Breaking News
Home / Física / Descarga eletrostática

Descarga eletrostática

PUBLICIDADE

Definição

Descarga eletrostática é a transferência de carga elétrica entre dois corpos com potenciais diferentes devido ao contato direto ou a um campo elétrico induzido.

Descarga eletrostática é o repentino fluxo de eletricidade entre dois objetos causado por contato, um curto-circuito elétrico ou falha dielétrica.

A descarga eletrostática pode ser causada por um acúmulo de eletricidade estática por tribocharging ou por indução eletrostática.

O que é Descarga Eletrostática?

Uma descarga eletrostática é uma transferência de energia entre dois objetos com cargas diferentes.

A maioria das pessoas experimentou uma descarga eletrostática na forma de choque estático.

Além de surpreendente, a descarga eletrostática pode causar sérios danos aos componentes eletrônicos e, por esse motivo, muitos fabricantes instalam salvaguardas para proteção contra uma descarga eletrostática.

Existem alguns passos que os consumidores devem tomar para evitar uma descarga eletrostática, especialmente em torno de veículos a motor.

A descarga eletrostática ocorre quando dois objetos com um número diferente de elétrons, o que causa uma diferença nos potenciais de energia, se encontram. Um exemplo clássico ocorre quando alguém caminha pelo chão, pega elétrons e fica carregado e depois toca um objeto na sala, fazendo com que os elétrons extras descarreguem, resultando em choque. Quando dois objetos próximos um do outro formam um grande campo eletrostático, isso também pode resultar em uma descarga eletrostática. Mover humanos pode gerar uma carga estática surpreendentemente alta.

Por ser um fenômeno elétrico, a descarga eletrostática pode danificar os componentes elétricos.

A descarga eletrostática é acompanhada por calor intenso, embora os humanos geralmente não sintam isso. Esse calor, no entanto, pode causar danos graves a pequenos componentes elétricos quando uma descarga eletrostática é focado neles.

O pulso elétrico que forma o núcleo de uma descarga eletrostática também atua como um pico de energia em dispositivos elétricos e pode causar um curto-circuito ou danificar permanentemente o sistema.

Isso é especialmente uma preocupação na indústria de computadores, onde muitos componentes são enviados em sacolas antiestáticas para evitar danos, e os técnicos são incentivados a descarregar a eletricidade estática antes de realizar o trabalho.

Além disso, muitas fábricas usavam pisos especializados que supostamente dissipam a eletricidade estática, em vez de permitir que os trabalhadores a coletem.

A maneira mais simples de evitar uma descarga eletrostática em casa, no chão de fábrica ou em um veículo, é usar o aterramento.

Muitas empresas, por exemplo, vendem correias de aterramento para carros, o que impedirá um acúmulo estático.

Além disso, antes de abastecer um veículo, os motoristas devem sempre tocar uma parte metálica do carro longe da tampa do tanque, para garantir que qualquer carga estática acumulada nas almofadas ou no piso do banco seja dissipada antes do contato com combustíveis inflamáveis.

Um terreno universal em uma fábrica também desviará uma carga antes que ela possa acumular e causar uma descarga eletrostática.

Os trabalhadores podem usar tiras e sapatos de aterramento com capacidade de aterramento enquanto caminham em um piso aterrado e usam bancadas de trabalho aterradas.

Além disso, as fábricas devem controlar seus níveis de umidade, porque é muito mais provável que uma descarga eletrostática ocorra em áreas de baixa umidade.

O uso de um solo sólido permitirá que a energia eletrostática seja descarregada de forma inofensiva e controlada, evitando danos.

Descarga eletrostática – Eletricidade

Descarga eletrostática é a descarga repentina de eletricidade entre dois objetos.

Como os dois objetos em contato terão um número diferente de elétrons, eles irão pular do objeto com mais elétrons para o objeto com menos elétrons, a fim de equilibrar a carga entre eles.

Por causa do campo magnético criado pelo “salto” dos elétrons, pode ser catastrófico para a eletrônica digital.

Isso é causado porque objetos diferentes têm uma quantidade diferente de elétrons naturalmente presentes e os elétrons querem pular para a carga positiva para torná-los neutros.

Descarga eletrostática
Benjamin Franklin supostamente recebeu um choque da tecla carregada durante seu famoso experimento com raios

Descarga eletrostática
Descarga eletrostática

Fonte: thegtstech.com/www.ecmweb.com\/www.coreinsight.co.kr/www.dla.mil/www.vskills.in/www.wisegeek.org/www.sciencedirect.com/kb.iu.edu/www.staticsafe.co.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Velocidade Angular

PUBLICIDADE Na física, “Velocidade” é a taxa de deslocamento de um objeto no espaço, e …

Material Amorfo

PUBLICIDADE Definição Os metais amorfos são geralmente estrutural e quimicamente homogêneos, o que lhes confere propriedades isotrópicas …

Massa Crítica

PUBLICIDADE A massa crítica é a menor quantidade de matéria necessária para produzir uma reação em cadeia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.