Breaking News
Home / Física / Reator Térmico

Reator Térmico

PUBLICIDADE

Um reator nuclear no qual a reação em cadeia da fissão é sustentada principalmente por nêutrons térmicos.

A maioria dos reatores são reatores térmicos.

O que é um reator térmico?

Um reator térmico é um equipamento usado para produzir energia, geralmente na forma de eletricidade, através do processo conhecido como fissão nuclear.

De fato, esse tipo de reator é frequentemente conhecido como reator nuclear térmico, porque está associado à produção de eletricidade por métodos nucleares.

Esses reatores são capazes de produzir eletricidade de maneira relativamente limpa, mas também existem algumas críticas a esse método.

Para um reator térmico funcionar, os átomos precisam ser divididos. Isso é feito quando os nêutrons entram em contato com os átomos, especialmente os grandes, como o urânio.

Embora isso possa ser feito em um ambiente natural, é muito mais provável que ocorra em um reator térmico, porque a velocidade dos nêutrons é mais lenta. Isso aumenta as chances de os nêutrons atingirem um átomo de urânio.

O processo causa uma reação em cadeia da divisão do átomo, que cria uma grande quantidade de calor.

Esse calor dentro do reator é então usado para aquecer água, ou algum outro material, que é usado para transformar turbinas e produzir eletricidade. Com efeito, o reator se torna a fonte de combustível para produzir o calor para a eletricidade.

Existem tantos átomos que isso é considerado uma fonte renovável de energia. Além disso, não há carbono sendo queimado em um reator térmico; portanto, esse tipo de geração elétrica não contribui para gases de efeito estufa ou outros efeitos nocivos ao meio ambiente.

Para produzir esse calor, os pellets (solução de geração de energia térmica, de uma forma natural e totalmente ecológica) de combustível de urânio processados contendo urânio são dispostos em feixes.

Estes são então colocados no núcleo do reator térmico, onde os nêutrons podem ter efeito sobre eles. Apenas um desses pacotes pode abastecer 100 residências médias ao longo de um ano. Eventualmente, os átomos de urânio são divididos até o ponto em que foram gastos. Nesse ponto, os pellets, também conhecidos como bastões, devem ser removidos e substituídos por novos.

Essa remoção e descarte subsequente é onde muitos têm preocupações sobre o uso de um reator térmico para produzir eletricidade. O material restante é conhecido como lixo nuclear e é altamente radioativo.

Essa radiação tem o potencial de causar contaminação e pode ser extremamente prejudicial para os seres humanos e outras formas de vida.

Para lidar com isso, existem instalações de armazenamento temporário no local das usinas nucleares, mas esses locais são considerados apenas soluções temporárias.

Uma solução a longo prazo plausível e completamente segura não foi encontrada, embora muitas estejam sendo consideradas.

Reator de nêutron térmico

Um reator térmico é um reator nuclear que usa nêutrons lentos ou térmicos.

A maioria dos reatores de usinas nucleares são reatores térmicos e usam um moderador de nêutrons para retardar os nêutrons até que se aproximem da energia cinética média das partículas circundantes, ou seja, para reduzir a velocidade dos nêutrons para nêutrons térmicos de baixa velocidade.

A seção nuclear do urânio-235 para nêutrons térmicos lentos é de cerca de 1000 celeiros, enquanto para nêutrons rápidos é da ordem de 1 celeiro.

Portanto, é mais provável que os nêutrons térmicos causem a fissão do urânio-235 do que sejam capturados pelo urânio-238.

Se pelo menos um nêutron da fissão U-235 atingir outro núcleo e causar sua fissão, a reação em cadeia continuará.

Se a reação se sustentar, é considerada crítica, e a massa de U-235 necessária para produzir a condição crítica é considerada uma massa crítica.

Os reatores térmicos consistem no seguinte: Moderador de nêutrons para desacelerar os nêutrons. Em reatores de água leve e reatores de água pesada, ele funciona como refrigerante de reator nuclear.

Reator térmico

Reatores térmicos produzem resíduos nucleares altamente radioativos

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ângulo de repouso

PUBLICIDADE Definição Em física, o ângulo de repouso é o ângulo que o plano de …

Capacidade Térmica

PUBLICIDADE Definição A capacidade térmica é a proporção entre a energia térmica absorvida por uma substância e …

Efeito Zeeman

PUBLICIDADE Definição O efeito Zeeman é a divisão de uma linha ou linhas espectrais como resultado da …