Biofótons

No uso geral, o termo “biofotônica” refere-se ao estudo, pesquisa e aplicações de fótons em suas interações dentro e sobre sistemas biológicos.

Os tópicos de pesquisa referem-se mais geralmente a questões básicas de biofísica e assuntos relacionados (por exemplo, a regulação de funções biológicas, crescimento e diferenciação celular, conexões com a chamada luminescência retardada e emissões espectrais em processos supermoleculares em tecidos vivos, etc.).

O termo biofóton é usado mais especificamente para denotar os fótons que são detectados por sondas biológicas como parte da fraca radiação eletromagnética geral das células biológicas vivas.

Outros termos usados para esse fenômeno são bioluminescência ultrafraca, luminescência escura e quimioluminescência ultrafraca.

A magnitude típica detectada de “biofótons” no espectro visível e ultravioleta varia de alguns até várias centenas de fótons por segundo por centímetro quadrado de área de superfície.

Isso é muito mais fraco do que no fenômeno abertamente visível e bem pesquisado da bioluminescência normal, mas mais forte do que na radiação térmica ou do corpo negro que os chamados corpos negros perfeitos demonstram.

A detecção desses fótons tornou-se possível (e mais fácil) pelo desenvolvimento de tubos fotomultiplicadores mais sensíveis e equipamentos eletrônicos associados.

Biofótons – Definição

Um fóton é a unidade quântica de energia luminosa ou radiação eletromagnética. É emitido quando um elétron se move de um estado de energia para outro. Quando é emitido por uma fonte biológica, é chamado de biofóton. Um exemplo disso é o fóton liberado por fluorescência. A luz que é absorvida por um organismo é liberada imediatamente.

O biofóton tem comprimento de onda maior quando reemitido do que o que foi absorvido. Ocorre quando o organismo tem uma exposição prévia à luz e eventualmente a absorve e depois a libera.

Outro exemplo de um sistema biológico que emite biofótons é a fosforescência. Na fosforescência, o organismo libera o biofóton, mas não imediatamente, ao contrário da fluorescência. Da mesma forma, porém, o organismo tem uma exposição prévia à luz, absorve-a e emite-a posteriormente. Assim, a fosforescência é diferente da fluorescência de forma que há uma emissão retardada de luz por um sistema biológico.

Os fótons liberados através da bioluminescência, porém, não são considerados biofótons. A bioluminescência é aquela em que o organismo produz luz por meios bioquímicos.

Em síntese: um biofóton é um fóton de luz emitido de alguma forma por um sistema biológico. Os biofótons e seu estudo não devem ser confundidos com a bioluminescência, já que o termo “bioluminescência” é geralmente reservado para sistemas de luciferina/luciferase de maior intensidade, enquanto “emissão de biofótons” refere-se aos fenômenos mais gerais de emissão de fótons de intensidade muito baixa de sistemas vivos. A emissão de biofótons é sinônimo de emissão de fótons ultrafracos, quimioluminescência biológica de baixo nível, bioluminescência ultrafraca e outros termos semelhantes que são mais comuns na literatura científica do que biofótons.

Biofótons – O que são

Biofótons

Os biofótons são emissões fracas de luz irradiadas das células de todos os seres vivos. Um fóton é uma única partícula de luz. Plantas, animais e humanos geram até 100 fótons por segundo, por 1 centímetro quadrado de área de superfície. A luz é muito fraca para ser vista a olho nu, mas biofótons foram detectados e verificados usando tubos fotomultiplicadores.

De acordo com um dos principais pesquisadores de biofótons, o biofísico alemão Fritz-Albert Popp, a luz é constantemente absorvida e remetida por moléculas de DNA dentro do núcleo de cada célula.

Esses biofótons criam uma teia de luz dinâmica e coerente. Um sistema que poderia ser responsável por reações químicas dentro das células, comunicação celular em todo o organismo e a regulação geral do sistema biológico, incluindo o desenvolvimento embrionário em uma forma predeterminada.

