos são repelidos por campos magnéticos e os campos magnéticos são induzidos na direção oposta à do campo magnético aplicado.

Os materiais paramagnéticos são: a maioria dos elementos químicos e certos compostos.

Eles têm uma permeabilidade magnética relativa maior ou igual a 1 (ou seja, uma “suscetibilidade magnética” positiva) e, portanto, são atraídos por campos magnéticos.

O momento magnético que é induzido pelo campo aplicado é linear com a força do campo e bastante fraco.

Campo magnético criado pela introdução de materiais paramagnéticos

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Turbulência

Turbulência

PUBLICIDADE Definição A definição de turbulência é uma mudança repentina e violenta no fluxo de ar. A turbulência cria …

Ondas de gravidade

PUBLICIDADE Definição Uma onda gravitacional é uma ondulação invisível (mas incrivelmente rápida) no espaço. As ondas gravitacionais viajam à …

Ferromagnetismo

PUBLICIDADE Definição Ferromagnetismo se refere ao fenômeno exibido por substâncias, como o ferro, que têm permeabilidades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.