Breaking News
Home / Física / Postulados de Einstein

Postulados de Einstein

PUBLICIDADE

Antes de mais nada, para uma melhor compreensão, vamos definir o que é Postulado:

Postulado: É uma ideia/princípio/fato no qual é adotado como verdade absoluta, porém é algo que não foi demonstrado.

Em 30 de junho 1905, Einstein formulou os dois postulados da relatividade especial:

1º – Princípio da Relatividade

“As leis da física são as mesmas em todos os referenciais inerciais de referência.”

2º – A Constância da Velocidade da Luz no Vácuo

“A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c em todos os referenciais inerciais de referência.”

A velocidade da luz no vácuo c (299792458 m/s) é tão grande que não notamos um atraso entre a transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas em circunstâncias normais.

A velocidade da luz no vácuo é realmente a única velocidade que é absoluta e as mesmas para todos os observadores como foi afirmado no segundo postulado.

Fonte: www.nobelprize.org

Postulados de Einstein

Einstein apresentou a solução desses problemas em um trabalho intitulado “Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”, publicado em 1905 numa revista científica alemã chamada Anais da Física. A argumentação de Einstein se desenvolveu a partir de dois postulados, isto é, de duas afirmações consideradas válidas sem necessidade de demonstração.

O primeiro desses postulados foi chamado por Einstein de Princípio de Relatividade:

“As leis da Física são as mesmas em todos os referenciais inerciais.”

Portanto, tanto as leis da Mecânica como as leis do Eletromagnetismo devem ter a mesma forma em qualquer referencial inercial. O segundo postulado é também chamado de Princípio da Constância da Velocidade da Luz:

“A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor C em qualquer referencial inercial, independentemente da velocidade da fonte de luz.”

O segundo postulado foi o mais difícil de ser aceito, mesmo por físicos famosos, pois contraria nossa experiência diária.Consideremos, por exemplo, uma situação já analisada por nós no estudo da Mecânica, como a representada na figura 5.

Postulados de Einstein

Nela temos um observador A, fixo em relação ao solo, e um vagão movendo-se com velocidade V em relação ao solo. Dentro do vagão há uma bola que se move com velocidade VB em relação ao vagão. Desse modo, para o indivíduo B, que está fixo em relação ao vagão, a velocidade da bola é VB. No entanto, para o indivíduo A, a velocidade da bola é: VB + V.
No caso da luz, as coisas são diferentes.

Postulados de Einstein

Na figura 6 representamos um observador A, fixo em relação ao solo, que observa um vagão cuja velocidade em relação ao solo é V. Dentro do vagão um indivíduo B acende uma lanterna de modo que, para o observador B, a velocidade da luz é C. De acordo com o segundo postulado de Einstein:

“Para o observador A, a velocidade da luz emitida pela lanterna também é C, e não C + V. Tanto para o observador A como para o observador B a velocidade da luz é C.”

De acordo com Einstein, o segundo postulado tornou desnecessária a idéia da existência de um éter luminoso. Na época, a maioria dos físicos acreditava que a luz precisava de um meio para se propagar, do mesmo modo que o som precisa do ar ou de outro meio material.

Esse meio hipotético no qual a luz se propagaria havia sido chamado de éter. Com o segundo postulado, Einstein elimina o éter da Física; segundo ele, a luz pode se propagar no espaço vazio (vácuo). Durante o século XX, vários experimentos comprovaram a validade do segundo postulado.

Baseado nos dois postulados, Einstein deduziu uma série de conseqüências e, com isso, resolveu alguns dos problemas que afligiam os físicos no fim do século XIX. As mais importantes foram em relação ao tempo, comprimento, massa, energia, matéria, radiação e aos campos elétricos e magnéticos.

Fonte: atomico.no.sapo.pt

Veja também

Hidrodinâmica

Hidrodinâmica

PUBLICIDADE Definição A hidrodinâmica é um ramo da física que lida com o movimento de …

Magnetron

PUBLICIDADE Definição de Magnetron Um Magnetron é um tubo de vácuo de dois elementos no …

Força de Lorentz

Força de Lorentz

PUBLICIDADE Definição A Força de Lorentz é a força em uma partícula carregada movendo-se através de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.