A coerência semelhante ao laser do campo de biofótons é um atributo significativo, tornando-o um candidato privilegiado para a troca de informações de maneira altamente funcional, eficiente e cooperativa, dando credibilidade à ideia de que pode ser o fator de inteligência por trás dos processos biológicos. Um aspecto ou primo da consciência, embora isso permaneça especulativo.

As emissões de biofótons variam de acordo com o estado funcional do organismo. Se uma doença como o câncer afetar certas células, elas irradiarão uma assinatura fotônica diferente das células saudáveis do mesmo tipo. Desta forma, os biofótons podem ser uma ferramenta não invasiva para avaliar o estado de saúde ou vitalidade.

As aplicações podem se estender para outras áreas, como testes de qualidade de alimentos e água, verificação de contaminação química ou eletromagnética ou testes agrícolas para produtos que melhoram a resistência das culturas a doenças.

Biofísicos em muitos países europeus e asiáticos estão atualmente envolvidos em tais pesquisas.

Os defensores da medicina alternativa veem uma possível conexão entre biofótons e técnicas de cura natural. Por exemplo, a acupuntura é baseada na manipulação ou excitação da energia “ch’i” – a força vital da vida que, de acordo com a antiga crença chinesa, regula a função do corpo e é responsável pelo bem-estar.

Sugere-se que os meridianos ou pontos de energia usados pelos acupunturistas possam tocar nas linhas dos nós dentro do campo de biofótons.

Existe ainda a hipótese de que todos os seres vivos podem estar conectados entre si por meio de campos dinâmicos de biofótons.

Biofótons
Biofótons são constantemente absorvidos e remetidos por moléculas de DNA

Um cientista russo descobriu os bipohotons em 1923, apelidando-os de raios mitogenéticos. Embora a descoberta do professor Alexander Gurvich tenha provocado uma ampla pesquisa, não foi até 1974 que Popp provou sua existência, revelou sua origem no DNA e, posteriormente, sua coerência. A teoria do biofóton de Popp fornece um caminho intrigante e promissor para mais pesquisas internacionais, o que pode levar a grandes desenvolvimentos em nossa compreensão da vida, dos mecanismos de cura e saúde e de nossa interconexão com o mundo ao nosso redor.

Embora os céticos releguem muito disso à pseudociência, a pesquisa pode eventualmente lançar luz sobre os biofótons para todos nós.

Biofótons – A luz em nossas células

Biofótons

Existem trilhões de células que compõem seu corpo. No momento, quero que você pense em apenas um. Essa célula está incrivelmente ocupada. Apenas no último segundo, ocorreram mais de 100.000 reações químicas nesta célula. Agora, dê um passo para trás e considere seu corpo como um todo. O grande volume de atividade acontecendo dentro de você a qualquer momento é quase incompreensível. Com isso tanta informação sendo processada de uma só vez, é justo perguntar como tudo isso funciona.

O consenso na comunidade científica costumava focar em uma abordagem mecanicista para explicar o funcionamento interno do seu corpo. Neste modelo, as reações moleculares foram assumidas para seguir um padrão muito fórmula linear. Essencialmente o evento A produz o evento B que produz o evento C, etc. Nesta teoria o corpo humano não é um sistema fluido e em constante mudança, mas estático, governado por um conjunto de regras rígidas, regras onde as leis de atração e repulsão de cargas moleculares comandam o show.

Na década de 1970, Fritz Popp e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Marburg começaram a fazer trabalhar com biofótons. Os biofótons são considerados emissões fotográficas ultrafracas.

O trabalho transformou nossa compreensão dos biofótons e o papel que eles desempenham. Em um ponto biofótons foram considerados subprodutos de reações químicas dentro do nosso DNA. Agora sabemos que os bifótons emitidos por nossas células são energia altamente coerente que podem ser responsáveis pelo operação de nossos sistemas biológicos.

