Breaking News
Home / Física / Indicador de Vento

Indicador de Vento

PUBLICIDADE

Como os indicadores de vento ajudam na navegação?

Um indicador de vento é usado em navios e barcos para apontar a direção do vento. Os indicadores de vento utilizam a tecnologia das ventoinhas para apontar a direção correta do vento nos oceanos.

A razão mais importante pela qual os indicadores de vento são necessários nos navios é por causa da imprevisibilidade do clima na rota comercial.

O vento é muito afetado pela água e, dado que os navios não têm um curso constante sobre a água, o uso de um indicador de vento fornece aos navios o conhecimento da direção do ar que está soprando. Com a ajuda desse conhecimento, o capitão de um navio pode evitar situações de emergência como tempestades instantâneas e ventos causados por uma direção particular.

O papel e a responsabilidade de um indicador de vento são únicos. A singularidade e a confiabilidade são os fatores que tornam os indicadores de vento um dos aspectos mais necessários das viagens marítimas, mesmo que muitas tecnologias tenham se desenvolvido para ajudar os navios nos tempos atuais.

O que é um Indicador de Vento?

Um indicador de vento, também conhecido como anemômetro, é um instrumento usado para medir velocidade, direção e pressão do vento.

O primeiro medidor de vento mecânico foi criado em 1450 por Leon Battista Alberti, um artista e arquiteto italiano.

Os anemômetros modernos são mais utilizados nas estações climáticas.

Os anemômetros de copa são as ferramentas de medição de vento mais simples. Eles consistem em copos montados na extremidade dos braços horizontais que estão posicionados em ângulos iguais um do outro. As copas se transformam quando o vento flui para além delas e a velocidade de rotação é usada para determinar a velocidade do vento.

Um fio quente, ou termelétrico, indicador de vento utiliza um fio aquecido fina para medir a velocidade do vento. À medida que o vento sopra, esfria o fio e a velocidade é calculada com base na resistência do fio e na temperatura do metal. Esses anemômetros são usados para estudar fluxos de vento turbulentos por causa de sua resposta de alta freqüência.

Os anemômetros Laser Doppler usam um feixe de luz de um laser para determinar a velocidade do vento. O feixe é dividido em dois, com uma extremidade saindo do dispositivo. O material é introduzido no ar ao redor do feixe e este material reflete a luz em um detector. O detector registra então a velocidade do material, calculando assim a velocidade do vento.

Um fio quente, ou termelétrico, indicador de vento usa um fio aquecido fino para medir a velocidade do vento. À medida que o vento sopra, esfria o fio e a velocidade é calculada com base na resistência do fio e na temperatura do metal. Esses anemômetros são usados para estudar fluxos de vento turbulentos por causa de sua resposta de alta freqüência.

Os anemômetros Doppler Laser usam um feixe de luz de um laser para determinar a velocidade do vento. O feixe é dividido em dois, com uma extremidade saindo do dispositivo. O material de semente é introduzido no ar ao redor do feixe e este material reflete a luz em um detector. O detector registra então a velocidade do material de semente, calculando assim a velocidade do vento.

Indicador de Vento
Alguns indicadores de vento são muito simples, mas mostram facilmente informações necessárias sobre o vento

Indicador de Vento
Um medidor de vento mede a velocidade, a direção e a pressão do vento

Indicador de Vento
Alguns anemômetros usam copos empurrados pelo vento para medir a velocidade do vento

Há uma variedade de outras ferramentas de medição do vento utilizadas pelos meteorologistas para medir a velocidade e a pressão do vento. Os anemômetros de moinho de vento ou hélice consistem em palhetas que rodam à medida que o vento sopra. Os anemômetros de tubo usam a pressão do vento para medir a velocidade. Os anemômetros sônicos usam ondas de som ultra-sônicas para determinar a direção e a velocidade do vento.

Há também muitas ferramentas de medição de vento voltadas para a pessoa média. Máquinas eletrônicas de mão e medidores de vento estão prontamente disponíveis para compra. Esses dispositivos são fáceis de usar e exibem a velocidade do vento em vários formatos diferentes, geralmente escolhidos pelo usuário.

Caçadores e arqueiros costumam usar um anemômetro eletrônico para garantir que eles permaneçam a favor do vento. Lojas de casa e jardim e lojas especializadas oferecem medidores de vento funcionais para colocação em jardins e gramados. Eventos de atletismo, como saltos de esqui, também utilizam um anemômetro para determinar a adequação para saltos. Se houver muito vento, vai diminuir o esquiador ou possivelmente causar ferimentos.

Um indicador de vento simples para medir velocidade e direção relativa pode ser feito em casa usando papelão e corda. Embora essas versões caseiras do anemômetro não sejam tão precisas, elas são um projeto de ciência divertida e ainda podem fornecer informações precisas.

Fonte: www.marineinsight.com/www.wisegeek.org/www.ambientweather.com

Veja também

Hidrodinâmica

Hidrodinâmica

PUBLICIDADE Definição A hidrodinâmica é um ramo da física que lida com o movimento de …

Magnetron

PUBLICIDADE Definição de Magnetron Um Magnetron é um tubo de vácuo de dois elementos no …

Força de Lorentz

Força de Lorentz

PUBLICIDADE Definição A Força de Lorentz é a força em uma partícula carregada movendo-se através de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.