Breaking News
Home / Física / Umidificação

Umidificação

PUBLICIDADE

Definição

Umidificação é o processo no qual a umidade ou vapor de água ou umidade é adicionado ao ar sem alterar sua temperatura, isto é chamado de processo de umidificação.

O que é umidificação?

A umidificação é a regulação artificial da umidade em ambientes domésticos, industriais e em aplicações de cuidados de saúde, como respiração artificial.

Para se sentir confortável, as pessoas precisam de uma certa quantidade de umidade ambiente no ar – nem muito alta nem muito baixa.

A umidificação adequada em um ambiente de fabricação estabiliza a umidade da madeira, papel e têxteis, evitando a deformação nas juntas de cola. Em todos os ambientes, reduz o risco de incêndio e a eletricidade estática, deixando a área confortável.

Áreas nas quais componentes delicados, como eletrônicos, são montados, exigem níveis de umidade precisamente ajustados.

A umidificação é obtida usando atomizadores líquidos que distribuem a umidade para a área, juntamente com sensores precisos que medem a umidade ambiente.

Duas quantidades são comumente usadas para medir a umidificação. A umidade absoluta é expressa em gramas de umidade por volume cúbico de ar, enquanto a umidade relativa mais comumente usada é expressa como uma razão entre a quantidade de umidade atualmente no ar e a umidade máxima que o ar poderia reter antes da condensação.

Um nível confortável típico de umidade relativa está entre 35% e 50%. Um excesso de umidade pode causar o crescimento de mofo ou fungos. Muito pouco pode causar descarga estática ou acúmulo de poeira indesejada, contribuindo para alergias.

Muitos umidificadores são baratos e requerem pouca manutenção. Em ambientes industriais, eles são frequentemente pendurados no teto entre os trabalhos em dutos.

A umidificação está intimamente ligada aos sistemas de aquecimento e refrigeração. O nível de umidade no ar também é uma função da temperatura; portanto, os sistemas de controle são frequentemente integrados aos sistemas de refrigeração.

Os sistemas de umidificação são projetados por engenheiros mecânicos e também estão ligados a sistemas de ventilação. Dada ventilação adequada do lado de fora, a umidade de um ambiente interno tenderá a atingir o equilíbrio com o exterior.

A umidificação também é usada para “relaxar” documentos antigos que ficaram enrugados com a idade.

Umidificação – Processo

Umidificação é o processo de aumentar o teor de umidade do ar.

As máquinas que executam essa função são usadas para criar condições climáticas ideais em várias aplicações industriais, desde a produção e transporte de alimentos até o armazenamento de itens perecíveis.

As avançadas máquinas umidificadoras são capazes de monitorar a umidade em um ambiente e ajustar sua produção de maneira adequada, de modo que a umidade em uma área seja mantida no mesmo nível com uma quantidade razoável de consistência.

Secura e umidade

Existem várias maneiras de usar umidificadores em casa ou no escritório.

O ar seco pode fazer com que a umidade evapore da pele e os sintomas respiratórios piorem com o tempo. Adicionar umidade ao ar com um umidificador pode neutralizar esses problemas.

Umidificadores podem ajudar pessoas que experimentam:

Pele seca
Olhos irritados
Secura na garganta ou vias aéreas
Alergias
Tosse frequente
Narizes sangrentos
Dores de cabeça do seio
Lábios rachados

Cinco usos do umidificador e seus benefícios

Algumas pessoas apresentam sintomas respiratórios nos meses de verão, quando o tempo está quente e o ar contém mais alérgenos.

Os aparelhos de ar condicionado e os ventiladores podem circular o ar seco pela sala, e removem qualquer umidade do ar.

Um umidificador pode ser benéfico durante esta temporada.

No entanto, é mais provável que as pessoas se beneficiem de um umidificador nos meses frios, quando o ar frio seca os pulmões, o nariz e os lábios.