Você pode ter ouvido falar de um conceito na natureza chamado bioluminescência, segundo o qual um animal como um água-viva ou vaga-lume emite luz.

Os biofótons se enquadram em um reino semelhante de bioluminescência. No entanto, o a luz que vem de nossos corpos é muito fraca – invisível a olho nu – e só pode ser medida com poderosos instrumentos científicos.

A pesquisa em biofótons levanta algumas possibilidades interessantes. cientista russo Sergey Mayburov observou um lote de ovos de peixes e sapos. Ele descobriu que os biofótons se comunicam em rajadas curtas, sincronizadas e quase periódicas. Experimentos anteriores mostraram que ovos de peixe armazenados em diferentes locais foram capazes de sincronizar seu desenvolvimento através do uso de biofótons.

A ideia de comunicação não local entre sistemas sugere que a luz emitida por nossas células pode conter informações que transcendem o pensamento dominante atual sobre como nosso organismo biológico funcionam os sistemas.

Mayburov compara esta forma de comunicação com a forma como o software de correção de erros envia mensagens binárias dados em um canal incoerente ruidoso.

O objetivo no exemplo de Mayburov é restaurar o sistema para ordem de trabalho coerente e isso é importante quando você considera o potencial de biofótons no corpo humano.

Como toda frequência carrega informação, faz sentido que a energia coerente dessa luz poderia organizar e influenciar a matéria para um equilíbrio mais saudável.

Lembre-se, a coerência refere-se a uma frequência altamente estruturada e organizada. Pense em um tambor círculo onde todos os jogadores estão trabalhando no mesmo ritmo e batida. Esta música é sincronizada, organizado e fácil para os ouvidos. Isso é coerência. Agora, imagine alguns desses bateristas tocando em uma velocidade diferente ou enfatizando a nota errada. Essa música é confusa e muito mais difícil de entender ou apreciar. Isso é incoerência.

Outro cientista russo chamado Peter Gariaev colocou DNA dentro de um recipiente de quartzo e atingiu-o com um laser (uma forma de luz muito coerente). O DNA absorveu a luz e a armazenou para até trinta dias dentro de uma espiral em forma de saca-rolhas em um projeto exato de luz refletindo o DNA padrão.

Ainda mais interessante é que a espiral de luz permaneceu no mesmo lugar mesmo após o recipiente de quartzo e o DNA foi removido.

O trabalho de Gariaev sugere que alguma força desconhecida está mantendo a luz no lugar. Uma possível explicação é que o DNA está respondendo a um campo de energia externo.

Este campo de energia é trocando informações com suas células na forma de luz. Em essência, nossos corpos estão funcionando como uma antena gigante que está constantemente enviando e recebendo sinais do campo.

Esta pesquisa até sugere que todos os sistemas biológicos vivos, incluindo nós, têm a exata projeto de nossos corpos físicos armazenados em um campo de luz.

Não precisamos procurar muito para encontrar exemplos semelhantes desse fenômeno em outras partes da natureza. Experimentos feitos anos antes com plantas mostraram que quando parte da folha foi cortada, um campo de luz – como o dos testes de Gariaev – ainda permaneceu em torno do perímetro da folha por um longo período de tempo.

O trabalho em biofótons desafia nossa compreensão atual dos processos celulares. No modelo newtoniano tradicional, as reações químicas em nossas células são essencialmente corredores em um revezamento corrida entregando informações em um horário e local específicos, assim como os corredores passam um bastão um para o outro. Se a pesquisa sobre biofótons estiver correta, então nossas células se comportarão muito mais como uma sinfonia.

Imagine um maestro usando as mãos e a varinha para enviar dicas sobre se deve ou não ser mais alto ou mais silenciosa, mais rápida ou mais lenta. Os músicos respondem com pequenos ajustes que mantêm a peça fluindo suavemente, o que indica o maestro, o que indica os músicos e assim por diante. Visto neste Dessa forma, nossas células têm uma relação mais simbiótica umas com as outras e com o mundo ao redor eles.

