Breaking News
Home / Física / Movimento e Repouso

Movimento e Repouso

Definição

PUBLICIDADE

Um corpo está em movimento em relação a um determinado referencial se a sua posição em esse referencial variar no passar do tempo.

Um corpo está em repouso a um determinado referencial se a sua posição a esse referencial não variar ao decorrer do tempo.

Conceitos

Referencial: é um ponto, um corpo ou sistemas de eixo em relação ao qual analisamos se um corpo está em repouso ou em movimento.

Repouso e Movimento: são conceitos relativos porque um corpo pode estar ao mesmo tempo em repouso a um determinado referencial e em movimento em relação a outro referencial.

Trajetória: é o conjunto das sucessivas posições ocupadas por um corpo no decorrer do tempo em relação a um referencial.

A Trajetória pode ser retilínea ou curvilínea (circular, elíptica, parabólica etc.)

A Trajetória é o que o corpo descreve no seu movimento no referencial selecionado.

Distância percorrida (d): é uma grandeza física escalar que mede o percurso efetuado sobre a Trajetória. É uma grandeza sempre positiva e a unidade SI é o metro (m). Pode representar-se por d ou s.

Deslocamento: é uma grandeza física vetorial que indica a variação do corpo.

É caracterizado por:

Direção: reta que passa pela posição inicial e pela posição final.
Sentido: da posição inicial para a posição final.
Intensidade ou valor: distância percorrida/distancia da posição inicial para a distancia final.
Ponto de aplicação: posição inicial.

O Deslocamento não depende da trajetória.

A unidade SI é o metro (m).

­Sentido negativo

Sentido positivo.

A distância percorrida combina com o valor do deslocamento quando o corpo descreve o movimento retilíneo sem alteração de sentido.

Rapidez Média (rm): é uma grandeza física escalar, sempre positiva que mede a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo de tempo. A unidade SI é o m/s

Velocidade: é uma grandeza física vetorial positiva ou negativa, que corresponde ao quociente entre o deslocamento de um corpo e um intervalo de tempo correspondente, a unidade SI é o m/s, mas usa-se mais o km/h.

É caracterizado por:

Direção: da trajetória, se o movimento for retilíneo da tangente á trajetória, se o movimento for curvilíneo.
Sentido: sentido de movimento v> 0; Sentido contrário v <0.
Intensidade ou valor.
Ponto de aplicação: no corpo, na posição ocupada pelo corpo em cada instante.

Fonte: www.resumos.net

Movimento e Repouso

Observe a natureza. Nela, tudo se move não só os animais, que geram seus próprios movimentos, mas também os vegetais e minerais, movidos pelo vento e águas; as folhas e os galhos das árvores; as pedras que rolam nos leitos dos rios; os grãos de areia nos desertos e praias. Uma estrela imensa como o Sol tem vários tipos de movimento.

O mesmo acontece com a Terra, a Lua e todos os planetas e estrelas. Até os rochedos mais pesados e as grandes cordilheiras se movem, pois se encontram na Terra, que está em movimento.

Também no mundo dos seres muito pequenos nada está parado. Se usarmos um microscópio, podemos ver, por exemplo, os minúsculos seres vivos movendo-se em uma gota d’água, ou os movimentos do citoplasma de nossas células. Embora não se consiga vê-los nem com a ajuda dos melhores microscópios, de tão pequenos que são, os átomos que compõem os corpos também estão em constante movimento.

Todos os gases, líquidos e sólidos são formados por átomos ou moléculas em contínuo movimento. Qualquer material, por mais duro que seja (como por exemplo o ferro) é formado por átomos que estão vibrando continuamente. Nos átomos existem partículas milhares de vezes menores que o próprio átomo, chamadas elétrons, que giram em grande velocidade ao redor de núcleos centrais.

Observe atentamente o lugar onde você se encontra agora. Que coisas estão em movimento? Esses movimentos que você está observando são rápidos ou lentos? Como você sabe se alguma coisa está em movimento? Percebemos que alguma coisa está em movimento quando ela muda de lugar.

E é comum observarmos alguma coisa mudando de lugar mais rapidamente do que outra. Se, por exemplo, um pássaro passa, voando na mesma direção em que você está se movimentam, você nota que ele é mais rápido. Para perceber isso, para chegar a essa conclusão sem pensar muito, você faz uma comparação. Se quisermos pensar sobre movimentos, do ponto de vista físico, o que devemos comparar para decidir se um movimento, é mais rápido, ou mais lento do que outro?

Fonte: www.saladefisica.com.br

Movimento e Repouso

Posição: movimento ou repouso

Na figura abaixo, onde está a roda? Podemos responder tanto “está à direita do triângulo” quanto “está em cima da flecha”. Para conhecer a posição de um objeto, precisamos de um ponto ou sistema de referência.

Movimento e Repouso

Quando a posição de um objeto varia em relação ao ponto ou sistema de referência, diz-se que esse objeto está em movimento.

Ao contrário, quando a posição não varia, diz-se que ele está em repouso. Para estudar o movimento de um corpo, teremos de fazê-lo necessariamente em relação a um sistema de referência; por isso dizemos que todo movimento é relativo.

Fonte: www.klickeducacao.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Lei Zero da Termodinâmica

PUBLICIDADE O que é a Lei Zero da Termodinâmica? Na natureza todos os corpos sofrem …

Equações de Maxwell

Equações de Maxwell

PUBLICIDADE Quais são as Equações de Maxwell? As quatro Equações de Maxwell descrevem os campos …

Corrente Contínua

Corrente Contínua

PUBLICIDADE O que é corrente contínua? A corrente contínua (CC) é unidirecional, portanto o fluxo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.