Breaking News
Home / Física / Isolantes Elétricos

Isolantes Elétricos

PUBLICIDADE

Alguns materiais não permitem que a eletricidade passe através deles.

Estes materiais são conhecidos como isoladores ou isolantes elétricos.

Plástico, madeira, vidro e borracha são bons isoladores eléctricos. É por isso que eles são usados para cobrir os materiais que transportam eletricidade.

A cobertura de plástico que rodeia os fios é um isolante elétrico. Sua utilidade é evitar que o ser humano receba um choque elétrico.

Isolantes Elétricos

O que são isolantes elétricos?

Um isolador elétrico é um material que não conduz eletricidade muito bem.

Muitos plásticos e cerâmicas são bons isolantes elétricos.

Os metais são geralmente condutores. Colocando um material não condutor em torno de um caminho condutor (envolvendo um fio de cobre em plástico) acaba isolando os electrões a partir do ambiente exterior.

Então, isoladores ou isolantes são itens importantes de segurança ao lidar com eletricidade.

Isoladores são materiais não condutores que não são rapidamente partes electrões ao longo si.

Exemplos destes são: a maioria dos plásticos e materiais cerâmicos, borracha, madeira, vidro e muitos outros.

Em geral, não-metais muitos são bons isolantes. Há sempre algumas exceções (fibras de grafite), por isso é mais seguro para testar se um material é um bom isolante.

Isoladores são materiais opostos de condutores. Os átomos não são facilmente libertados e são estáveis, impedindo ou bloqueando o fluxo de eletricidade.

Alguns exemplos de isoladores são:

-Vidro;

– Porcelana;

– Plástico;

– Borracha;

Eletricidade vai ter sempre o caminho mais curto para o chão. Seu corpo é 60% de água e que faz de você um bom condutor de eletricidade.

Se uma linha de energia caiu em uma árvore e tocar a árvore que você se tornar o caminho ou o condutor ao chão e poderia ser eletrocutado.

A borracha ou de plástico sobre um cabo elétrico proporciona um isolador para os fios.

Ao cobrir os fios, a eletricidade não pode passar a borracha e é forçado a seguir o caminho no alumínio ou fios de cobre.

Isolantes Elétricos

Fonte: www.bbc.co.uk

Isolantes Elétricos

CONDUTORES E ISOLANTES

Em alguns tipos de átomos, especialmente os que compõem os metais – ferro, ouro, platina, cobre, prata e outros, a última órbita eletrônica perde um elétron com grande facilidade. Por isso seus elétrons recebem o nome de elétrons livres.

Estes elétrons livres se desgarram das últimas órbitas eletrônicas e ficam vagando de átomo para átomo, sem direção definida. Mas os átomos que perdem elétrons também os readquirem com facilidade dos átomos vizinhos, para voltar a perdê-los momentos depois. No interior dos metais os elétrons livres vagueiam por entre os átomos, em todos os sentidos.

Devido à facilidade de fornecer elétrons livres, os metais são usados para fabricar os fios de cabos e aparelhos elétricos: eles são bons condutores do fluxo de elétrons livres.


Condutor: São os meios materiais nos quais há facilidade de movimento de cargas elétricas, devido a presença de “elétrons livres”. Ex: fio de cobre, alumínio, etc.

Já outras substâncias – como o vidro, a cerâmica, o plástico ou a borracha – não permitem a passagem do fluxo de elétrons ou deixam passar apenas um pequeno número deles. Seus átomos têm grande dificuldade em ceder ou receber os elétrons livres das últimas camadas eletrônicas. São os chamados materiais isolantes, usados para recobrir os fios, cabos e aparelhos elétricos.


Isolante: São os meios materiais nos quais não há facilidade de movimento de cargas elétricas. Ex: vidro, borracha, madeira seca, etc.

Essa distinção das substâncias em condutores e isolantes se aplica não apenas aos sólidos, mas também aos líquidos e aos gases. Dentre os líquidos, por exemplo, são bons condutores as soluções de ácidos, de bases e de sais; são isolantes muitos óleos minerais. Os gases podem se comportar como isolantes ou como condutores, dependendo das condições em que se encontrem.

Isolantes Elétricos
Fio condutor

Definição de um isolante elétrico

Isolantes Elétricos

A civilização moderna flutua sobre um mar de energia elétrica, mas a energia elétrica seria inútil sem isoladores.

Correntes elétricas procuram o caminho mais fácil para um condutor ou chão.

Para nos manter seguros, e para impedir que as correntes se misturarem, a fiação é um revestimento isolante de plástico.

Materiais não-condutores formam a maioria dos aparelhos domésticos. E linhas aéreas utilizam isoladores de porcelana e plástico. Isoladores mantem a energia elétrica, uma coisa poderosa, em seu lugar.

Fonte: www.geocities.com

Veja também

Hidrodinâmica

Hidrodinâmica

PUBLICIDADE Definição A hidrodinâmica é um ramo da física que lida com o movimento de …

Magnetron

PUBLICIDADE Definição de Magnetron Um Magnetron é um tubo de vácuo de dois elementos no …

Força de Lorentz

Força de Lorentz

PUBLICIDADE Definição A Força de Lorentz é a força em uma partícula carregada movendo-se através de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.