De acordo com a pesquisa de Popp, a sinfonia das células em nossos corpos envia e recebe mensagens mais rápido que a velocidade da luz, o que desafia ainda mais o antigo modelo newtoniano de como nosso corpos operam. O ritmo dessa interação significa que é um fenômeno quântico e precisa ser avaliados de forma diferente. De fato, o campo relativamente novo da biologia da informação é construído sobre a crença que as células são guiadas por algum campo externo de informação e não são reguladas exclusivamente por cargas moleculares.

Agora, se os biofótons em nossas células estão respondendo ou não a um campo de energia ou algo assim completamente ainda está sendo investigado. No entanto, parece que temos a capacidade de influenciar a luz que vem de nossos corpos.

Em um estudo recente, oito voluntários foram colocados em uma sala escura e solicitados a visualizar um luz brilhante.

Os participantes foram monitorados com detectores de luz que captaram uma aura de luz partículas vindas do lado direito de seus cérebros. Em certo sentido, eles estavam realçando a luz.

O que isto significa?

Sabemos que nossas células emitem luz e que esta luz está constantemente enviando e recebendo informações. Também sabemos que temos pelo menos alguma capacidade de afetar essa luz. Se isso é verdade, então temos acesso ao centro de controle de nossas mentes e corpos. E se tivermos acesso e influência, então temos a capacidade de mudar a nós mesmos no nível mais fundamental aumentando nossa luz.

Biofótons – História

Na década de 1920, o embriologista russo Alexander Gurwitsch relatou emissões de fótons “ultrafracas” de tecidos vivos na faixa ultravioleta do espectro. Ele os chamou de “raios mitogenéticos”, porque assumiu que eles tinham um efeito estimulante nas taxas de divisão celular do tecido próximo. No entanto, técnicas bioquímicas comuns, bem como o fato de que o crescimento celular geralmente pode ser estimulado e direcionado por radiação, embora em amplitudes muito maiores, evocaram um ceticismo geral sobre a suposição de Gurwitsch.

Consequentemente, a hipótese da radiação mitogenética foi largamente ignorada.

No entanto, após o fim da Segunda Guerra Mundial, alguns cientistas ocidentais, como Colli (Itália), Quickenden (Austrália), Inaba (Japão) voltaram ao assunto da “radiação mitogenética”, mas se referiram ao fenômeno como “luminescência escura”, ” luminescência de baixo nível”, “bioluminescência ultrafraca” ou “quimiluminescência ultrafraca”.

Sua hipótese básica comum era que o fenômeno foi induzido a partir de raros processos de oxidação e reações radicais. Embora tenham acrescentado alguma química geral à hipótese da emissão de fótons, eles não abordaram a afirmação mais misteriosa de Gurwitsch de que os próprios fótons, formando os chamados raios mitogênicos, estimulavam as respostas celulares.

Na década de 1970, o então professor assistente Fritz-Albert Popp e seu grupo de pesquisa da Universidade de Marburg (Alemanha) ofereceram uma análise um pouco mais detalhada do tema.

Eles mostraram que a distribuição espectral da emissão caiu em uma ampla gama de comprimentos de onda, de 200 a 800 nm. Popp propôs ainda a hipótese de que a radiação pode ser semiperiódica e coerente.

Essa hipótese não ganhou aceitação geral entre os cientistas que estudaram as evidências. O grupo de Popp construiu, testou, patenteou e procurou comercializar um dispositivo para medir as emissões de biofótons como meio de avaliar a maturação e o valor alimentar geral de frutas e vegetais.

Fonte: www.infobloom.com/www.biologyonline.com//www.esalq.usp.br/www.bionity.com/advancedtechnologygroup.org