Breaking News
Home / Física / Ondas longitudinais

Ondas longitudinais

PUBLICIDADE

Definição

Ondas longitudinais são uma classe de ondas na qual as partículas do meio perturbado são deslocadas em uma direção paralela à direção de propagação da onda.

Onda longitudinal é uma onda (como uma onda sonora) na qual as partículas do meio vibram na direção da linha de avanço da onda

Onda longitudinal é uma onda na qual as partículas do meio vibram na mesma direção em que a onda viaja.

Ondas longitudinais são ondas que movem partículas na direção do movimento das ondas. São as contrapartes das ondas transversais que movem as partículas paralelas à direção do movimento das ondas.

O que é uma onda longitudinal?

Uma onda longitudinal é uma oscilação ou vibração que viaja dentro de um meio paralelamente à direção do movimento.

Quando uma partícula de vibração é perturbada, ela passa a perturbação para a próxima partícula, transportando a energia das ondas.

À medida que a energia é transportada, as partículas do meio são deslocadas por um movimento esquerdo e direito.

Por exemplo, se uma onda longitudinal estiver viajando para o leste através de um meio, a perturbação vibrará paralelamente em uma direção alternada da esquerda para a direita, em vez do movimento para cima e para baixo de uma onda transversal.

As ondas longitudinais podem ser divididas em duas categorias, que não são eletromagnéticas e eletromagnéticas.

A principal diferença entre os dois é que as ondas eletromagnéticas podem transmitir energia através do vácuo, enquanto as ondas não eletromagnéticas não.

Ondas não eletromagnéticas incluem pressão e ondas sonoras. As ondas de plasma são consideradas uma onda longitudinal eletromagnética.

Ondas longitudinais

As ondas P, ou ondas de pressão, são um tipo de onda compressional ou elástica que pode viajar através de vários meios, como gases, sólidos e líquidos. Durante um evento sísmico, as ondas de pressão são geradas como resultado da compressão e descompressão alternadas.

Por exemplo, a oscilação produzida por um terremoto causa vibrações que viajam pela terra e pela água.

De todos os tipos de ondas sísmicas, as ondas de pressão são consideradas as mais rápidas, permitindo que viajem grandes distâncias.

As ondas de pressão são registradas por um instrumento chamado sismômetro que mede os movimentos do solo.

Terremotos também podem produzir ondas sonoras. Como as ondas de pressão, as ondas sonoras são de natureza compressiva, o que significa que as ondas se expandem e comprimem a matéria enquanto se movem através dela. As ondas sonoras, assim como as ondas p, exigem um meio para transportar energia de uma área para outra.

A velocidade com que o som viaja depende do meio pelo qual passa. Geralmente as ondas sonoras viajam mais rapidamente em mídia sólida do que em mídias não sólidas, como no ar.

O uso de um diapasão é um bom exemplo de como o som é produzido e transmitido por meio de ar. Os movimentos do garfo produzem vibrações que perturbam as partículas do ar, produzindo uma série de ações de compressão e descompressão. Essas ações geram uma nota musical pura como resultado.

Ao contrário das ondas de pressão e som, as ondas de plasma não podem ser produzidas diretamente a partir de um terremoto. Em vez disso, as ondas de plasma devem ser geradas a partir de uma fonte elétrica ou magnética. Um laser é um exemplo de dispositivo que produz ondas de plasma quando interage com gases ionizantes.

Este tipo de onda longitudinal pode existir em um estado ionizado ou carregado. Uma onda eletromagnética também pode assumir a forma de uma onda transversal, enquanto uma onda de pressão sempre será uma onda longitudinal.

Física

Onda longitudinal é uma onda vibrando na direção da propagação.

Como o movimento do meio em qualquer ponto é uma pequena vibração na direção em que a onda está ocorrendo, o som é denominado onda longitudinal.

Onda longitudinal, onda que consiste em uma perturbação ou vibração periódica que ocorre na mesma direção que o avanço da onda.

Uma mola espiralada que é comprimida em uma extremidade e depois liberada experimenta uma onda de compressão que percorre seu comprimento, seguida de um alongamento; um ponto em qualquer bobina da mola se moverá com a onda e retornará pelo mesmo caminho, passando pela posição neutra e depois invertendo seu movimento.

O som que se move pelo ar também comprime e rarefaz o gás na direção da viagem da onda sonora, à medida que vibra para frente e para trás. As ondas sísmicas P (primárias) também são longitudinais.

Ondas longitudinais
As ondas sonoras são um exemplo de ondas longitudinais

Em uma onda longitudinal, cada partícula de matéria vibra sobre sua posição normal de repouso e ao longo do eixo de propagação, e todas as partículas que participam do movimento das ondas se comportam da mesma maneira, exceto que há uma mudança progressiva na fase (qv) da vibração – cada partícula completa seu ciclo de reação posteriormente.

Os movimentos combinados resultam no avanço de regiões alternadas de compressão e rarefação na direção da propagação.

Ondas longitudinais – Exemplos

Nas ondas longitudinais, as vibrações são paralelas à direção do curso das ondas.

Exemplos de ondas longitudinais incluem:

Ondas sonoras
Ondas de ultrassom
Ondas P sísmicas

Uma maneira de lembrar o movimento de partículas em ondas longitudinais é usar o som ‘P’: ondas longitudinais, como ondas P sísmicas, podem ser pensadas como pressão ou empurrar ondas à medida que as partículas se movem paralelas à onda.

As ondas P (ondas primárias) em um terremoto são exemplos de ondas longitudinais. As ondas P viajam com a velocidade mais rápida e são as primeiras a chegar.

Fonte: cfq8.wordpress.com/www.khanacademy.org/www.acs.psu.edu/scholar.harvard.edu/www.wisegeek.org/www.physicsclassroom.com/www.bbc.co.uk/www.sciencedirect.com/www.ck12.org/cnx.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Circuito equivalente

PUBLICIDADE Definição Um circuito equivalente é um tipo de circuito elétrico que é uma representação simplificada de um circuito …

Valores caloríficos

Valores caloríficos

PUBLICIDADE Definição O valor calorífico é basicamente uma medida de energia ou calor liberado (kJ ou kcal) …

Sensor de efeito Hall

Sensor de efeito Hall

PUBLICIDADE Definição Sensores de efeito Hall são os transdutores lineares usados para medir a magnitude do …