Breaking News
Home / Física / Heliocentrismo

Heliocentrismo

PUBLICIDADE

Heliocentrismo é a teoria que substitui o Geocentrismo, que é a crença de que a Terra é o centro do universo. O modelo geocêntrico foi a teoria prevalecente na Grécia Antiga, em toda a Europa e outras partes do mundo durante séculos.

Não era até o século 16 que o modelo heliocêntrico começou a ganhar popularidade porque a tecnologia avançou o suficiente para ganhar mais evidências em seu favor. Embora o heliocentrismo não ganhou popularidade até 1500, a ideia já existia há séculos em todo o mundo.

Na verdade, Aristarco de Samos – Samos era uma ilha perto da Turquia – desenvolveu uma forma de o modelo heliocêntrico já em aproximadamente 200 a.C.

Outras civilizações antigas realizou as mesmas crenças, incluindo vários estudiosos muçulmanos no século 11 que construiu no trabalho Aristarco ‘e europeu estudiosos na Europa Medieval.

No século 16, o astrônomo Nicolau Copérnico inventou sua versão do modelo heliocêntrico. Tal como outros antes dele, Copernicus com base no trabalho Atistarchus “, mencionando o astrônomo grego em suas notas. Copérnico teoria tornou-se tão conhecido que quando a maioria das pessoas discutem a teoria heliocêntrica de hoje, eles estão se referindo a Copérnico modelo. Copérnico publicou sua teoria em seu livro Sobre as Revoluções dos Corpos Celestes.

Copérnico colocou a Terra como o terceiro planeta a partir do Sol, e em seu modelo, a Lua orbita a Terra não a Sun. Copérnico também a hipótese de que as estrelas não orbitar a Terra; a Terra gira, o que faz com que as estrelas parecem ter movido no céu. Através do uso da geometria, ele foi capaz de transformar o modelo heliocêntrico de uma hipótese filosófica a uma teoria que fez um trabalho muito bom prever o movimento dos planetas e outros corpos celestes.

Um problema de frente para o modelo heliocêntrico era que a Igreja Católica Romana, uma organização muito poderosa na época de Copérnico, considerado herético. Isso pode ter sido uma das razões por que Copérnico não publicar sua teoria até que ele estava em seu leito de morte.

Depois de Copérnico morreu, a Igreja Católica Romana trabalhou ainda mais difícil para suprimir a visão heliocêntrica. A Igreja preso Galileo para promover o modelo heliocêntrico herética e manteve-o em prisão domiciliar durante os últimos oito anos de sua vida. Na mesma época em que Galileu criou seu telescópio, o astrônomo Johannes Kepler estava refinando o modelo heliocêntrico e tentando provar isso com cálculos.

Embora seu progresso foi lento, o modelo heliocêntrico eventualmente substituiu o modelo geocêntrico. À medida que novas evidências surgiram, porém, alguns começaram a questionar se o Sol era, na verdade, o centro do universo. O Sol não é o centro geométrico das órbitas dos planetas, e o centro de gravidade do Sistema Solar não é bem no centro da Sun.

O que isto significa é que, embora as crianças são ensinadas em escolas que o heliocentrismo é o modelo correto do universo, os astrônomos usam ou visão do universo, dependendo do que eles estão estudando, e que a teoria faz seus cálculos mais fácil.

Heliocentrismo
Sistema Copernicano

Hipótese heliocêntrica

A hipótese heliocêntrica sobre o sistema solar que sustentava ser o Sol o centro do Universo, girando a Terra e os demais planetas ao seu redor, foi apresentada pela primeira vez por Aristarco de Samos (c. 310 – c. 230 a.C.).

Entretanto, sua obra foi solenemente ignorada pela posteridade romana e medieval, uma vez que aqueles pensadores considerados mais cultos – Aristóteles morrera uma década antes de Aristarco nascer e defendia o geocentrismo – aceitavam apenas a sofisticação apresentada por Ptolomeu (c. 75 – ?) em sua obra Almagest (A Maior Composição Matemática) que previa com precisão razoável a posição dos planetas visíveis a olho nu, apesar de errar ao considerar a Terra o centro do sistema solar.

Foi só com Copérnico, quatorze séculos depois, que o sistema ptolomaico ganhou um rival à altura. Contudo, o dogmatismo da igreja era tão forte que questionar a perfeição divina consistia um risco temerário.

Portal São Francisco

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Equações de Maxwell

Equações de Maxwell

PUBLICIDADE Quais são as Equações de Maxwell? As quatro Equações de Maxwell descrevem os campos …

Corrente Contínua

Corrente Contínua

PUBLICIDADE O que é corrente contínua? A corrente contínua (CC) é unidirecional, portanto o fluxo …

Espectro Eletromagnético

Espectro Eletromagnético

PUBLICIDADE Definição O espectro eletromagnético é uma faixa contínua de comprimentos de onda. Os tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.