Além disso, alguns tipos de aquecimento central podem secar o ar em ambientes fechados.

Os benefícios de um umidificador podem incluir:

1. Prevenção da gripe

Os autores de um estudo observaram que os umidificadores podem reduzir o risco de contrair a gripe. Depois de adicionar o vírus da gripe ao ar com uma tosse simulada, os pesquisadores descobriram que níveis de umidade acima de 40% desativavam rapidamente as partículas do vírus, tornando-as muito menos propensas a serem infecciosas.

2. Tornar a tosse mais produtiva

O ar seco pode causar tosse seca e improdutiva. Adicionar umidade ao ar pode obter mais umidade nas vias aéreas, o que pode tornar a tosse mais produtiva. Uma tosse produtiva libera catarro preso ou pegajoso.

3. Reduzir o ronco

Aumentar a quantidade de umidade no ar também pode reduzir o ronco. Se o ar estiver seco, é menos provável que as vias aéreas de uma pessoa sejam suficientemente lubrificadas, o que pode piorar o ronco.
Adicionar umidade ao ar executando um umidificador à noite pode ajudar a aliviar alguns sintomas.

4. Manter a pele e cabelos úmidos

Algumas pessoas percebem que sua pele, lábios e cabelos ficam secos e frágeis no inverno.
Muitos tipos de unidades de aquecimento bombeiam ar quente e seco pela casa ou escritório, o que pode deixar a pele seca, com coceira ou escamosa. O ar frio do lado de fora também pode ressecar a pele.
O uso de um umidificador para adicionar umidade ao ar interno pode ajudar a reduzir a ocorrência de pele seca e rachada.

5. Benefícios para o lar

A umidade de um umidificador pode ser útil em casa. Quaisquer plantas domésticas que gostem de umidade podem se tornar mais vibrantes e pisos ou móveis de madeira podem durar mais tempo. A umidade também pode ajudar a impedir que o papel de parede se quebre e a eletricidade estática se acumule.

O ar úmido também pode parecer mais quente que o ar seco, o que poderia ajudar uma pessoa a economizar dinheiro com contas de serviços públicos nos meses de inverno.

Tipos de umidificadores

Embora a maioria dos umidificadores tenha a mesma função básica, para adicionar umidade ao ar, muitos tipos estão disponíveis:

Vaporizadores de vapor: Eles usam eletricidade para criar vapor, que esfria antes de sair da unidade. No entanto, existe o risco de queimar a pele, e as pessoas devem evitar usar vaporizadores de vapor em torno das crianças.
Umidificadores ultrassônicos: em vez de eletricidade, essas unidades usam vibrações para vaporizar a água.
Evaporadores: Eles produzem umidade ao soprar ar após a evaporação da água.
Umidificadores de impulsor: geralmente são adequados para crianças e usam discos rotativos, em vez de calor, para vaporizar a água.
Umidificadores centrais: uma pessoa conecta uma dessas unidades ao ar condicionado central da casa ou do escritório para adicionar umidade a todo o espaço.

Os tamanhos podem variar. Os umidificadores de console são grandes o suficiente para adicionar umidade a uma casa ou escritório inteiro, enquanto os umidificadores pessoais são portáteis e fáceis de transportar.

Muitos umidificadores para uso doméstico requerem pouca manutenção

Umidificação

Fonte: www.brighthubengineering.com/www.vingmed.se/learn.allergyandair.com/www.wisegeek.org/www.medicalnewstoday.com/www.smartfog.com/www.anaesthesia.med.usyd.edu.au

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Partícula Alfa

PUBLICIDADE Definição A partícula alfa é uma partícula carregada positivamente consistindo em dois prótons e …

Órbita Elíptica

PUBLICIDADE Uma órbita elíptica é a rotação de um objeto em torno de outro em …

Força Magnética

PUBLICIDADE A força magnética é definida como a força que une os materiais. Um exemplo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *